Sustentável desde sempre

Outra cooperativa que se dedica a mostrar a importância do cooperativismo para os clientes é a Cocamar. Com mais de 60 anos de história em Maringá, no interior do Paraná, a cooperativa atua nas cinco regiões do país, com mais de 19 mil cooperados, responsáveis pela produção de frutas para sucos, óleos, café, entre outros produtos. 

Para a Cocamar, o modelo de negócios do cooperativismo possibilita a produção e o consumo conscientes para a sociedade. “A cooperativa ouve o produtor, presta contas sobre sua operação com total transparência para os cooperados, realiza vários projetos sociais para desenvolver e beneficiar todas as comunidades onde está inserida, cuida e procura aprimorar técnicas sustentáveis, tanto em seus processos fabris como naquilo que traz de informação de manejo para os cooperados, e isso tem muito valor”, conta a gerente executiva de marketing e comunicação da Cocamar, Vânia Almeida. 

Segundo ela, as empresas tradicionais só começaram recentemente a se preocupar com os parâmetros de ESG (conjunto de boas práticas relacionadas ao desenvolvimento ambiental, social e de governança do governo e das empresas. “Mas, se você analisar, as cooperativas trabalham muitos dos pontos trazidos pelo ESG desde sempre”, diz. 

Um dos pontos do ESG trabalhados pela Cocamar com mais destaque é a responsabilidade socioambiental. A cooperativa percebeu uma nova forma de consumir produtos, principalmente durante a pandemia de Covid-19. 

No varejo, vimos muito forte o movimento do ‘compre do local, compre de empresas conscientes e amigas do meio ambiente, empresas que atuam nas comunidades’. E isso é tudo aquilo que a cooperativa representa”, afirma Vânia, que ajudou a implementar o carimbo SomosCoop nas embalagens dos produtos da Cocamar. 

“É preciso ensinar para a sociedade o quanto esse modelo traz benefícios para as comunidades. Quando se compra de uma cooperativa, você está impulsionando o agro da sua região, o varejo, a empregabilidade e as ações sociais que essas cooperativas fazem para as comunidades nas suas áreas de atuação”, conclui.

Este ano, a Cocamar também passou a investir em SEO (otimização dos resultados no Google) para alavancar suas vendas. A inclusão da loja da cooperativa no Google My Business aumentou em 27,9% os cliques do site e em 15,1% o acesso à página inicial do e-commerce

=============================================================

FICHA TÉCNICA
Cocamar

Estado: Paraná

Projeto: valorização do compromisso das cooperativas brasileiras com a sustentabilidade e com o desenvolvimento das comunidades onde atuam

Desafio: diferenciar a Cocamar da concorrência por seu DNA sustentável e pela adoção de boas práticas ESG

Resultado: aumento do reconhecimento da Cocamar como empresa cooperativa e, portanto, sustentável

================================================================


Esta matéria foi escrita por Renato Crozzatti e está publicada na Edição 42 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


Conteúdos Relacionados