Central da Marca
Central da Marca
Concebida a partir de referências do universo cooperativista, a marca do Sistema OCB é fundamentada nos tradicionais pinheiros que representam o segmento. Eles simbolizam imortalidade, perseverança e fecundidade. Adotou-se a imagem de dois pinheiros para mostrar a união e o ideal da cooperação. O arco que circunda a marca simboliza a eternidade do movimento, ou seja, a ausência de início e de fim.

As cores também foram escolhidas de acordo com representações específicas. O amarelo remete ao sol, fonte de luz e riqueza. O verde simboliza o princípio vital da natureza e remete ao crescimento e à fertilidade. Azul, a cor do céu, transmite seriedade e planejamento.
Image
Manual da marca
As cores também foram escolhidas de acordo com representações específicas. O amarelo remete ao sol, fonte de luz e riqueza. O verde simboliza o princípio vital da natureza e remete ao crescimento e à fertilidade. Azul, a cor do céu, transmite seriedade e planejamento.
Image
Manual Sistema
Image
Manual CNCoop
Image
Manual Sescoop
Image
Manual OCB
Ramos do Cooperativismo
Ramos do Cooperativismo
De acordo com a Resolução OCB nº 56/2019, que regulamenta a classificação dos ramos do cooperativismo, agora, somos organizados em 7 ramos. Faça o download dos ícones dos ramos do cooperativismo.
Evoluções

1969

A primeira marca utilizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo era que cada unidade estadual colocasse a delimitação do seu estado no lugar do mapa do Brasil. Os pinheiros dentro do círculo amarelo representam o cooperativismo.

1997

A marca utilizada até 2011 foi aprovada no XI Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em 1997. Ela é uma adaptação da marca vencedora de um concurso interno realizado pela OCB.

2012

Para fortalecer o Sistema OCB a entidade modernizou sua marca. Além de melhorias técnicas no design, a nova identidade visual busca uma maior integração sistêmica.

2023

Com o objetivo de reforçar a unidade e abrangência das ações das Casas que compõem o Sistema OCB, a marca teve sua construção e cores revisadas. A linguagem visual e as formas de expressão da marca também foram alinhadas aos públicos e meios de comunicação atuais.

1969

A primeira marca utilizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo era que cada unidade estadual colocasse a delimitação do seu estado no lugar do mapa do Brasil. Os pinheiros dentro do círculo amarelo representam o cooperativismo.

1997

A marca utilizada até 2011 foi aprovada no XI Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em 1997. Ela é uma adaptação da marca vencedora de um concurso interno realizado pela OCB.

2012

Para fortalecer o Sistema OCB a entidade modernizou sua marca. Além de melhorias técnicas no design, a nova identidade visual busca uma maior integração sistêmica.

2023

Com o objetivo de reforçar a unidade e abrangência das ações das Casas que compõem o Sistema OCB, a marca teve sua construção e cores revisadas. A linguagem visual e as formas de expressão da marca também foram alinhadas aos públicos e meios de comunicação atuais.
Resoluções
A propriedade industrial no Brasil é regulamentada pela Lei n. 9.279/96, que estabelece os direitos e obrigações sobre o tema. Dentre outros direitos, a lei assegura ao titular de marca registrada, direitos de propriedade e de uso exclusivo. Assim, qualquer uso indevido e desautorizado das marcas do Sistema OCB constitui-se ato ilícito, passível de penalidades nos âmbitos civil e criminal. Havendo interesse na utilização das marcas do Sistema OCB, solicitamos o contato com a Gerência de Comunicação.
Confira as resoluções que tratam das marcas do Sistema: