cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo

Imagem Destaque

2024
Brasil
-
Não
Sistema Cresol
Inclusão e diversidade
ESGCOOP
Ambiental
Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.
O desenvolvimento dos cooperados sempre foi prioridade na Cresol, um sistema financeiro cooperativo que tem mais de 871 mil cooperados e conta com agências de relacionamento em 19 estados brasileiros. Fortemente ligada ao agronegócio e ao empreendedorismo, a Cresol promove uma série de iniciativas de apoio ao desenvolvimento dos cooperados, suas famílias e, também, seus empreendimentos. Dentro desse contexto, um dos temas mais importantes e desafiadores é a inclusão das novas gerações no cooperativismo e a formação de novas lideranças, assim como a sucessão familiar. Diante disso, a Cresol desenvolve “projetos e iniciativas que buscam sensibilizar e formar a juventude, despertando o protagonismo para que se sintam motivados à sucessão familiar, tendo sempre a Cresol como Instituição Financeira Cooperativa de confiança”, conta Helem Baldissera, Analista de Relacionamento da Cresol.  

Conectando gerações

Nesse cenário, a principal iniciativa se dá por meio do projeto Juventude Conectada, que já acumula quatro edições. O projeto foi idealizado como uma alternativa de engajar os jovens de à cooperativa e teve início ainda durante a pandemia de Covid-19, em 2020. O Juventude Conectada é destinado a jovens do meio urbano e rural, com idade entre 18 e 25 anos, que sejam cooperados ou filhos de cooperados ou que tenham um relacionamento próximo com a Cresol, que estejam em processo de sucessão familiar da unidade produtiva da família ou ligados a iniciativas empreendedoras. Nele, jovens de todo o Brasil que sejam cooperados ou filhos de cooperados participam de uma jornada de aprendizagem on-line durante 14 semanas. O projeto Juventude Conectada tem a finalidade de fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de três eixos:
  • Educação Cooperativista
  • Educação Financeira
  • Educação Profissional
  Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são contemplados pelo projeto por meio do ideathon, uma maratona de ideias, com base nos ODSs 3, 4 e 12 (saúde e bem-estar; educação de qualidade; e consumo e produção responsáveis, respectivamente). Na atividade, os jovens elegem um problema com a visão da realidade local; criam uma proposta para resolver o problema e apresentam uma possível solução. “Ao trazer esses temas, exploramos diversos assuntos transversais, fazendo com que o jovem reflita e insira em seu dia a dia, em seu momento de vida e desafios os ensinamentos compartilhados”, explica Helem. Até o momento, mais de 1.200 jovens de 14 estados já passaram pelo programa Juventude Conectada, dentre os quais 56% são mulheres. A cooperativa, por sua vez, avalia que o programa é um sucesso e que os resultados obtidos são extremamente satisfatórios. “Por meio do projeto, os jovens conhecem nossa atuação e a forma cooperativa de ser, que se identifica com muitos anseios de seus anseios e, assim, tornam-se novos cooperados. Isso fortalece o vínculo da família com a cooperativa”, relata Helem Baldissera. O Juventude Conectada não é o único projeto da Cresol para agregar o público jovem. A cooperativa também é responsável pela iniciativa Juventude Cooperativista, que é realizada em parceria com escolas de ensino médio (da cidade, do campo, colégios agrícolas) trabalhando com jovens em idade escolar.

Cooperativismo jovem

A cooperativa enxerga a jornada que os jovens constroem durante o Juventude Conectada como forma de fortalecer a continuidade e o futuro das cooperativas singulares do Sistema Cresol. Esse ponto de vista também leva em consideração a vivência cooperativa do jovem e seus familiares em outros projetos de desenvolvimento dos cooperados e de seus empreendimentos promovidos pela Cresol. Além disso, o envolvimento dos jovens com a cooperativa aumentou. Agora, os jovens estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais, assim como se estão se tornando Embaixadores Cresol - um projeto que busca conectar os cooperados às comunidades. “De maneira qualitativa, tanto para os jovens quanto familiares, conseguimos avaliar que as iniciativas promovem conhecimento e despertam interesse de colocar em prática os temas abordados, por meio de mudança de comportamentos”, conclui Helem Baldissera.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.

A iniciativa “Multiplicadores” visa valorizar o conhecimento e as experiências dos colaboradores, compartilhando-os com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local. Esse trabalho reconhece a importância de expandir as ações atuais para alcançar todas as regiões atendidas pela Coocafé. Para tanto, foi reunido um grupo de colaboradores da cooperativa que se comprometem a gerar um impacto significativo na vida dos públicos atingidos pela cooperativa.

Cocamar investe em reflorestamento com mudas nativas cultivadas por pessoas com deficiência
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cocamar investe em reflorestamento com mudas nativas cultivadas por pessoas com deficiência

Projeto Cultivar conta com dois viveiros de espécies nativas da Mata Atlântica, destinadas ao reflorestamento de reservas legais, áreas de preservação permanente e matas ciliares nas propriedades dos cooperados da Cocamar. Dos 38 colaboradores dos viveiros, 35 são pessoas com deficiência múltipla ou intelectual.

Unimed Curitiba melhora qualidade de serviços prestados com gestão em processos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Curitiba melhora qualidade de serviços prestados com gestão em processos

Com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Unimed Curitiba implantou um modelo de gestão de processos. A cooperativa apostou em ações que deixaram a proposta de melhorias mais focada e organizada.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
ESGCOOP

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.