Censo das Cooperativas do Leite, 2015 – síntese dos resultados, setembro de 2017


A parceria

Nos principais países produtores de leite as cooperativas ocupam papel preponderante na organização da produção, no processamento e na comercialização do leite. No Brasil, o relacionamento do cooperativismo com a cadeia produtiva do leite também é muito forte. A história do cooperativismo está intimamente ligada à história das cooperativas de leite. Essa união ocorre pela necessidade de reunir a produção originária nas diferentes propriedades em torno de uma planta industrial, visando à aquisição de leite e a fabricação de derivados lácteos. Nesse cenário, o cooperativismo é um dos responsáveis pela interiorização dos processos industriais da cadeia de leite e derivados, com as cooperativas desempenhando papel importante na inclusão social, na geração de renda e emprego, sendo uma solução fundamental para o desenvolvimento dessa atividade.

E com o desenvolvimento ocorrido nos últimos 15 anos, a cadeia produtiva de leite e derivados se tornou um setor altamente competitivo e dinâmico, com um relevante papel no agronegócio brasileiro, tanto do ponto de vista econômico como social. Neste contexto, conhecer a dimensão do cooperativismo neste mercado é fundamental para identificar gargalos e oportunidades, afim de direcionar o planejamento de ações que fortaleçam as cooperativas.

Em 2002, a partir da demanda de conhecer a dimensão do cooperativismo na cadeia produtiva de leite e derivados, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizaram um amplo levantamento sobre as cooperativas de leite do país, o Censo do Cooperativismo de Leite. As informações levantadas permitiram a construção e implementação do Plano de Desenvolvimento Estratégico para o Cooperativismo de Leite, visando o seu reposicionamento no agronegócio do leite.

A partir da experiência obtida e pela demanda de reestruturar o planejamento estratégico para o cooperativismo de leite, em 2015, a OCB e a Embrapa retomaram a iniciativa de realizar o censo das cooperativas de leite, buscando atualizar as informações. O trabalho foi realizado também com a participação das unidades estaduais do Sistema OCB.

Donwload Apresentação

Faça aqui o download da apresentação

DOWNLOAD