Curso orienta sobre alterações na legislação fiscal
Trinta e cinco profissionais de cooperativas do oeste catarinense participaram do Curso “Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ) e Tributação das Sociedades Cooperativas”, nesta semana, no Mogano Business Hotel, em Chapecó. Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, a capacitação teve por objetivo apresentar as alterações na legislação fiscal e orientar sobre o correto preenchimento na DIPJ.
O curso foi ministrado pelo contador, administrador e instrutor de cursos para cooperativas e docente da especialização em cooperativismo na Unisinos, Dorly Dickel. A carga horária foi de 12 horas-aula.
A DIPJ é uma obrigação tributária exigida anualmente nos termos estabelecidos pela legislação do Imposto de Renda. Dickel orientou sobre as principais alterações nas normas fiscais, SPED contábil e fiscal (ECD e EFD), entre outros. Também foi abordada a apuração do resultado tributável, que visa apresentar o ato cooperativo, o resultado das aplicações financeiras, tratamento (IRF) e apuração do resultado tributável (ato não cooperativo).
A programação envolveu, ainda, o tema “Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”, que apresentou a compensação de tributos e contribuições, juros sobre o capital social, compensação de prejuízos fiscais, dedutibilidade de despesas, resultados não operacionais IR e CSLL pagos por estimativa e tratamento dos ajustes de exercícios anteriores. Dickel orientou sobre o correto preenchimento da DIPJ, abordando tópicos como o cruzamento de informações na DIPJ e outras declarações, além de esclarecimentos sobre preenchimento das principais fichas da DIPJ. A parte prática envolveu a escrituração parte “A” do LALUR, escrituração parte “B” do LALUR e base de cálculo da Contribuição Social. (Fonte: MB Comunicação)