Brasil ganha capital nacional da semente de soja: Abelardo Luz (SC)
Brasília (15/05) – O município de Abelardo Luz, localizado no estado de Santa Catarina é a “Capital Nacional da Semente de Soja”. A lei que decreta o título foi publicada na sexta-feira, dia 9, pela Casa Civil. A cidade tem 56 anos e sua população é estimada em 20 mil habitantes.
Abelardo Luz é um dos maiores produtores de grãos do estado e, em seus mais de 950 km quadrados de extensão, é um dos maiores produtores de soja e milho de Santa Catarina. O município Luz já era reconhecido como capital catarinense da semente de soja, pelas suas sementes com alto índice de germinação.
A força do cooperativismo está presente na região, por meio de quatro cooperativas montadas em Abelardo Luz. São elas: Cooperativa Agropecuária e de Alimentos Boa Ventura (Cooper Boa Ventura), Cooperativa de Alimentos e Agropecuária Terra Viva (COPTAR), Cooperdaluz Cooperativa Agropecuária (Cooperdaluz) e Cooperfértil Cooperativa Agrícola (Cooperfértil);
Além disso, as cooperativas Coamo e C.Vale possuem estruturas e campos de produção de sementes na região.
“Essa distinção é um orgulho para todos os abelardenses. A qualidade de nossas sementes sempre foi motivo de destaque e reconhecimento no estado e no país, mas agora oficialmente o título de capital nacional é nosso”, comemora o Prefeito Dilmar Fantinelli.