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Brasília (7/7) – Cooperativas de todo o mundo têm celebrado, desde a semana passada, o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no último sábado, dia 5/7. No Brasil, unidades estaduais do Sistema OCB e cooperativas deram um verdadeiro exemplo de como o setor tem crescido e se tornado uma alternativa viável de modelo econômico.
Por todos os cantos do país, diversas ações foram realizadas a fim de evidenciar importância a cooperação para a economia, meio ambiente e qualidade de vida dos brasileiros. E a imprensa deu destaque para essas ações. Confira alguns exemplos de matérias publicadas.
AÇÕES – No Paraná, por exemplo, inaugurações, publicação de artigos, entrevistas em rádios, TVs e jornais impressos, além de ações sociais marcaram a celebração. Acesse o site do Sistema Ocepar para saber de todos os detalhes.
PARCERIA – No Espírito Santo o Sistema OCB/ES promoveu uma parceria com um veículo de comunicação online, o Folha Vitória, que está no ar por 30 dias com matérias e entrevistas sobre o Cooperativismo para celebrar a data. LEIA. Outro veículo de comunicação, também muito influente no ES, publicou um Caderno Especial sobre o Cooperativismo, de autoria do próprio jornal. Confira!!! As redes sociais também contribuíram muito para a massificação da data. Acesse www.ocbes.coop.br e leia mais.
OPINIÃO – Em Santa Catarina, o presidente do Sistema Ocesc, Marcos Antonio Zordan, escreveu artigos e concedeu entrevistas aos jornais regionais, afirmando que a “a sociedade evoluirá e, um dia, o cooperativismo será bandeira de todos como modelo de organização econômica e social”. Para ler a opinião dele, CLIQUE AQUI. Além disso, também foi disponibilizado um vídeo em alusão à respectiva data. O material foi veiculado por algumas emissoras de TV do estado. Acesse: www.ocesc.org.br e assista.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – No estado do Piauí, o Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado na Assembleia Legislativa do estado. A sessão foi prestigiada por várias autoridades e representantes de cooperativas. A sessão realizada na quinta-feira (3/7). O deputado Cícero Magalhães foi o primeiro a falar. “Nada melhor, do que comemorar o dia dedicado internacionalmente ao cooperativismo no local onde temos o dever de promover a regulamentação legal e o desenvolvimento do setor. E onde as suas principais demandas crescem e ganham representação”.
Roberto Guerrero, assessor da unidade nacional do Sescoop, fez um breve histórico do movimento e demonstrou, por meio de números, a importância do segmento no desenvolvimento econômico, cultural e social do país. “O cooperativismo se expandiu para o mundo todo, permanecendo com os mesmos princípios até hoje, reunindo mais de seis mil cooperativas no Brasil que empregam mais de 320 mil pessoas”, disse.
PUBLICIDADE – Na Paraíba, a data ainda será comemorada em parceria com as cooperativas, mas foi lembrada com uma série de ações de divulgação. Publicações impressas como o Jornal da Paraíba e o Jornal A União, além do site Paraíba Total publicaram textos especiais, distribuídos pelo Sistema OCB/PB, destacando o potencial do cooperativismo paraibano.
O site Paraíba Cooperativo e os perfis institucionais do Sistema OCB/PB nas redes sociais publicaram uma série de matérias sobre o atual panorama do setor no estado. Um anúncio e o spot sobre o Dia Internacional do Cooperativismo também foram publicados no Jornal da Paraíba e na rádio CBN – João Pessoa, nos dias 4 e 5 de Julho. VEJA
MOBILIZAÇÃO – Dezenas de cooperativas rio-grandenses atuaram de forma maciça, desenvolvendo atividades que marcassem o Dia Internacional do Cooperativismo. Árvores foram plantadas, ações de marketing e festas típicas foram desenvolvidas e eventos realizados.
Os jornais Zero Hora e Jornal do Comércio publicaram cadernos especiais sobre o cooperativismo, apresentando informações sobre diversos ramos do cooperativismo gaúcho, além de entrevistas exclusivas com presidentes de cooperativas e com o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius. Também foi divulgado spot na Rádio Gaúcha em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo. Para saber os detalhes, ACESSE AQUI.
HOMENAGEM - Além de divulgar às cooperativas – por meio do boletim SP Cooperativo, de e-mail marketing e de redes sociais – as artes criadas pelo Sistema OCB e a mensagem da ACI para comemorar o 92º Dia Internacional do Cooperativismo, o Sistema Ocesp alterou a identidade visual de sua página no Facebook e divulgou, em vários momentos, mensagens alusivas à ocasião. Foi divulgado também um artigo especial do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, sob o título ‘Cooperativa: modelo de sustentabilidade’.
Algumas cooperativas e localidades realizaram ações pontuais para marcar o Dia do Cooperativismo, como eventos e doações. Um dos eventos de maior destaque ocorreu em Piracicaba, na noite de 2 de julho, quando a Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Pedro Cruz, realizou sessão solene para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O ato homenageou, com Diploma de Reconhecimento de Mérito, oito cooperativas e o Sistema Ocesp.
INTERNACIONAL – Em sua mensagem para o Dia Internacional das Cooperativas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que neste ano a celebração ocorre em um “momento crítico”, quando as Nações Unidas estão trabalhando para implementar, até o final de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e adotar uma agenda de desenvolvimento sustentável de longo prazo, bem como um novo acordo climático.
