Fepale elege presidente brasileiro
Ao tomar posse, Vicente Nogueira ressaltou sua disposição para se dedicar ao crescimento do setor leiteiro no continente e a sua participação no comércio mundial. “As práticas desleais de comércio no mercado internacional de leite impedem o crescimento das exportações dos países membros da Fepale, que estão entre os mais competitivos do mundo”, declarou. Para ele, o apoio dado a um presidente brasileiro representa o reconhecimento da importância do Brasil para a atividade leiteira pan-americana.
O novo presidente brasileiro assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da Fepale. Ele também citou como prioridade o crescimento da participação da Federação nas Américas Central e do Norte e ampliação das áreas de capacitação e informação da entidade, cuja equipe atua na sede, em Montevidéu, no Uruguai.
A Fepale reúne empresas, instituições, públicas e privadas, do setor lácteo das Américas. Criada em 1991, tem como principal objetivo fomentar o setor leiteiro por meio da identificação de interesses comuns, além de atuar como foro de divulgação das instituições na cadeia láctea. A Federação Pan-americana de Leite conta com membros da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Também participam membros de outros países, como Austrália, Dinamarca, Espanha e Holanda.