Cooperativas de Crédito alertam consumidores
Ao efetuar empréstimos, os consumidores cada vez mais buscam comparar as taxas de juros realizadas em cada instituição financeira. Porém, muitas vezes há diferenças nos cálculos de juros realizados efetivamente.
Para calcular as taxas de juros, o consumidor deve levar em conta o valor do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito), das tarifas e também outras despesas. Por exemplo, uma taxa que seria aparentemente 1,4% ao mês pode gerar uma taxa real de 1,6% ao mês, quando incluídas todas as taxas na parcela.
Por não visar lucro, as cooperativas de crédito, como a Sicredi Pioneira RS, tem a preocupação de mostrar suas reais taxas de juro aos seus associados. A cooperativa não pratica altos spreads (diferença entre taxa de captação e de empréstimo), o que se reverte em benefício ao bolso do dono do negócio, que é o associado.
No final, os associados são beneficiados em dobro, pois pagam juros menores que a média do mercado e ainda recebem de volta parte do que pagaram, uma vez que a cooperativa distribui suas sobras.
A recomendação do Superintendente Regional da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, é para que o associado/cliente “sempre compare o valor da parcela que ele irá pagar em cada uma das instituições com que ele opera. Desta forma ele terá a certeza de ter feito o melhor negócio e ao menor custo”.
(Fonte: Sicredi)