Segundo Ban Ki-moon, “as cooperativas são particularmente importantes para a agricultura, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural. No setor financeiro, as cooperativas atendem a mais de 857 milhões de pessoas, incluindo dezenas de milhões de pessoas que vivem na pobreza. De acordo com dados da ONU, cooperativas, pequenas ou grandes, operam em todos os setores da economia e empregam 100 milhões de pessoas em todo o mundo, 20% mais do que as empresas multinacionais.
MAIS – Outras informações sobre este assunto acompanhe nos próximos informativos, ao longo desta semana. (Este texto foi construído com informações das assessorias de comunicação da Ocepar, OCB/ES, Ocesc, OCB/PI, OCB/PB, Ocergs e Ocesp)
Cuiabá (7/7) – A busca pela qualidade em gestão tem sido um dos principais pilares de empresas, organizações, setor público e privado nos mais diversos segmentos econômicos e sociais. Diante desse desafio, organizações se reúnem em parcerias para adotar métodos de gestão que contribuam para o aumento da eficiência produtiva, a inovação tecnológica nos processos, produtos e serviços.
Nesse contexto o Sistema OCB/MT, como entidade fundadora, compõe o conselho superior do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), criado recentemente por 17 organizações privadas e públicas, Instituições de Ensino, Pesquisa, Excelência e Terceiro Setor.
“A participação do Sistema Cooperativista é um reconhecimento das entidades desse Movimento ao cooperativismo como alternativa para fortalecer o processo de desenvolvimento de Mato Grosso”, disse o presidente Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ressalta que “naturalmente os componentes do movimento terão que trabalhar bastante a governança e a qualidade de gestão, para melhorarmos o crescimento dessa região que tem o agronegócio, principalmente através do cooperativismo, como destaque”.
O presidente da OCB/MT acrescenta que “com a criação do Instituto Mato-grossense de Cooperativismo da Educação Superior nós vamos alavancar o processo de qualidade nas cooperativas, pois vamos fazer o treinamento, a governança e a gestão junto aos dirigentes e executivos. Vamos melhorar o nosso padrão de qualidade”.
Os representantes das entidades que compõem o MMTC foram apresentados durante o evento de premiação do Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT), realizado no dia 26 de junho em Cuiabá. O prêmio é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explicou que “no cooperativismo o incentivo e reconhecimento do esforço das cooperativas para melhores práticas de gestão e governança, acontecem através do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)”.
Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, esse é um momento único e muito significativo para Mato Grosso. Pondera que “o objetivo maior com esse Movimento é intensificar a mobilização empresarial na adoção de métodos de gestão, assessorando na implementação dos critérios dos MEG® (Modelo de Excelência da Gestão), MEGP (Modelo de Excelência em Gestão Pública) e MEGC (Modelo de Excelência da Gestão para Cooperativas)”. (Assimp Sistema OCB/MT)
Florianópolis (7/7) - Comunicação e educação são duas áreas com enorme capacidade de transformação social. Os desafios da comunicação e toda a complexidade da comunicação em face das novas tecnologias e das demandas da sociedade e das organizações humanas serão focalizados no 10o Encontro de Assessores de Comunicação das Cooperativas de Santa Catarina, programado para o dia 10 de julho, das 8 às 17 horas, no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis.
A coordenação é da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). Na parte da manhã, a jornalista e docente Pollyana Ferrari focalizará o tema "Como trocar a lente para entender o mundo informacional de hoje".
Também fará o lançamento de seu novo livro "No tempo das telas: reconfigurando a comunicação" seguida de uma sessão de autógrafos. No período da tarde, o colunista de várias publicações nacionais, educador, especialista em liderança e diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos Eugênio Mussak, falará sobre o papel transformador e educativo da comunicação.
As inscrições podem ser feita com o coordenador de treinamento do Sescoop, Alexandre de Souza Alves (
Brasília (4/7) – Amanhã, cooperativistas de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional do Cooperativismo. A data foi estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no primeiro sábado de julho desde 1923. Em 1995, ano do centenário da ACI, o dia que reconhece o cooperativismo global passou a fazer parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste ano, o mote da celebração é Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos. A ideia do tema surgiu após uma pesquisa internacional feita pela ACI que mostrou a maior preocupação das cooperativas em todo mundo é que os governos reconheçam sua capacidade de gerar desenvolvimento sustentável para a comunidade.
O tema foi proposto durante a última Assembleia Geral da ACI, ocorrida na Cidade do Cabo, na África do Sul, e foi posteriormente aprovado pelo Conselho de Administração da ACI.
Segundo a World Cooperative Monitor, uma iniciativa da ACI em parceria com a Comissão da União Europeia para desenvolvimento de pesquisa para monitoramento do número de cooperativas no mundo, as 300 maiores cooperativas monitoradas internacionalmente somam ativos no valor de US$ 2,5 trilhões. Se fossem um país, estas cooperativas juntas seriam a nona maior economia do mundo.
Na lista das 300 maiores cooperativas do globo, seis são brasileiras: Copersucar, Coamo, Aurora, Cooxupé, Unimed Rio e C.Vale. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo. Suas cooperativas geram mais de 100 milhões de empregos diretos.
CURIOSIDADES
- Entre as 10 maiores empresas do setor lácteo do mundo, 6 são cooperativas.
A Índia possui o maior número de cooperativas no mundo, aproximadamente 500 mil;
- Na Malásia, todas as escolas públicas são obrigadas por lei a constituírem cooperativas para a administração dos recursos;
No Paraguai, as cooperativas de crédito representam 32% do mercado financeiro;
- Nos Estados Unidos, 72% do consumo de energia na zona rural vêm de cooperativas. As cooperativas de eletrificação somam 12% de toda a energia produzida no país;
- Na Finlândia, aproximadamente 60% das residências privadas foi construída por cooperativas;
- O Brasil possui o maior sistema de cooperativismo de saúde do mundo, tendo o maior número de cooperados e usuários, sendo considerado uma referência mundial.
