Dia de Campo de Verão da Cocamar acontece esta semana
Levar novas tecnologias ao campo para mantê-lo atualizado não é uma tarefa simples. Afinal, a cada ano chega ao mercado uma profusãode novidades que podem significar o próximoo futuro dos agricultores em seus negócios. Mas o grande desafio não é só desenvolver novos conhecimentos, mas també fazer com que os produtores os coloquem em prática.
É aí que entram os Dias de Campo, verdadeiras vitrines tecnológicas, como o que a Cocamar promove nesta quarta e quinta-feira, (2 e 3/2), em sua nova Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) em Floresta, ao lado da PR-317, que liga Maringà a Campo Mourão.
No final de 2009, a cooperativa investiu na compra de 15 alqueires para ampliar o seu principal espaço demonstrativo, que em 2010 foi usado pela última vez, após muitos anos, situada próxima o ao Aeroporto Regional de Maringá.
Nos dois dias, a programação se estende das 9 às 17h, com a participação reservada a associados convidados, cuja visita é previamente agendada pelas unidades. A proposta é fazer com que o aproveitamento seja o melhor possível.
Parceiros
Cinquenta parceiros participam juntamente com a Cocamar de demonstrações diversas no Dia de Campo de Verão, com o objetivo de orientar o produtor de soja e milho a produzir mais e melhor. Há uma série de tecnologias direcionadas a esses cultivos, entre elas variedades mais produtivas, além de práticas para potencializar os resultados da lavoura.
O engenheiro agrônomo Mário Ricardo Pinto Mendes, da UDT, relaciona 36 empresas de defensivos, sementes, fertilizantes, corretivos e outros produtos, e 14 de máquinas, pneus e lubrificantes. Os visitantes poderão avaliar 58 cultivares de soja (das quais 54 transgênicas e 4 convencionais) plantadas em épocas diferentes, e 64 híbridos de milho (46 transgênicos e 18 convencionais). Segundo ele, uma dinâmica de máquinas, com pulverizadores, estarão entre as novidades.
(Fonte: Cocamar)