Publicações representação

 

 
propostas para cidades mais cooperativas

Propostas para cidades mais cooperativas

O objetivo deste material é oferecer insumos aos candidatos às prefeituras e às Câmaras Municipais nas eleições de 2024, para a elaboração de políticas públicas que contemplem as especificidades do movimento cooperativista.

Dividida em quatro eixos temáticos, a publicação apresenta as principais contribuições das atividades desenvolvidas ou planejadas pelas cooperativas em prol do desenvolvimento local e destaca as ações, projetos e normas que necessitam da ação do governo municipal para a sua continuidade, ampliação ou implementação.

Cooperativismo e eleições 2024

Cooperativismo e eleições 2024

Em 2024, cada um de nós, eleitores, teremos o desafio de usar o nosso poder de decidir para escolher novamente quem irá assumir a gestão da prefeitura da sua cidade e os vereadores da Câmara Municipal.

Para garantir uma participação efetiva e responsável, preparamos um material especial que aborda o papel do cooperativismo nas eleições municipais.

Somos muitos, somos fortes e podemos ser protagonistas dessa transformação.

Propostas para o plano Safra 2024-25

Propostas do Sistema Cooperativista para o Plano Safra 2024-25

Conheça as Propostas Prioritárias do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 2024/25. 

Os principais tópicos abordados:

Manutenção da arquitetura do crédito rural e garantia recursos para equalização das taxas de juros.

Elevação as fontes de recursos para o crédito rural oficial.

Dotações orçamentárias das linhas de crédito, limites de contratação e taxas de juros adequadas a atividade das cooperativas agropecuárias.

Fortalecimento da capacidade de acesso da agricultura familiar inserida no cooperativismo ao Pronaf, do cooperativismo de crédito e do BNDES.

Garantia de orçamento suficiente para os mecanismos de gestão de riscos agropecuários (PSR, Proagro, PEP e PEPRO).

A atuação do cooperativismo brasileiro no Open Finance - Retrospectiva 2023

Ampliação considerável dos consentimentos, evolução na personalização da experiência dos cooperados, geração de negócios e de novos casos de uso são os destaques do ano de 2023 para as cooperativas brasileiras no Open Finance.

imagem site coop

Guia de Representantes do Sistema OCB

O Guia de Representantes do Cooperativismo é um compromisso do Sistema OCB com o movimento cooperativista, seus colaboradores, autoridades, sociedade e com demais partes interessadas. Seu objetivo principal é promover boas práticas de relacionamento entre os representantes do cooperativismo e o público interno e externo.

O objetivo é fornecer orientações, conscientização e segurança aos representantes que participam de diferentes fóruns e negociações políticas. Isso inclui atividades em conselhos consultivos, grupos de trabalho, comitês técnicos e outros fóruns.

 

imagem site coop

Portfólio de Serviços do Sistema OCB

O Sistema OCB é formado por três casas que trabalham pelo cooperativismo. Juntas, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) disponibilizam uma série de iniciativas para impulsionar a sua cooperativa e fortalecer o nosso movimento. Baixe o nosso portfólio e conheça os principais serviços que o Sistema OCB oferece.

imagem site coop

Segurança e Saúde do Trabalho no eSocial

Nesta cartilha, vamos tratar especificamente dos eventos de SST, que já estão em vigor, mas que com a necessidade de adaptação das cooperativas e empresas obrigados ao envio das informações dos eventos de SST/eSocial, as fiscalizações e eventuais autuações terão início tão somente em janeiro/2023. 

imagem site coop

Prog. Cap. em Governança: Guia para as Cooperativas Minerais

Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor o conceito de governança e perceber como formar parcerias pode ser uma estratégia muito eficaz, capaz de gerar novos negócios. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.

imagem site coop

Apoio à Intercooperação

“Apoio à Intercooperação” é um projeto piloto que materializa uma das diretrizes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa que visa impulsionar estratégias de negócios, aprimorar processos e boas práticas de gestão e governança, além de facilitar e intermediar o contato entre as cooperativas, oferecendo ferramentas para promover o intercâmbio entre elas. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados – DECAM em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA). Acesse a publicação e confira os resultados desse projeto piloto.

imagem site coop

Manual Operacional dos Títulos do Agronegócio 2022

A publicação é uma parceria entre o Sistema OCB e o Sistema Ocepar e contempla opções de crédito para o setor agrícola e dessa forma as recomendações presentes na publicação tem como objetivo auxiliar as cooperativas e cooperados na captação de novos recursos para maior prosperidade em seus negócios.

imagem site coop

Prog. Cap. em Meio Ambiente e Fechamento de Mina: Guia para as Cooperativas Minerais

Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor a importância do controle ambiental na Mineração Artesanal e em Pequena Escala. Os impactos que uma mineração pode causar na comunidade ao redor de uma mina e para a própria mina podem ser muito significativos. Daí a importância de se reconhecer o controle ambiental como um conjunto de regras para minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos decorrentes das atividades de mineração no meio ambiente. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.

imagem site coop

Prog. Cap. em Equidade de Gênero: Guia para as Cooperativas Minerais

Neste programa você vai conhecer mais sobre igualdade e equidade de gênero na pequena mineração, pilares fundamentais para qualquer desenvolvimento econômico e social que se pretenda sustentável. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.

imagem site coop

Prog. Cap. em Saúde, Segurança e Gerenciamento de Risco

Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor alguns conceitos e aprender sobre algumas ferramentas de avaliação e padrões que podem ser utilizadas na hora de elaborar um plano de saúde, segurança e gerenciamento de risco. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.

imagem site coop

Prog. Cap. em Boas Práticas de Mineração: Guia para as Cooperativas Minerais

Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor a importância de um projeto de formação que seja bem-sucedido e que possa ensinar aos mineiros a importância de produzir ouro de forma mais eficaz e, consequentemente, reduzir impactos ambientais e de saúde. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.

imagem site coop

Cartilha Reforma Trabalhista

No cooperativismo, o maior capital são as pessoas, e manter a harmonia nas relações de trabalho é parte essencial nesse processo. Esta cartilha destaca os pontos que poderão ter maior impacto nesse convívio diário.

Lei nº 13.467/2017, referente à Reforma Trabalhista, altera dispositivos da Consolidação das Legislações de Trabalho (CLT), e alguns pontos dessa nova legislação merecem atenção especial, considerando o dia a dia das cooperativas.

Vale lembrar que esta lei trata apenas das relações de trabalho, ou seja, entre cooperativas na qualidade de empregadoras, e seus empregados (CLT). Entre os cooperados há regras específicas, como as que estão previstas na Lei nº 5.764/1971.

imagem site coop

Emendas Parlamentares - Oportunidades para o coop

Esta cartilha tem o objetivo de auxiliar as cooperativas na captação de recursos federais por meio de convênios em decorrência de transferências voluntárias da União derivadas de emendas parlamentares, abordando seus conceitos básicos e atentando para os procedimentos e regras disciplinadoras para aplicação destes recursos. 

imagem site coop

Propostas para um Brasil mais Cooperativo

O objetivo da obra é oferecer insumos aos candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro de 2022, para a elaboração de políticas públicas voltadas ao movimento. Dividida em cinco eixos temáticos, a publicação apresenta as principais contribuições das atividades desenvolvidas ou planejadas pelas cooperativas em prol do desenvolvimento do país e destaca as ações, projetos e normas que necessitam da ação do governo para a sua continuidade, ampliação ou implementação.

imagem site coop

Manual de Implementação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas

Nós do Sistema OCB estamos alinhados às demandas da sociedade e adotamos a igualdade de gênero como pauta estratégica e prioritária de nossas ações. E este material dá sequência ao trabalho do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, Elas pelo Coop, propondo soluções para que a inclusão aconteça na prática. Nele, você vai encontrar o caminho para estruturar o Comitê de Mulheres de sua cooperativa, e também a inspiração para a verdadeira mudança, que só acontece quando colocamos a mão na massa.

imagem site coop

Marco Legal da Micro e Mini Geração Distribuída

A cartilha foi desenvolvida em parceria com a Confederação Alemã das Cooperativas - DGRV e sintetiza os principais pontos da Lei 14.300/2022.

O Sistema OCB acompanhou os debates e defendeu premissas que resultaram em maior segurança jurídica, melhor alocação de custos e manutenção de benefícios para o desenvolvimento da atividade.

No dispositivo foram mantidos instrumentos de incentivo ao desenvolvimento
da geração distribuída e incluídos mecanismos para que o equilíbrio na distribuição de custos aconteça de maneira justa e sustentável, ao menos em longo prazo. Quanto aos aspectos regulatórios, os dispositivos a serem implementados não irão impactar significativamente os benefícios econômicos dos consumidores que realizam a GD, inclusive cooperativas.

imagem site coop

EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA O COOPERATIVISMO BRASILEIRO

Eleições 2022

O apoio aos deputados e senadores que levantam a bandeira do cooperativismo no Congresso Nacional tem sido uma tônica não só em períodos eleitorais, mas durante todo o mandato legislativo.

ESTA É UMA VIA DE MÃO DUPLA

Enquanto a Frencoop atua junto com o Sistema OCBpara obtermos um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do cooperativismo, nós atuamos como base de apoio, de informações técnicas e com o respaldo da opinião de milhões de brasileiros.