Brasília (3/7) – A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) ocorre logo mais, às 19h30, no Guará I, em Brasília, e contará com a presença de diversas autoridades convidadas, dentre elas, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, também prestigiará a solenidade.
A chapa eleita é formada pelo atual presidente Roberto Marazi, pela vice-presidente, Márcia Ionne Ramos Behnke (Cooplem Idiomas), pelo diretor financeiro Leomar Cenci (Coopa/DF), pela diretora administrativa, Elza Pacheco Lopes Cançado (Coopersystem) e pelo diretor sindical, Leopoldo Rodrigues Ferreira (Coobras). O mandato da nova direção vai de 2014 a 2017.
A solenidade contará, ainda, com a participação autoridades políticas, lideranças cooperativistas, dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas. O evento ocorre no local onde será erguida a Escola de Cooperativismo do Distrito Federal, na QI 14, do bairro Guará I. (Com informações da Assimp do Sistema OCDF)
Campo Grande (3/7) – O que é cooperativismo? Qual a importância deste setor? Como funciona? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o Curso Cooperativismo ao Alcance de Todos, oferecido pelo Sescoop de Mato Grosso do Sul com início no dia 21 de julho. O curso é destinado a estudantes, trabalhadores e profissionais liberais de qualquer área.
A ideia é ampliar a visão dos participantes sobre o cooperativismo, por meio de elementos básicos necessários para gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica e social. As aulas terão uma metodologia dinâmica com estudo de casos, aulas expositivas e dinâmicas de grupo.
O conteúdo programático se baseia em princípios e globalização da economia e o cooperativismo, atuação no mercado, os ramos do cooperativismo, tributação e legislação cooperativista, estrutura organizacional da cooperativa e processo de tomada de decisão na cooperativa.
Para se inscrever é simples. Clique AQUI, doe 5 quilos de alimentos ou apresente o comprovante de doação de sangue. As aulas ocorrerão de 21 a 23 de julho, das 19 às 22 horas. Todos os participantes receberão certificado.
Para obter outras informações ou fazer sua inscrição ligue: (67) 3389 0200. (Assimp Sistema OCB/MS)
Florianópolis (3/7) - Com investimentos da ordem de R$ 12,7 milhões, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) desenvolveu em 2013 ações que beneficiaram 132.386 catarinenses de todas as regiões. O número de pessoas atendidas aumentou 35% em relação a 2012, enquanto os valores investidos permaneceram praticamente os mesmos.
A propósito do transcurso do Dia Internacional do Cooperativismo nesse sábado (5 de julho), o balanço da atuação do Sescoop/SC foi apresentado pelo presidente Marcos Antônio Zordan e pelo superintendente Geci Pungan. Ambos realçaram que a maior parte dos recursos (90% do orçamento) foi dirigida, exclusivamente, para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas catarinenses.
Os objetivos do Sescoop são o ensino de formação profissional e cooperativista para empregados, cooperados e familiares de integrantes de cooperativas; a promoção social dessa mesma clientela e o monitoramento das cooperativas nos seus aspectos econômicos, legais e sociais.
Os principais programas mantidos são Cooperjovem, Mulheres Cooperativistas, Ações diretas, Jovem Coop, Jovem Aprendiz, Auxílio Educação, Ações delegadas e Programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC).
Um dos principais núcleos de trabalho foram as ações delegadas às cooperativas. Nessa linha foram realizados 1.099 eventos de capacitação e treinamentos que envolveram a participação de 108.320 beneficiários, mediante investimentos de 5 milhões 986 mil reais.
Na categoria de ações centralizadas foram realizados 33 eventos com a participação de 779 cooperativistas mediante investimentos da ordem de 498 mil reais.
O Sescoop/SC também mantém um programa de auxílio-educação para apoio à formação universitária, tecnólogos ou pós-graduação para todos os colaboradores, empregados de cooperativas através do subsídio financeiro. Foram atendidas 111 cooperativas, beneficiando 1.481 empregados com investimentos de 2 milhões 435 mil reais.
Em cumprimento a Lei 10.097/2000, que define a obrigatoriedade das empresas contratar e matricular jovens em cursos profissionalizantes, o Sescoop/SC mantém o Programa Jovem Aprendiz. Em 2013, participaram 26 cooperativas que inscreveram 499 jovens em cursos profissionalizantes mantidos pelo Sescoop. Esse programa exigiu desembolso de 939 mil reais.
Na categoria promoção social foram realizados 175 eventos os quais, no conjunto, permitiram a participação de 21.307 pessoas, mediante desembolso de 1 milhão 243 mil reais. (Assimp Sistema OCESC)
Brasília (2/7) – “Um dia bastante proveitoso.” Foi assim que o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO), Celso Regis, resumiu as atividades ocorridas ontem, em Brasília, onde foi realizada uma série de reuniões: do Grupo Técnico, do Coordenação conselho e com o diretor do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile, acompanharam a reunião com o Banco Central e, também, participaram de parte da programação ocorrida na Casa do Cooperativismo.
“O trabalho do CECO é fundamental para o desenvolvimento do setor, todavia, sem o apoio do Banco Central do Brasil – nosso parceiro – não poderíamos avançar tanto. É por isso que estivemos lá para apresentar a nova coordenação do Conselho Consultivo”, argumenta o presidente Márcio Freitas.
