Embrapa Pecuária Sudeste treinará técnicos da Itambé
A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – Itambé (Belo Horizonte, MG) firmaram convênio pelo qual pesquisadores da Embrapa darão treinamento e cursos, em irrigação de pastagens, a técnicos dessa cooperativa central.
O acordo prevê a capacitação de 20 técnicos da Itambé, em curso de 36 horas, a ser realizado na Cooperativa Regional dos Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete, filiada à cooperativa central Itambé), além de cinco visitas de acompanhamento, em propriedades de cooperados, escolhidas pela Itambé, nos municípios de Abaeté, Araxá, Bom Despacho, Pompeu e Sete Lagoas, todos em Minas Gerais.
O pesquisador Fernando Campos Mendonça, da Embrapa Pecuária Sudeste, diz que o curso e as visitas seguirão a metodologia do projeto Balde Cheio, dessa Unidade da Embrapa. As propriedades funcionarão como salas de aula para os extensionistas, que poderão aprender a utilizar a irrigação de pastagens e multiplicar esses conhecimentos junto a outros produtores. “Vamos acompanhar todas as etapas do processo, como o projeto, a implantação e o manejo, com monitoramento do trabalho e do aumento de produtividade”, pondera Fernando Mendonça. Cada visita técnica de acompanhamento dessas propriedades terá duração de uma semana.
Desde 2005 a Embrapa Pecuária Sudeste realizou 35 cursos / treinamentos sobre irrigação de pastagens, instruindo mais de 900 produtores e técnicos.
A cooperativa central Itambé é a maior indústria de lácteos de capital nacional, tem como filiadas 29 cooperativas em Minas Gerais, uma em São Paulo e uma em Goiás, com um total de 9 mil cooperados, cinco fábricas, das quais quatro em Minas e uma em Goiás. Possui 3.450 funcionários e exporta para 62 países. (Fonte: Embrapa)