Seminário sobre Cooperativismo

No dia 10 de abril, Sistema OCB e o BNDES promoveram o seminário "O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES", na sede do Banco, no Rio de Janeiro.
O evento reuniu autoridades e especialistas para debater como o cooperativismo impulsiona a inclusão social, o desenvolvimento econômico sustentável e a democratização do crédito no país.
Estiveram presentes o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Frencoop, deputado Arnaldo Jardim; e o diretor do Banco Central, Ailton de Aquino.
Além disso, foi celebrado a renovação do acordo de cooperação técnica entre o Sistema OCB e o BNDES pelo período de cinco anos.
O seminário faz parte do rol de iniciativas que buscam promover o impacto do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social do Brasil, no âmbito do Ano Internacional das Cooperativas, com o objetivo de fomentar políticas públicas e fontes de recursos voltadas ao desenvolvimento do segmento.
Download
Veja mais
O Boletim Informativo sobre Cooperativas de Seguros nasce com o propósito de consolidar e divulgar, de forma periódica e acessível, as ações, marcos regulatórios, eventos e iniciativas estratégicas que envolvem o desenvolvimento do 8º ramo do cooperativismo brasileiro – o cooperativismo de seguros.
A 44ª edição do Direito no Coop aborda temas como impenhorabilidade de quotas-partes, LGPD, Justiça gratuita, multas e julgamentos no STF.
Hoje é dia de análise tributária no Panorama do Coop. A edição desta semana destaca o PL 1087/2025, o projeto de lei que regulamenta a tributação sobre a renda. Confira os principais pontos da proposta, as perspectivas do coop e as próximas etapas da tramitação no Congresso Nacional. Boa leitura!
O destaque desta edição é o Decreto 12.174/2024 que estabelece as garantias trabalhistas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal. Também analisamos os normativos do MTE que visam regulamentar a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. Boa leitura!