Segundo o coordenador do CECO, o encontro com o BCB valeu a pena. “Nós fomos recebidos pelo diretor do BCB, Luiz Edson Feltrim, e definimos uma pré-agenda de trabalho, começando em agosto, para tratarmos das demandas das instituições financeiras cooperativas. Essa reunião foi extremamente proveitosa”, comenta o Celso Regis.
COMUNICAÇÃO – dentre os assuntos técnicos abordados nas reuniões do GT e dos conselheiros, os de maior destaque envolveram a forma de comunicação com as cooperativas financeiras. “Nós decidimos que, a partir de agora, todas as orientações produzidas no âmbito do CECO deverão ser enviadas diretamente à base. Para isso, vamos utilizar todos os mecanismos possíveis, como sites, informativos, correspondências, unidades estaduais, centrais e confederações”, informa, esclarecendo que as Orientações CECO terão um caráter meramente orientador.
PROGRAMAS – Além desse assunto, as gerentes de Desenvolvimento Social, Maria Eugênia Ruiz, e a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela apresentaram os programas Formacred e o Educação Financeira, respectivamente.
FORMACRED – O Sescoop e suas Unidades Estaduais têm se constituído como agentes de vanguarda na promoção da educação cooperativa no Brasil, nos diferentes ramos do cooperativismo. O curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (FORMACRED) integra o Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo (Educred) que visa ao desenvolvimento dos diversos atores das cooperativas de crédito.
O público-alvo desse programa são os ocupantes dos cargos de Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal das cooperativas singulares do ramo Crédito. A intenção é desenvolver nos conselheiros os conhecimentos, atitudes, habilidades e comportamentos necessários ao convívio grupal (pares e colaboradores) e, também, ao desempenho organizacional de suas respectivas cooperativas. A metodologia do programa está 100% pronta e a previsão é de que o curso comece ainda neste semestre, na modalidade presencial.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Esse programa provém do acordo de Cooperação Técnica entre o Banco Central do Brasil e o Sistema OCB, objetivando preparar cooperados, empregados de cooperativas e seus familiares para administrar suas finanças pessoais de forma consciente. Atualmente, a elaboração do material didático está sendo concluída, para logo desenhar a estratégia de lançamento e divulgação.
O curso terá suporte de uma coleção intitulada de “Caderno de Educação Financeira” que compreende seis volumes para o aluno, seis para o professor e um caderno com a concepção metodológica e pedagógica do material que apoia a realização do curso de gestão de finanças pessoais com foco, prioritariamente, na discussão de valores, atitudes e conduta dos cidadãos, determinantes à organização de sua vida financeira.
A estrutura e o conteúdo do curso contribuem para o combate ao endividamento, diminuição da desigualdade social, construção de novas formas de sociabilidade e oferecem alternativas dentro do mercado financeiro e creditício nacional.
Brasília (1º/7) – A Cooperativas das Américas (antiga Aliança Cooperativa Internacional para as Américas – ACI Américas) realizará entre os dias 17 e 19 de julho próximo na cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, o 1º Seminário Regional Juventude das Américas. O evento contará com a participação de jovens líderes cooperativistas dos 22 países membros da Aliança Cooperativa Internacional no continente americano.
As palestras e debates abordarão os temas como a comunicação, representatividade juvenil, estratégias de liderança juvenil, importância da juventude para a doutrina cooperativista e o enlace de gerações por meio do cooperativismo. A participação no evento tem um custo de US$ 500, que inclui: hospedagem, refeições e traslado interno.
Para mais informações, acesse www.aciamericas.coop.
Pedro Afonso (1º/7) - “Juntos somos mais fortes”. O lema do cooperativismo sempre foi seguido por todos aqueles que integram a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Ao completar 16 anos de fundação, colhe os frutos do sonho de 28 agricultores pioneiros que se uniram para constituir a cooperativa em 27 de junho de 1998, em Pedro Afonso.
Atualmente com 255 associados, a Coapa é a maior cooperativa agropecuária do Tocantins e uma das maiores da região Norte do Brasil. Atende cooperados que atuam no ramo agropecuário e também agricultores familiares em 12 municípios.
“A participação e a confiança dos cooperados no dia-a-dia é o que dá sentido à existência da Coapa, uma cooperativa eficiente e que é orgulho para todos. “Juntos trabalhamos para alcançar nosso maior objetivo: melhorar a condição socioeconômica dos associados. Estão de parabéns os cooperados, diretoria e colaboradores por mais um aniversário e pelos bons resultados conquistados ao longo desses 16 anos de muitas lutas e obstáculos vencidos”, comemora o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
União que fortalece
Nascida em Pedro Afonso, no Centro-Norte Tocantinense, a Coapa surgiu da necessidade de organização e desenvolvimento dos produtores integrantes do Prodecer III – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados. Logo se tornou a cooperativa de todos os agropecuaristas da região de Pedro Afonso, pois desde o início de sua história pautou-se sempre pela seriedade na condução dos seus trabalhos.
Organizada e forte, a cooperativa coloca toda a sua estrutura em benefício dos seus cooperados e a cada safra comprova excelentes índices de produtividade. Ano após ano, seu armazém vem batendo recordes de recebimentos de grãos. Na safra 2013/2014 foi registrado o maior volume recepcionado de soja da sua história: 83.525.350 mil toneladas. Fruto do investimento de quase R$ 500 mil feito na modernização da unidade de grãos.
