cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cooperja exporta mais para o mercado argentino

"

O mercado de banana ganhou força com o início das exportações para a Argentina.  Os produtores de Jacinto Machado (SC) e região estão satisfeitos com os resultados que já começam a aparecer. Segundo o responsável pela comercialização do produto, Ângelo Valdati Neto, associado da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), embora as vendas estejam iniciando, os resultados são positivos. “Já exportamos para o mercado argentino 242 toneladas de banana caturra. Estamos animados, pois a exportação abre uma nova opção de venda da nossa banana”, declara Valdati.

Os produtores estão apostando nas exportações, como forma de melhorar os tratos culturais e manejo pós-colheita. “Estou muito satisfeito e se depender de mim, continuaremos exportando. Não iremos abandonar o mercado interno, mas queremos continuar com esta parceria com a Argentina”, explica o bananicultor José Lourival Rosso. “Além disso, exportar é mais vantajoso, uma vez que tanto o peso da caixa, quanto a classificação dos frutos são feitos de maneira justa”, conclui.

Apesar de todos os atrativos deste mercado, de acordo com Valdati ainda é necessário aprimorar o manejo. “A região precisava de um mercado novo para a cultura da banana, afinal produzimos um volume grande. E para podermos atender bem os consumidores argentinos, é necessário que os bananicultores se dediquem mais em sua produção, que invistam no processo”, afirma Valdati.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperja Délcio Macarini, que fez os primeiros contatos entre a empresa exportadora VI-MA e os produtores da região, essa abertura de mercado é muito importante, pois também projeta a região como zona exportadora. “Acredito que este seja um incentivo aos produtores a melhorarem os tratos culturais e o manejo na colheita, conforme as recomendações, uma vez que visualizaram uma oportunidade melhor de ganhos com esse mercado”, finaliza o agrônomo. (Fonte: Cooperja)
 

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.