Aurora é coop até no nome

Diferentemente de empresas tradicionais, o cooperativismo é um modelo de negócios capaz de suprir os desejos da Geração Z. Por isso, cada vez mais cooperativas fazem questão de comunicar que são coop

Uma das mais tradicionais cooperativas de alimentos do Brasil, a Aurora — fundada há 54 anos, em Santa Catarina — passou por uma reformulação de marca (rebranding, em inglês) em 2022. Agora, ela tem nome (Aurora) e sobrenome (Coop) — uma maneira de mostrar para milhões de clientes, no Brasil e no exterior, que eles  estão consumindo produtos de uma cooperativa, ou seja, de uma organização ética, sustentável, responsável com o meio ambiente e compromissada com o desenvolvimento da região onde atua. 

O rebranding da marca Aurora foi feito após um diagnóstico realizado por meio de pesquisas com os principais stakeholders do sistema: consumidores, clientes, fornecedores, produtores rurais e equipe interna. Esses estudos mostraram a necessidade de definir com mais clareza o papel da marca institucional (cooperativa) e da marca comercial (produtos)”, comenta Ricardo Chueiri de Souza, head de marketing da cooperativa. 

Agora, os produtos da marca Aurora estão vinculados à Aurora Coop — uma maneira de deixar claro para todos os públicos que não é uma empresa qualquer. “Queremos deixar bem claro que somos parte de um ecossistema cooperativo, formado por empresários rurais e colaboradores que se dedicam todos os dias a zelar pela qualidade, pela boa procedência,  pela produção e pelo fornecimento de nossos produtos, que chegam todos os dias à mesa de milhões de pessoas, no Brasil e no mundo”, afirma Chueiri. 

Se a mudança da marca está sendo positiva para a cooperativa? Claro! Para se ter ideia,  uma pesquisa recente mostrou que 80% dos consumidores da Aurora Coop preferem comprar produtos feitos por cooperativas, e mais de 50% aceitam pagar um pouco a mais por isso, devido à qualidade do produto e ao envolvimento dos cooperados.

“Temos tido um aumento considerável do conhecimento dos consumidores de que a marca Aurora pertence a uma cooperativa, a Aurora Coop. Também melhoramos os índices de conhecimento da marca, além de índices de compra e preferência dos consumidores em todas as regiões do Brasil”, relata Chueiri. 

O gestor também explica que um dos objetivos da Aurora Coop é expandir a marca Aurora para todo o Brasil, a partir de uma “comunicação simples e objetiva, que ressalta a importância do cooperativismo e de tudo que ele representa em termos de qualidade”. 

Vale destacar: mesmo antes do processo de rebranding, a Aurora Coop já tinha encontrado uma maneira de se declarar cooperativista, aderindo ao carimbo SomosCoop (veja quadro), que, neste caso, vem acompanhado de uma mensagem importante: "Mais de 100 mil famílias cuidando da sua". Assim, o consumidor tem a certeza de estar comprando um produto feito por pessoas que fazem tudo com amor, produzindo os alimentos que unem a sua família ao redor da mesa. 

A nova campanha publicitária da cooperativa, que faz uma adaptação de um hit dos anos 1980, também segue o direcionamento estratégico de valorizar a marca Coop. As peças continuam a destacar: tudo o que a Aurora faz passa pelas mãos de milhares de famílias de cooperados, que cuidam com carinho da qualidade de cada produto. Um jeito coop de ser (e produzir), que conquista a confiança e o respeito do consumidor. 

SERVIÇO

Confira o vídeo da nova campanha da Aurora Coop

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FICHA TÉCNICA
Aurora Coop 

Estado: Santa Catarina

Projeto de comunicação: rebranding (reformulação de marca, embalagens e campanhas) Desafio: comunicar para o público de forma clara que a Aurora é, sim, uma cooperativa

Resultado: melhora dos índices de conhecimento da marca, crescimento das vendas e aumento da preferência pelos produtos Aurora em todas as regiões do Brasil



Esta matéria foi escrita por Renato Crozzatti e está publicada na Edição 42 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


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