Para consolidar sua presença no mercado e agregar mais valor às suas atividades, a Coapa passa por um novo momento. Neste mês de junho foi concluído o Planejamento Estratégico da Coapa – 2014/2020. Com ampla participação de diretores, cooperados e colaboradores, foram definidas diretrizes e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos a fim de tornar ainda mais eficientes as atividades executadas pela cooperativa.
“Desde a sua fundação a Coapa vem se adaptando aos diferentes cenários socioeconômicos. A elaboração do planejamento estratégico é fundamental para a orientação do caminho a ser seguido pela Coapa nos próximos anos. Com ele teremos condições de incrementar a operacionalização de todos os nossos processos e melhorar ainda mais a prestação de serviços aos nossos associados e demais produtores”, avaliou Ricardo Khouri.
Consolidada no mercado de produção de grãos como soja, milho e sorgo, a Coapa acredita no potencial econômico do Tocantins e realiza novos investimentos. No segundo semestre será inaugurada suas fábrica de rações para atender criadores de bovinos, equinos, aves, suínos e peixes, com rações de alta qualidade.
Outros investimentos serão feitos nos próximos anos demonstrando não apenas a visão empreendedora da Coapa, mas também sua preocupação com o desenvolvimento sustentável da região. Prova disso é o apoio que presta as ações ambientais e sociais desenvolvidas nos municípios onde está presente, sendo parceira do projeto Amigos do Meio Ambiente, responsável pela construção de praças ecológicas e atendimento a 150 crianças e adolescente em cinco cidades; da APAE de Pedro Afonso, que beneficia quase xx pessoas com necessidades especiais, e do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que somente no primeiro semestre atendeu 226 crianças em Pedro Afonso. (Assimp Coapa)
Curitiba (1º/7) – Jovens líderes das cooperativas paranaenses estiveram reunidos com os analistas do Sescoop/PR, Guilherme Gonçalves e Jessé Rodrigues, cuidando dos preparativos para o 23º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista – Jovemcoop, que ocorrerá entre os dias 24 e 25 de julho, na Associação Atlética da Cooperativa Cocari, em Mandaguari, no Noroeste do Paraná.
A expectativa é reunir 300 rapazes e moças de 12 cooperativas paranaenses. Os encontros preparatórios foram realizados nos dia 25 e 26 de junho, em Mandaguari e Cascavel, respectivamente.
Alinhamento - De acordo com Guilherme, a ideia foi promover um alinhamento e orientar os jovens para a execução do Jovemcoop, já que eles serão os responsáveis por conduzir as atividades do encontro.
“Eles próprios construíram a programação do Jovemcoop durante o Encontro da Liderança Cooperativista (Elicoop Jovem), também realizado em Mandaguari, nos dia 15 e 16 de abril. Trata-se de uma proposta desafiadora, que requer dedicação em sua preparação, pois novas habilidades serão despertadas nos envolvidos”, disse. (Assimp Sistema Ocepar)
Maceió (1º/7) – A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) já concluiu a entrega de 1 milhão de sementes de arroz, milho, sorgo, algodão, feijão de corda e feijão de arranca a 92 municípios alagoanos. A ação beneficiou mais de 93 mil agricultores alagoanos. Além das sementes, a Seagri também já entregou mais de 68 mil sacas de farelo de milho e está distribuindo 9 mil sacas de silagem.
O Programa de Sementes está dentro das ações do Alagoas Tem Pressa e recebe recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). O farelo serve para alimentação animal e foi entregue apenas para os municípios que se encontram em estado de emergência.
De acordo com o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros, as sementes são entregues às prefeituras ou a associações e cooperativas, que ficam responsáveis pela distribuição para os agricultores.
“O programa tem como meta oferecer ao agricultor a oportunidade de plantar e colher para seu próprio sustento, mas também para gerar renda. Contamos com estes parceiros com o intuito de atender ao maior número possível de produtores”, destacou Luciano.
Só no Litoral Norte foram entregues mais de 26,5 toneladas de sementes. “Estamos cumprindo nosso objetivo de dar o suporte necessário ao homem do campo, desde o momento do plantio até às ações de geração de renda. O Programa de Sementes é um dos principais da nossa secretaria e, com o tempo bom que temos este ano, irá trazer grandes benefícios ao homem do campo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior. (Fonte: Agência Alagoas)
Brasília (25/6) - O Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Pisacoop/SDC/Mapa) tem colaborado diretamente para a qualificação dos associados a fim de melhorar o aproveitamento do trabalho nas propriedades.
No Paraná, por exemplo, o Pisacoop promove de forma acelerada a transformação da atual situação do pequeno e médio produtor, pela disponibilização de assistência técnica e capacitação. Até o momento, 15 produtores de leite e de hortícolas aderiram voluntariamente ao Programa e já estão tendo resultados positivos nas propriedades.
O foco principal do Pisacoop é a implantação de Unidades Comparativas (UCs) na área do produtor para levar a consciência da organização social e o alcance da viabilidade econômica por meio da diminuição dos custos de produção, produtividade maior, melhor lucratividade, agregação de valor aos produtos, condições importantes para a sobrevivência de produtores familiares, assentados, pequenos e médios produtores no âmbito do agronegócio brasileiro e nos mercados.
