Cooperativistas da Bolívia conheceram tecnologias da Embrapa
Um grupo de produtores associados à Cooperativa Agropecuaria Integral Colonias Okinawa, de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) , esteve nesta quarta-feira (11/6), na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). Eles conheceram técnicas e tecnologias desenvolvidas por esse centro de pesquisa.
Os cooperativistas demonstraram especial interesse pelo gado leiteiro, qualidade de carne bovina (gado de corte) e pela cana-de-açúcar. Esta última utilizada para alimentação animal.
Na Embrapa os bolivianos foram recebidos pelos técnicos César Cordeiro, Geraldo Maria da Cruz e Marco Aurélio Bergamaschi, que expuseram, entre outros itens, as diversas alternativas para a alimentação de bovinos no período da seca.
As técnicas possibilitam a manutenção da produção de leite e do ganho de peso durante a seca, mesmo com a redução do volume e da qualidade das pastagens. “O boi ‘sanfona’ não é uma fatalidade da natureza, pois hoje temos alternativas para manter a produção, eliminando assim a entressafra”, disse Marco Aurélio Bergamaschi.
Boi “sanfona” é a expressão usada para designar o boi que ganha peso somente na estação das águas e perde parte desse peso na seca, o que retarda o seu crescimento, atingindo assim o peso de abate com mais idade.
A Cooperativa Agropecuaria Integral Colonias Okinawa trabalha com pecuária de leite e de corte. Possui um lacticínio que produz leite integral, desnatado, iogurtes e bebidas lácteas, utilizando a marca “oki”. Os cooperados produzem também soja,, trigo, girassol, milho, sorgo, arroz e cana-de-açúcar. (Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste)