Comitiva Pré-COP 28 chega ao Pará e conhece a Coafra
O terceiro dia da imersão em cooperativismo Pré-COP 28 aconteceu no Pará. A comitiva formada por agentes do governo Federal viajou até a cidade de Castanhal para conhecer a Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra). Com pouco mais de dois anos de existência, a coop fundada em 2021 já acumula histórias relevantes em prol da preservação ambiental e sustentabilidade na produção a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos. A iniciativa aumenta a qualidade para um solo fértil e vivo, elimina o uso de adubos químicos que, no processo de produção, liberam dióxido de carbono e entrega uma produção alimentar com mais qualidade à mesa do brasileiro.
Além disso, a coop também investe em energia solar e é referência na organização de produtores para venda em processos de compras públicas. Sua produção se concentra principalmente na farinha de mandioca e seus derivados, uma tradição local. “Foi muito satisfatório apresentar nossa cooperativa e mostrar como contribuimos para o desenvolvimento da região. Como fazemos para que o nosso trabalho ajude a economia local, o desenvolvimento social da nossa comunidade e o meio ambiente", disse Joel Linhares, presidente da Coafra.
Diego Andrade, gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, que também participou da visita, explicou que o cooperativismo da região pratica o desenvolvimento da sociobioeconomia há muito tempo. Para ele, o movimento no Pará precisa mostrar cada vez mais sua força e a imersão colabora efetivamente com esse objetivo. "Mostrar o vigor da nossa produção e nossa preocupação com o desenvolvimento socioambiental é muito importante. Nosso objetivo é continuar contribuindo para um país cada vez mais sustentável”, afirmou.
Para Thiago Arcebispo, auditor fiscal federal agropecuário, do Ministério da Agricultura, o espírito do modelo de negócios cooperativista comprova que o Brasil tem um grande potencial que precisa ser levado para todo o mundo. "Chegar aqui no Pará e ver o ânimo dos cooperados para alcançar níveis cada vez mais altos é animador", declarou.
A imersão Pré-COP 28 está sendo promovida pelo Sistema OCB e tem como intuito fortalecer a representação do cooperativismo brasileiro no Espaço Brasil durante a Conferência sobre as mudanças do Clima que acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Serão mais de 80 mil participantes e 140 chefes de estado, além de representantes de organizações da sociedade civil de todo o mundo que irão debater soluções e ações no enfretamento das mudanças climáticas.
O grupo da comitiva é composto por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, do Desenvolvimento Sustentável, de Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Cooperacão (ABC). O Paraná fez parte da primeira etapa das viagens aconteceu no Paraná e agora a jornada continua no Norte do país.