O mercado de seguros em perspectiva

O mercado de seguros se consolida como um setor expressivo na economia, desempenhando um papel crucial na segurança financeira, na promoção de investimentos e na eficiência na alocação de recursos.
Em diferentes partes do mundo, o modelo cooperativista tem se mostrado uma alternativa eficaz para ampliar o acesso a seguros, impulsionando a inclusão financeira e gerando impactos sociais positivos.
Países como França, Alemanha e Estados Unidos destacam-se por mercados cooperativistas de seguros sólidos, com atuação significativa e resultados relevantes para seus membros e a sociedade em geral.
No Brasil, esse movimento avança por meio de esforços coordenados do Sistema OCB, que busca criar um ambiente regulatório propício e alinhado às necessidades do cooperativismo de seguros.
Este boletim explora a estrutura do mercado de seguros brasileiro, apresenta números relevantes sobre o setor no Brasil e no mundo, e destaca as oportunidades que o cooperativismo pode trazer para o fortalecimento do mercado segurador nacional.
Download
Veja mais
O Boletim Trabalhista e Sindical dessa semana vai tratar das últimas atualizações das relações de trabalho no Brasil.
Apresentamos as novidades que trazem impactos nas relações de trabalho, entre elas destacamos dois temas: o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Confira todos os detalhes aqui. Boa leitura!
A 44ª edição do Direito no Coop aborda temas como impenhorabilidade de quotas-partes, LGPD, Justiça gratuita, multas e julgamentos no STF.
Em abril, foi apresentado plano de trabalho do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024 no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do Senado Federal. O PLP nº 108/2024 objetiva criar o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), cuja gestão será compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.