Encontro pedagógico reúne coordenadores e professores para dar novos rumos ao programa
Aprimorar e traçar novos rumos para o Programa Cooperjovem no Espírito Santo. Estes foram os objetivos da reunião realizada na sexta-feira (24/7) e sábado (25/7), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Espírito Santo, em Vitória (ES). Cerca de 50 pessoas entre coordenadores e professores de cooperativas educacionais e da escola pública Irmã Adelaide Bertochi, que fazem parte do programa, participaram do encontro pedagógico.
O superintendente do Sescoop/ES, Carlos André de Oliveira, disse, durante a abertura do encontro, que é fundamental que os educadores de cooperativas educacionais queiram promover o cooperativismo, e que o encontro é o momento de refletir sobre a atuação nesse sentido. “O programa precisa de algumas melhoras, e cooperativas de pais de alunos e professores tem que ter como prioridade a disseminação da cultura da cooperação nos jovens para que o programa evolua. Por isso, temos que iniciar um profundo processo de reflexão para que possamos discutir os erros, acertos e fazer com que o programa vá à frente”.
A agente de Capacitação do Sescoop/ES, Patrícia de Souza, iniciou as atividades esclarecendo o propósito do programa de despertar nos educadores e principalmente nos alunos, desde a base de sua educação, a consciência da cooperação. Ela ressaltou que o momento é de ajustes.
Para Patrícia, a reunião teve um resultado positivo, com a definição de novos rumos para o programa. “Com o encontro conseguimos traçar novos rumos para o programa definindo o perfil que tem que ser trabalhado, e ações estratégicas a serem implementadas como um cronograma com reuniões mensais, de agosto a dezembro, para alinhamento de ações coletivas”, afirmou a agente de Capacitação do Sescoop/ES.
Cooperjovem - O Programa Cooperjovem foi adotado pelo Sescoop com o objetivo de fomentar a cultura cooperativista entre alunos do ensino fundamental. Clique aqui e conheça o programa (Com informações do Sescoop/ES)