Sistema OCB participa de seminário sobre Inteligência Artificial

Sistema OCB participa de seminário sobre Inteligência Artificial

O Sistema OCB foi convidado para participar do Seminário Internacional promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre O Impacto da Inteligência Artificial no Brasil, realizado nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas para analisar os desafios e oportunidades relacionados às possibilidades de uso da Inteligência Artificial com enfoque nas áreas de educação, trabalho e economia.

A abertura  foi conduzida por Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, que enfatizou a importância estratégica da discussão sobre o uso da Inteligência Artificial para o Brasil. "Estamos diante de uma nova revolução tecnológica e industrial. O Brasil tem grandes possibilidades nesse caminho, mas precisa se preparar para os desafios que andam junto com os avanços que essa revolução também oferece", afirmou.

O presidente ressaltou a visão prospectiva do Banco em relação à sua capacidade de antever as demandas futuras da economia brasileira e sugeriu que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovacão Industrial (Embrapii) criem uma linha de financiamento para alavancar negócios na área de inteligência artifical. “Vou sugerir que a gente avalie a criação de uma linha de crédito de R$ 2 bilhões”, frisou.

Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação, representou a Casa do Cooperativismo no seminário. Para ele, o evento trouxe para o centro das discussões a ruptura profunda que a IA vai promover nos negócios e na vida das pessoas nos próximos anos, sem deixar de se atentar para as oportunidades e ameaças que podem surgir do seu uso indiscriminado, como a segurança da informação, as fake news e a discriminação algoritímica. "Durante o evento, foi proposto o início de uma rede de instituições brasileiras para discutir o tema e o Sistema OCB certamente participará ativamente, levando os pleitos do movimento e compartilhando os avanços com as nossas cooperativas", disse.

Por sua vez, o gerente de Cognição e IA do Sicredi, Daniel Güths, também presente ao evento, considerou a temática relevante para colaborar com o trabalho das cooperativas de crédito na ampliação de possibilidades para seus cooperados. "O Sicredi considera o tema Inteligência Artificial e seus impactos muito importantes, sobretudo porque acredita que esta tecnologia terá papel significativo no propósito das cooperativas de crédito de continuar desenvolvendo comunidades onde atua de forma sustentável", declarou.

O evento apresentou painéis a respeito de ameaças e oportunidades da inteligência artificial, além dos impactos que poderão acontecer no emprego e na economia como consequência do seu uso no dia a dia. Autoridades como Helena Tenório, diretora do BNDES; Rafael Lucchesi, presidente do SESI; e Aroldo Cedraz, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) participaram das apresentações.

Conteúdos Relacionados