cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Estratégica: qualidade no atendimento e ações inovadoras

"

“Criando futuro há 150 anos”. Assim, tem trabalhado o primeiro banco cooperativo da Alemanha - o VR-Bank -, localizado em Neuwied, sempre com o objetivo de atender às necessidades dos seus sócios e clientes. “Uma empresa antiga, mas orientada para o futuro, que tem como meta ser a primeira em todos os produtos e serviços que oferece”. Com essas palavras, o diretor da organização Franz Jürgen Lacher, falou aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), durante uma visita à cooperativa, em sua cidade-sede.    

Fusões – “Hoje, nós contamos com 20,3 mil associados e 47 mil clientes, e a nossa intenção é aprimorar a rentabilidade de todos eles, garantindo, também, a saúde financeira da nossa instituição. Nossos ativos chegam a 671,2 mil euros e o patrimônio administrado, a 1,4 milhões. Essa robustez foi conquistada durante todos esses anos de trabalho, a partir das estratégias adotadas pelo banco, entre as quais, destacam-se os processos de fusão. A ideia é juntar esforços, como propõe o cooperativismo. O que um sozinho não consegue, muitos conseguem. A partir dessas medidas, nós ganhamos ainda mais força”. 
 
Estratégias – “Para potencializarmos os negócios, buscamos, sempre, aprimorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, contanto, é claro, com o comprometimento e a qualificação dos nossos colaboradores. Durante dois anos, ocupamos a primeira posição na praça no item “qualidade de atendimento”. A intenção é manter ou, ainda, aumentar o nosso desempenho, investindo em propostas inovadoras, em boas ideias, bons e novos produtos”. 
 
Auditoria – Característica comum aos bancos cooperativos alemães, os procedimentos de controle aplicados pela área de auditoria têm uma participação importante no sucesso da organização. “O principal objetivo é evitar perdas, mantendo a solvência do banco, aumentando sua capacidade de resistir a momentos de turbulência, a crises. Além disso, a área atua preventivamente, no sentido de assegurar a observância aos marcos regulatórios e o cumprimento à política de negócios do banco. Adicionalmente, nossa auditoria interna contribui sistematicamente para o planejamento estratégico da organização, participando das reuniões de definição, além de assessorar constantemente o conselho fiscal e a diretoria. O trabalho é totalmente estratégico, por isso a necessidade de colocá-la próximo à diretoria no organograma”. 
"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.