No Paraná, as 15 unidades comparativas serão inseridas em áreas de produção de Cantuquiriguaçu e Cantuoeste, distribuídas nos municípios de Campo Bonito, Diamante do Sul, Guaraniaçú, Ibema e Laranjeiras do Sul. Na primeira quinzena deste mês, os técnicos do Ministério da Agricultura estiveram na região onde foi completada mais uma etapa do Programa, que contemplou a abordagem diretamente nas áreas dos produtores para traçar o perfil das famílias, com intuito de que juntamente com os Comitês Técnicos Gestores (CTGs) fosse elaborado o planejamento das atividades para os beneficiários.
As ferramentas utilizadas na implantação e no desenvolvimento das UCs vão desde a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) até as Boas Práticas Agropecuárias, Bem-estar Animal, Plantio Direto, dentre outros sistemas e tecnologias sustentáveis disponíveis.
Agora, o desafio para a região é agregar ao Pisacoop a inserção dos Programas CooperGênero – Programa de Gênero e Cooperativismo e o ProcoopJovem – Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude, com a finalidade de envolver e consolidar a participação da mulher e do jovem nos trabalhos de produção, pós-colheita e agrondustrialização, assim como evitar o êxodo e recompor as famílias às áreas de produção. (Assessoria de Comunicação Social do Mapa)
São Paulo (25/6) - A Fepacoore (Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem) começa até agosto projeto-piloto para homologar e certificar os geradores de resíduos elétrico-eletrônicos no Estado de São Paulo. A iniciativa conta com cooperação técnica do Instituto Nacional de Resíduos (INRE), entre outras instituições, e faz parte das novas diretrizes impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Jair do Amaral, diretor presidente da Fepacoore, explica que o procedimento contará com a participação da Rede Resíduos, uma plataforma online de monitoramento e controle de destinação de resíduos. “A expectativa é criar um modelo que atenda integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos e às expectativas da população, que sofre com a falta de opções para destinar corretamente os resíduos elétrico-eletrônicos”, afirma.
O projeto-piloto vai contar com a participação de uma cooperativa da capital e outra do interior. A cooperativa vai identificar o doador, armazenar os produtos e encaminhar para a Coopermiti (Cooperativa de Produção, Recuperação, Reutilização, Reciclagem e Comercialização de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos), especializada no setor. Por sua vez, a Coopermiti vai transformar os resíduos e fazer a destinação correta.
“Com isso, vamos identificar os gargalos e os problemas dessa cadeia. Após dois anos, queremos ter modelos bem definidos de logística reversa para atender o que determina a política nacional de resíduos”, ressalta Jair. Segundo ele, no futuro, as cooperativas poderão homologar e certificar os geradores desse tipo de resíduo. “Isso ainda vai possibilitar ganho de escala e ampliar a renda dos cooperados catadores”, analisa Jair.
Cooperativismo - Fepacoore foi criada com o objetivo de oferecer alternativas à destinação correta de resíduos sólidos, contribuindo para a efetiva implantação da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A federação conta com dez cooperativas paulistas de reciclagem e, além das parcerias com empresas públicas e privadas, a Fepacoore quer oferecer cursos profissionalizantes em reciclagem, cooperativismo e desenvolver projetos de gestão de resíduos, educação ambiental, implantação de coleta seletiva, revalorização e transformação de resíduos.
Resíduos em números - Os brasileiros geraram 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2012, sendo que 24 milhões seguiram para destinos inadequados, como lixões. Esse volume equivale a 168 estádios do Maracanã cheios de lixo. Em média, cada brasileiro gerou 383 kg de resíduos sólidos segundo o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Pensando em criar alternativas à destinação correta de resíduos sólidos no país, em 2010 foi criada a lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contendo importantes instrumentos para erradicar os principais problemas ambientais, sociais e econômicos em decorrência da má gestão desses materiais. A lei tem, entre outros objetivos, difundir hábitos de consumo sustentáveis e, também, uma série de medidas para aumentar a reutilização de resíduos por meio da reciclagem ou de reaproveitamento, além da correta destinação dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
De acordo com o PNRS e o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de São Paulo, as cooperativas terão papel fundamental para que a política de reciclagem seja realmente efetiva no país.
Apoio - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) têm oferecido orientação e acompanhamento à federação. “Orientamos em todo o processo, desde os documentos necessários para abrir a federação até os treinamentos de consultoria”, afirma Paulo Gonçalves Lins Vieira, coordenador jurídico do Sistema Ocesp. (Assimp Ocesp)
Brasília (24/6) – A Fundação Banco do Brasil informou ter prorrogado para 30 de junho o prazo para inscrições na chamada pública do Ecoforte, iniciativa que pretende destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais, com a seleção de 30 projetos de associações sem fins lucrativos, fundações privadas e cooperativas que atuam nas redes de agroecologia.
Os recursos serão viabilizados por meio de uma parceria entre a Fundação e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os temas dos projetos devem ser agricultura orgânica, atividade extrativista e agroecologia.
“A expectativa do Ecoforte é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos”, informa a nota divulgada pela Fundação Banco do Brasil. Cada instituição poderá inscrever apenas uma proposta com valor máximo de R$ 1,25 milhão e prazo de dois anos para a execução.
O programa prevê a comercialização dos produtos das redes de agroecologia, contribuindo para o reforço na renda das famílias de produtores. (Rádio Grande FM - Dourados/MS)
O Banco Central do Brasil – BC divulgou, no primeiro semestre deste ano, dados consolidados que apontam um crescimento em torno de 21% do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, no ano passado, enquanto o Sistema Financeiro Nacional cresceu 10%, no mesmo período.
Em conjunto, as 1.154 cooperativas de crédito brasileiras (e suas respectivas centrais, confederações e bancos) finalizaram o ano de 2013 com crescimento superior a 100% em relação aos bancos tradicionais, mantendo a trajetória de crescimento verificada nos últimos 20 anos.
