Cooperativa espera 20% de crescimento nos grãos
Com uma perspectiva de "safra cheia" em 2008, o presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Aroldo Galassini, disse que a previsão de recebimentos de grãos para este ano é 20% superior ao mesmo período do ano passado, que chegou a 70 milhões de sacas. A declaração foi feita durante encontro com aproximadamente 200 cooperados do município de Toledo (PR) nesta quarta-feira (30/1), no auditório da Faculdade Sul Brasil (Fasul).
Para armazenar as 84 milhões de sacas esperadas, Galassini informa que a cooperativa tem à disposição um bom sistema de logística e um projeto que envolve ampliações de silos, construção de novos armazéns, locação e a aquisição de duas estruturas no Mato Grosso do Sul.
Além disso, garante o presidente, muitos produtores estão atentos às vantagens da venda antecipada - aquela que ocorre antes mesmo da colheita – na qual os produtores comercializam parte do que deverão produzir e automaticamente é escoado para exportação.
"A venda antecipada é discutida em todas reuniões, tentamos mudar a cultura do produtor que não deixa de ser um especulador de preços e que geralmente quer o melhor valor para comercializar o que produz, porém, geralmente na alta (das cotações) não vende e só faz isso quanto os preços estão caindo, quando todo mundo vende e os preços baixam ainda mais", revela. (Fonte: Ocepar).