Boas práticas ESG no cooperativismo
ID&E

Em um país marcado pela pluralidade de histórias, saberes, culturas e crenças, refletir essa diversidade nos ambientes institucionais é um desafio cada vez mais urgente e uma demanda crescente do mercado de trabalho. A promoção da diversidade fortalece a inovação, amplia a produtividade e deixou de ser apenas uma pauta social: tornou-se uma estratégia de negócios fundamental. A presença de mulheres e de grupos socialmente minorizados em cargos de liderança, aliada à inclusão de diferentes vozes e experiências, enriquece o ambiente organizacional e o torna mais criativo, inovador e conectado à sociedade brasileira.
Refletir a diversidade nos ambientes institucionais, além de ser um desafio urgente, é também uma oportunidade de fortalecimento para as cooperativas. Nesse contexto, a Solução ID&E surge como um conjunto de estratégias para estimular a inclusão e a valorização de pessoas diversas, contemplando pluralidade de ideias, personalidades e vivências de forma respeitosa e equânime. Alinhada aos critérios ESG (ambiental, social e governança) e de responsabilidade corporativa, a iniciativa contribui para a atração e retenção de talentos, além de impulsionar projetos de sucessão nas cooperativas.
A Solução oferece subsídios para que as cooperativas compreendam de forma estratégica a pauta da inclusão, da diversidade e da equidade, disponibilizando orientações práticas para a implementação de ações estruturadas, incluindo a elaboração de uma política de ID&E.
Além de ampliar a capacidade de dialogar com diferentes realidades (clientes, cooperados e comunidades), a solução também fortalece a reputação institucional das cooperativas que se posicionam como um modelo de negócio atento às pautas da atualidade e às exigências do consumidor contemporâneo fidelizando públicos e entregando valores éticos e sustentáveis.
