Cotripal é destaque em Educação Cooperativista
Um dos objetivos do programa foi estimular a sociedade a valorizar a expansão da cooperativa para o segmento industrial, o que vinha provocando resistências por parte da comunidade. Muitos moradores dos municípios da área de abrangência da Cotripal acreditavam que a cooperativa devia se restringir à armazenagem e comercialização de grãos, sem investir nos setores de indústria, comércio e prestação de serviços.
Outro foco do projeto era incentivar a permanência dos jovens no campo, evitando o êxodo rural e contribuindo para o crescimento da cooperativa. Com o programa, as pessoas puderam conhecer e compreender melhor a ideologia e prática cooperativista. Assim, a sociedade passou a compreender mais claramente a filosofia e os objetivos do cooperativismo e valorizar a geração de emprego e renda promovida pela industrialização da Cotripal.
O programa é voltado para toda a comunidade escolar, pública e privada, desde o ensino fundamental até o segundo grau. Portanto, o processo envolve pais, mestres, alunos e funcionários das escolas. Além disso, todas as atividades são desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios. Atualmente, o programa opera com 63 escolas e atinge cerca de 14 mil alunos. A idéia é formar agentes multiplicadores.
Hoje, há também um plano sistematizado de treinamento em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Este trabalho conta com a intercooperação do Sicredi Panambi/Condor e com recursos do Sescoop/RS.
Cotripal – A Cotripal nasceu das aspirações e ideais de 29 agricultores, em 1957, que uniram esforços para viabilizar a comercialização de trigo. Hoje, com cerca de três mil associados, a cooperativa detém um dos maiores patrimônios líquidos entre as cooperativas do estado do Rio Grande do Sul e gera mais de 1 mil empregos diretos. A Cotripal conta, em sua estrutura, com dez unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos com capacidade para 400 mil toneladas, equipadas com tecnologia de ponta e controle avançado de qualidade. Trabalha também com quatro supermercados, quatro lojas de departamentos e três postos de combustíveis. Além disso, tem duas indústrias, uma fábrica de ração de animais e um frigorífico. Suas principais atividades são: varejo, indústria, prestação de serviços, recebimento e comercialização de grãos. Fechou o ano de 2006 com 2.856 associados e hoje conta com mais de três mil sócios.