cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Amazônia: vivências marcam quarto dia da Imersão Pré-COP30

  • Artigo Principal

Delegação mergulha em experiências com povos indígenas, cooperativas mirins e produtores de café  

O quarto dia da Imersão Pré-COP30, nesta quinta-feira (24), revelou aos participantes a força transformadora do cooperativismo em territórios amazônicos. A jornada teve início com uma caminhada pela floresta no Cacoal Selva Park, seguido por visitas a experiências de base comunitária no interior de Rondônia. Entre sabores, histórias e aprendizados, lideranças nacionais e internacionais conheceram exemplos concretos de sustentabilidade, inclusão social e protagonismo juvenil promovidos por cooperativas locais. 

Amazônia: vivências marcam quarto dia da jornada Pré-COP 30 Pela manhã, a delegação seguiu para a zona rural de Cacoal, onde visitou o Café Don Bento, uma propriedade modelo no cultivo de cafés especiais na região. Ali, os participantes tiveram contato com indígenas produtores e ouviram sobre o resgate de práticas produtivas sustentáveis associadas à preservação ambiental e à valorização cultural da Amazônia. Os produtores são associados ao Sicoob Credip e contaram com o apoio da cooperativa para desenvolver sua produção. 

No mesmo espaço aconteceu a apresentação da Cooperativa Mirim Coop Line Fourteen, formada por estudantes da Escola Municipal Doutor João de Deus Ciplinis, da Linha 14, em Divinópolis (RO). A cooperativa também foi criada com apoio do Sicoob Credip e tem como objeto de aprendizagem a produção e comercialização de alfajores. 

O gestor da escola, Cleudo Pinheiro da Silva, explicou que a iniciativa gerou um impacto profundo nos estudantes. “A Cooperativa Mirim é um sucesso dentro da escola. Já vemos mudanças concretas no comportamento das crianças, que aprendem sobre organização, oratória e convivência democrática. Tudo isso só é possível graças ao apoio do Sicoob Credip, que nos orienta com profissionais capacitados e nos ajuda aAmazônia: vivências marcam quarto dia da Imersão Pré-COP 30 formar cidadãos conscientes desde cedo”, afirmou. 

A vice-presidente da Cooperativa Mirim, Jocylene Mapidanam Surui, compartilhou a rotina da turma. “Nos reunimos, discutimos ideias e tomamos decisões juntos. Produzimos alfajor, mas o mais importante é aprender a escutar e respeitar as opiniões dos colegas. Também recebemos cursos, como o de oratória, e isso está nos ajudando muito”, contou com orgulho. 

Além de inspirar pelo protagonismo jovem, a visita também apresentou resultados concretos de desenvolvimento territorial por meio da cafeicultura sustentável. O destaque foi para o projeto Robustas Amazônicos, responsável pela conquista da primeira Identificação Geográfica (IG) do mundo para cafés canéforas sustentáveis — uma inovação com origem na floresta. 

Segundo Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, o impacto da visita foi marcante: “Foi um dia lindo. Vimos crianças atuando como cooperados, agricultores se transformando em empreendedores e comunidades inteiras gerando renda com responsabilidade ambiental. Isso é o cooperativismo em sua essência: cuidar da terra, das pessoas e do futuro”, refletiu. 

Conexão 

Após a experiência com os jovens, o grupo da imersão partiu rumo ao município de Vilhena, onde participou da Sicoob Agroshow, uma feira organizada pelo Sicoob Credisul, que Amazônia: vivências marcam quarto dia da jornada Pré-COP 30 movimenta a economia local ao reunir produtores, pequenos comerciantes e expositores de toda a região. O evento também inclui programação técnica, rodadas de negócios e experiências gastronômicas com produtos típicos da Amazônia. 

Durante o jantar realizado no parque Sicoob Sabor, os participantes da imersão puderam saborear pratos regionais e se integrar aos representantes locais em mais um momento de conexão e troca de vivências. O presidente do Sistema OCB em Rondônia, Salatiel Rodrigues, comemorou a oportunidade de mostrar a potência cooperativista do estado. “Estamos recebendo com orgulho essa delegação. Rondônia tem muito a mostrar: produzimos, preservamos e cuidamos das pessoas. O cooperativismo aqui é ferramenta de transformação social, econômica e ambiental. E, nesta imersão, mostramos que somos amazônidas cuidando da Amazônia”, destacou. 

A participação de jovens e povos indígenas nas atividades do dia chamou a atenção de lideranças internacionais. Para Jaime García Alba, diretor de estratégia e coordenador da iniciativa Amazônia Sempre no BID Invest, a vivência em Rondônia expandiu a compreensão sobre o papel das cooperativas. “O BID já trabalha com cooperativas de crédito no Brasil, mas aqui vimos algo muito maior. As cooperativas são o elo com as comunidades na floresta. São elas que conseguem promover inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento onde o sistema financeiro tradicional não chega. Isso muda tudo”, afirmou. 

Amazônia: vivências marcam quarto dia da Imersão Pré-COP 30 O quarto dia da Imersão Pré-COP30 reafirmou o papel das cooperativas como agentes de transformação nos territórios mais desafiadores do país. Com jovens aprendendo sobre economia solidária, agricultores inovando na produção sustentável e povos tradicionais sendo reconhecidos como protagonistas da bioeconomia, o cooperativismo se fortalece como caminho concreto para enfrentar as emergências climáticas com justiça social. 

A imersão segue até essa sexta-feira (25). A delegação que participa da Imersão reúne representantes de órgãos estratégicos do governo brasileiro, organismos internacionais e entidades empresariais. Estão presentes os ministérios da  Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), das   Relações Exteriores (MRE), do Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria-Geral da Presidência (SGPR). Também participa um um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).   

Entre os organismos internacionais estão a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), o Centro Internacional de Comércio (ITC), o BID Invest e a Rede Brasil do Pacto Global. Completam a comitiva lideranças do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), da Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e do Banco Central do Brasil (BCB), além de dirigentes e técnicos do Sistema OCB.  

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados