Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Neutralidade de Carbono

A neutralidade de carbono significa buscar o equilíbrio entre as emissões e a absorção de carbono por sistemas naturais, o que faz com que o saldo na atmosfera seja, literalmente, neutro.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) ratifica, anualmente, a necessidade de ações imediatas para conter o aumento da temperatura do planeta, provocada principalmente pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs).

Nesse contexto, é de extrema importância que cooperativas e cooperados busquem a neutralidade de carbono no exercício de suas atividades. Para isso, o primeiro passo é contabilizar as emissões, e então adotar medidas concretas para mitigá-las. Isso permitirá mensurar os ativos relativos às atividades que, porventura, sequestram carbono, preparando nossas cooperativas e cooperados para, futuramente, receberem incentivos financeiros referentes a pagamentos por serviços ambientais.

Image

O que é a Solução Neutralidade de Carbono?

Image

A Solução Neutralidade de Carbono objetiva inventariar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de cooperativas e cooperados, fornecer ferramentas para que monitorem a pegada de carbono (volume acumulado das emissões) das atividades e ainda adotem soluções para neutralizá-la.

A solução oferece às cooperativas e cooperados:

Image

Capacitação e orientação em Inventários Organizacionais de GEE no método GHG Protocol e assuntos correlatos.

Image

Ferramentas para mensuração do GHG Protocol na Agricultura e Pecuária, guias de preenchimento para cooperativas do Ramo Agro e calculadora de estimativa de emissões.

Image
Workshops sobre as tecnologias e boas práticas indicadas para auxiliar as cooperativas na neutralização de suas emissões.
Image

Preparatório para pagamento por serviços ambientais (quando disponibilizado).

Principais benefícios

A partir dos conhecimentos e ferramentas apresentados na Solução Neutralidade de Carbono, a cooperativa e os cooperados estarão prontos para:

Image

Conhecimento da pegada de carbono das atividades.

Image
Conhecimento de boas práticas e soluções para neutralizar as emissões.
Image
Protagonismo nas questões climáticas.
Image

 Acesso ao crédito subsidiado (Plano Safra).

Image

Acesso ao Pagamento por Serviços Ambientais (quando disponibilizado).

Como fazer parte?

Se você se interessou pela solução, entre em contato com a sua Organização Estadual.