Boas práticas ESG no cooperativismo
Dia C
O 7º princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade, um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos espaços em que as cooperativas estão inseridas. E, aqui no coop, esse interesse é levado a sério. Todos os anos, cooperativas de todo o Brasil realizam projetos de responsabilidade social, por meio de ações voluntárias transformadoras em prol de suas comunidades.
O que é o Dia C?

O Dia de Cooperar, ou como é mais conhecido - Dia C, é o programa que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas durante todo o ano, e contam com o apoio das Organizações Estaduais e Unidade Nacional do Sistema OCB na capacitação, divulgação e valorização das práticas.
Todo ano, as Organizações Estaduais realizam um evento com foco comemorativo e de reconhecimento das ações realizadas pelas cooperativas. Um grande dia de celebração, no qual são ofertados à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades com temas ligados à cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.
Assim, mostramos à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da responsabilidade social, reforçando os valores do nosso modelo de negócios e incentivando a adesão de mais pessoas ao voluntariado cooperativista.
Principais benefícios
O Dia C traz benefícios para todos os agentes envolvidos, dos beneficiários das ações de impacto social às cooperativas, passando pelo cooperativismo como modelo de negócios com valores e princípios humanos e chegando a toda a comunidade nas quais as cooperativas estão inseridas. Uma relação do jeito que a gente gosta, na qual todos podem ganhar.
Campanhas
Downloads
Acesse manuais de marca, arquivos, peças de divulgação e materiais promocionais para apoiar na realização do Dia C na sua cooperativa ou Organização Estadual! Os materiais podem ser editados para melhor atender as suas necessidades ou utilizados como sugerido. Aproveite!

Conte para nós o que a sua cooperativa tem feito
Conteúdos Dia C
Destaques

Sistema OCB debate ato cooperativo em convenção na Bahia
Evento destacou impactos da Reforma Tributária e importância de segurança jurídica para coops O Sistema OCB marcou presença na XVII Convenção de Contabilidade da Bahia, realizada entre 10 e 12 de setembro, em Salvador. O analista tributário da organização, Yann Santos Teixeira, foi um dos palestrantes do Fórum das Normas Contábeis sobre Sociedades Cooperativas, e abordou o tema Ato Cooperativo referente à Reforma Tributária e o novo cenário. A participação reforçou a importância de discutir os desafios e oportunidades trazidos pela Emenda Constitucional nº 132/2023, que alterou o modelo de tributação sobre o consumo no país. Durante a exposição, Yann destacou a relevância do ato cooperativo – instrumento que diferencia as sociedades cooperativas das demais organizações empresariais – e os reflexos práticos da Reforma Tributária para o setor. Segundo ele, a clareza sobre o conceito e a proteção do ato cooperativo são fundamentais para a devida aplicação do novo sistema tributário. “O ato cooperativo é o coração da identidade das cooperativas. A cooperativa atua como extensão dos cooperados, agindo com o mercado em sua representação, obrigando-se por eles como se os próprios estivessem praticando o referido ato para exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro”, afirmou. Ao longo da apresentação, Yann explorou a escrituração contábil das cooperativas e detalhou o funcionamento do novo regime de tributação sobre o consumo, destacando pontos de atenção para as cooperativas. “O desafio agora é garantir a segurança jurídica na regulamentação infralegal, seguindo as prescrições normativas presentes no texto constitucional e na legislação complementar. Esse é um compromisso que o Sistema OCB continuará acompanhando de perto”, ressaltou. A convenção reuniu profissionais, acadêmicos e representantes de entidades do setor contábil de todo o país, em uma programação marcada por fóruns, painéis temáticos e debates sobre inovação, tecnologia, normas e sustentabilidade. Saiba Mais: V Seminário Jurídico destaca conquistas e desafios do cooperativismo Painéis do Seminário Jurídico debatem regimes específicos Sistema OCB participa de reunião do Comitê Interministerial do Clima
Sistema OCB participa de reunião do Comitê Interministerial do Clima

Painéis do Seminário Jurídico debatem regimes específicos
