Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável


Sustentabilidade é qualidade
O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com a SCS Global Services, uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ele apresenta os compromissos e requisitos de sustentabilidade que os produtores devem perseguir. A Cooxupé definiu quatro níveis diferentes de sustentabilidade balanceados a partir de 114 requisitos. São eles:- Nível 1: Consciente da sustentabilidade (Conformidade com todos os requisitos essenciais)
- Nível 2: Envolvido na sustentabilidade (50% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
- Nível 3: Praticando a sustentabilidade (75% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
- Nível 4: Além da sustentabilidade (100% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
Inclusão ambiental
“Percebemos que muitos dos produtores, por volta de 85% a 90% dos nossos cooperados, acabavam ficando excluídos do sistema de certificação voltado à sustentabilidade. Com o Protocolo Gerações, a gente tem uma ferramenta capaz de incluir esses pequenos produtores nessa dinâmica, fazendo com que esse seja um programa inclusivo e participativo”, diz Severino. Para isso, a Cooxupé disponibiliza uma equipe capacitada para dar suporte aos cooperados, a fim de que eles possam ajustar suas práticas e cumprir todos os requisitos previstos pelo protocolo. Um dos critérios impostos pelo Protocolo Gerações, por exemplo, tem a ver com a diminuição das emissões dos gases causadores do efeito estufa, como a proteção das reservas legais, respeito à legislação ambiental e medição da liberação de gases poluentes.Resultados e futuro
A partir do início do protocolo, a Cooxupé notou que os produtores passaram a dar mais importância para as certificações de sustentabilidade. “A gente vê diversos produtores que já fazem parte do protocolo, que já estão cumprindo com diversos requisitos, engajados para melhorar”, revela Severino. Além disso, a cooperativa já observa consequências positivas para os negócios. Os cafés produzidos pela cooperativa dentro do Protocolo Gerações são bem recebidos pelo mercado e estão gerando oportunidades para a Cooxupé, que já até começou a exportá-los. No momento, por volta de 400 produtores participam do Protocolos Gerações e o planejamento é de que, em 2024, mais de 700 cafeicultores passem a integrar o projeto.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cocamar investe em reflorestamento com mudas nativas cultivadas por pessoas com deficiência
Projeto Cultivar conta com dois viveiros de espécies nativas da Mata Atlântica, destinadas ao reflorestamento de reservas legais, áreas de preservação permanente e matas ciliares nas propriedades dos cooperados da Cocamar. Dos 38 colaboradores dos viveiros, 35 são pessoas com deficiência múltipla ou intelectual.

Coplana: pioneirismo em excelência, sustentabilidade e logística reversa
-

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Unimed Curitiba melhora qualidade de serviços prestados com gestão em processos
Com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Unimed Curitiba implantou um modelo de gestão de processos. A cooperativa apostou em ações que deixaram a proposta de melhorias mais focada e organizada.