Ainda de acordo com os dados do BC, o volume de ativos das cooperativas cresceu 21%, atingido R$ 166 bilhões, muito próximos dos 20% de crescimento no volume de depósitos e dos 23% verificados nas operações de crédito, nos quais as carteiras atingiram R$ 81 bilhões e R$ 75 bilhões, respectivamente.
Faz parte desse resultado o Sicoob, o maior sistema cooperativista de crédito do Brasil, que conta com várias singulares, inclusive em Uberlândia-MG. Dentre elas, o Sicoob Creditril – Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Mineiro que conta com mais de 7 mil associados, cujo ativo cresceu 26,42% de maio de 2013 a maio de 2014.
Dentre as vantagens do cooperativismo de crédito, segundo o presidente do Sicoob Creditril e membro do Conselho de Administração do Sicoob Central das Cooperativas de Minas Gerais - Cecremge, Charles Drake, é o retorno financeiro que o cooperativismo proporciona aos sócios. “A partir do momento em que a instituição financeira adere ao cooperativismo, quem ganha são seus donos, os cooperados. Uma cooperativa de crédito não visa o lucro, portanto, todo resultado é repassado para seus sócios”, explica.
Com isso, as cooperativas conseguem transferir vantagens para o cooperado nos produtos e serviços que oferecem. “Temos taxas de financiamento atrativas, linhas de crédito para diferentes setores do mercado, além de vantagens competitivas em produtos oferecidos nos bancos tradicionais como consórcio, previdência privada, aplicações financeiras, etc.”, cita o diretor administrativo do Sicoob Creditril, Roldão Alves.
Outros diferenciais que têm atraído mais pessoas para o cooperativismo de crédito são: o atendimento personalizado, o repasse das sobras e o investimento no cooperado. “As cooperativas estão sempre em busca de prestar o melhor atendimento ao associado e investir em benefícios como orientações financeiras e buscar resultados interessantes financeiramente (sobras de cada exercício), que possam ser distribuídos na sociedade. Pois esse é o dever do cooperativismo de crédito”, destaca Charles Drake.
Desse modo, as cooperativas de crédito do Brasil, que hoje ocupam a sexta posição entre as instituições financeiras nacionais, competindo com grandes bancos, esperam, em pouco tempo, alcançar o topo do ranking. “Basta que o cooperativismo seja ainda mais disseminado no País e que as pessoas conheçam-no melhor, pois apostamos que ele é a grande moeda do terceiro milênio”, finaliza o presidente do Sicoob Creditril. (Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob Creditril)
Maceió – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) promoveu, na última quarta-feira, 18, no clube social do município de Chã Preta, um evento com produtores da região, a fim de incentivar e motivar os agricultores familiares para a expansão da atividade leiteira no município.
No encontro conduzido pelo engenheiro agrônomo Glauco Yves, foi debatido também o Programa do Leite. Na oportunidade, foram definidas estratégias de apoio aos agricultores familiares, além da constituição da associação dos produtores de leite do município, visando à união na cadeia produtiva da agropecuária no município.
O secretário de Agricultura de Chã Preta, Sergio Azevedo, destacou a importância da associação para o município visando o desenvolvimento local através de algumas atividades como comercialização do leite pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A atividade articulada pela CPLA é muito importante, pois Chã Preta tem grande potencial leiteiro, nosso intuito é dar o pontapé inicial para a produção, para que ela seja alavancada e que desperte o interesse do produtor” afirmou.
O laticínio Bretas afirmou que através da associação pode-se desenvolver uma feira agropecuária para escoamento de toda produção, como venda dos animais, mostrando a potência da região e estimulando a atividade.
Para Glauco Yves, o encontro foi um sucesso e uma nova reunião será realizada para a constituição da associação. “A constituição da associação irá promover um estímulo à atividade no município e agregará novas parcerias”, disse.
Um novo encontro foi marcado para o dia 1º de julho, às 15h, em Maceió, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEMAGRI).
Participaram da mesa redonda, representantes de Secretarias Municipais de Chã Preta, Laticínio Bretas, EMATER, Associação de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL) e produtores pronafianos do leite. (Assimp CPLA)
Rio de Janeiro (18/6) - Conselheiros de Administração e Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) foram empossados na segunda-feira, 16/6, em solenidade que ocorreu durante o Fórum dos Dirigentes Cooperativistas, realizado no Rio de Janeiro (RJ).
No início da reunião foram apresentados os resultados oriundos do Planejamento Estratégico Sistêmico do Triênio 2011-2014 pelo coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, bem como os indicadores do Sistema OCB que darão suporte ao Planejamento Estratégico Sistêmico 2015-2020 no estado.
A missão do Sescoop/RJ é promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.
Dentro do Sescoop/RJ, o Conselho de Administração tem como função decidir sobre qualquer interesse da cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto Social e das determinações da assembleia geral. Já os Conselheiros Fiscais devem representar a assembleia geral no desempenho de funções durante um período de 12 meses.
Presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, falou do papel dos Conselheiros nas instituições. “Os Conselheiros têm um papel fundamental para as duas casas. Eles fiscalizarão e nos orientarão sobre o que pode ou não ser feito. Acredito que a nova composição dos Conselhos dará importantes resultados”, disse.
Composição - O Conselho de Administração é composto por Antônio César do Amaral (Prompter), Inês Salles (Tupambaê), Severino Vicente de Lima (Cooparioca) e Sebastião Barbosa (Unimed Centro Sul Fluminense). Como suplentes, estão Floraci Soares (Chave Real) e José Marcos Bezerra (Novo Rio Coop).
