Cooperjovem será implantado em Jacinto Machado
Nos meses de novembro e dezembro a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) e escolas da região (E.M.E.B. Albino Zanatta, E.E.B. Abel Esteves de Aguiar, E.E.B. Jacinto Machado), disponibilizou aos professores várias capacitações, para possibilitar a implantação do Programa Cooperjovem em Jacinto Machado. Segundo a psicóloga da Cooperja, Janaina Cibien, o objetivo é a inserção do cooperativismo nas escolas.
Em novembro aconteceu a primeira etapa do treinamento em Criciúma, juntamente com cooperativas e escolas de outras regiões. O instrutor foi Ney Guimarães, que trabalhou o paradigma da cooperação no ambiente escolar; fundamentos do Cooperjovem, suas justificativas e sua razão de ser; historia e princípios do cooperativismo; e motivação para a implantação do programa.
A segunda etapa aconteceu em Balneário Arroio do Silva, e as palestras foram ministradas por professores da escola CEM (cooperativa educacional Magna), que já faz este trabalho. “Abordaram temas como: o Cooperjovem nos projetos da escola, dentro do PPP e transdiciplinaridade.
De acordo com a experiência desta escola, percebe-se que o Cooperjovem aproxima não somente o professor do cooperativismo, mas todos os integrantes do processo. Os alunos mudam, a comunidade se aproxima. A família e a escola são parceiras. Não é possível fazer com que o aluno absorva conhecimento sem a participação da família”, afirma Janaina.
(Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)