Compõem o Conselho Fiscal do Sescoop/RJ, como efetivos, Antônio Pascoal Braga (Rio CoopSind), Carlos Henrique Rosa (Coop Meriti) e Sérgio Bittencourt (CoopUerj). Na suplência, estão Mário Sérgio Gonçalves (Amarelinho Barra), Ubiratan Braga (CoopaNorte) e Giovanni Athaíde (Coop Rio Ita). (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (16/6) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de convocar três candidatas ao cargo de analista na função de advogado para fazerem a entrega dos documentos admissionais. As três deverão entregar os documentos previstos no edital no próximo dia 18/6, quarta-feira que vem.
Nome | Classificação final - processo seletivo nº 005-2013
| Horário para entrega dos documentos
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Ângela Burgos Moreira Garcia | 2º lugar | 09h |
Nathália Gomes Bernardes | 3º lugar | 10h |
Rochele Worobiej Maia | 4º lugar | 11h |
As candidatas, então, acima relacionadas, deverão apresentar os documentos para a contratação no seguinte endereço: no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF, conforme dia e horários estabelecidos acima.
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Brasília (16/6) – Cerca de 2,4 mil pessoas participaram, no último sábado (14/6), da quarta edição da Confraternização Anual da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba/GO (Coapil). Além dos cooperados, da diretoria da cooperativa e de políticos, o evento também contou com uma comitiva do Sistema OCB. Gerentes, analistas e técnicos foram liderados pelo presidente Márcio Lopes de Freitas. A Coapil, que está prestes a completar 46 anos, encontrou na confraternização anual uma forma eficaz de reunir seus quase 1,5 mil associados em um grande evento de celebração dos excelentes resultados obtidos ano após ano.
Para Freitas, estar presente no evento foi uma honra. “É aqui, com as pessoas que fazem a cooperativa, que recarregamos nossas baterias para continuar trabalhando em Brasília, defendendo os verdadeiros interesses de quem faz o crescimento e o desenvolvimento do Brasil: os cooperados”.
GENTE – Segundo ele, as pessoas são o maior patrimônio do cooperativismo. “Cooperativa é isso: gente! É organização de pessoas que confiam umas nas outras e, ainda mais, que acreditam em si mesmas e na força de um trabalho conjunto, objetivando o crescimento mútuo”, define Márcio Freitas.
GOVERNANÇA – O presidente da Coapil, José Lourenço de Castro Filho, agradeceu a visita da comitiva do Sistema OCB e disse que o cooperativismo brasileiro tem crescido a passos largos, todos os dias, graças ao novo modelo de governança da entidade máxima de representação e defesa das cooperativas. Para ele, é fundamental que a base seja ouvida e, suas necessidades mais urgentes, atendidas.
COMPROMETIMENTO – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ressaltou o comprometimento dos associados da Coapil, citando como exemplo, o produtor rural, Gabriel Dias Pinheiro, de 98 anos, que dedicou toda a sua vida ao campo. O agricultor recebeu uma homenagem por ser o cooperado mais idoso da Coapil.
A COOPERATIVA - A Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil), constituída no dia 21 de julho de 1968, pela associação de 50 produtores rurais, iniciou suas atividades por meio do apoio da Associação de Crédito Agrícola Rural de Goiás e do INCRA que na, época eram os órgãos que davam suporte e incentivos a constituição de cooperativas. Continue lendo a história da cooperativa...
NÚMEROS – A Coapil possui cerca de 1,5 mil cooperados, 232 funcionários e quatro silos graneleiros com capacidade para estocar até 400 mil sacas de grãos. Atualmente, capta, diariamente, 140 mil litros de leite e atende a 600 produtores da região de Piracanjuba, município localizado no interior do estado de Goiás.
CRÉDITO – Uma curiosidade a respeito da Coapil é que seus associados, movidos pelo sucesso do empreendimento cooperativista, decidiram fundar em 2003 a Cooperativa Sicoob Goiás Coapil. Atualmente, a instituição financeira cooperativa é de livre admissão, atendendo aos produtores rurais da região.
DEPENDÊNCIAS – A Coapil cresceu tanto que foi necessário segmentar suas atividades e, assim, foram criadas as seguintes dependências:
- Farmácia Veterinária: responsável por oferecer uma variada linha de produtos agrícolas, veterinários, adubos, sementes e ferramentas, além de assistência técnica veterinária e agronômica.
- Posto de Combustíveis: com capacidade de estocagem de 90 mil litros de combustíveis. Oferece serviços de troca de óleo e lavagem de carros. Uma linha completa de aditivos, lubrificantes e materiais de limpeza para veículos.
- Fábrica de ração: produz diariamente 150 toneladas de ração ou 3,8 mil sacos do alimento, por dia.
- Fábrica de sal mineral: produz cerca de sete toneladas ou 280 sacos do suplemento mineral, todos os dias.
- Unidade de secagem e armazenagem de grãos – Sua capacidade é para 24 mil toneladas ou 400 mil sacos de grãos como milho, sorgo e soja.
- Posto de recepção e resfriamento de leite: capacidade instalada para 125 mil litros.
- Supermercado Coapil – Oferece uma completa linha de gêneros alimentícios, higiênicos e de limpeza, além de utensílios e outros artigos.
- Filial Areia: toda linha de produtos de supermercado, produtos veterinários e fornecimento de rações e sal mineral.