Livro apresenta cenários para os próximos anos
O segundo cenário, denominado Leite, a Nova Estrela do Agronegócio, mostra que a Região Sudeste continuará sendo a principal região produtora, seguida da Região Sul, que diminuirá a diferença. Dentro desse cenário, o produto adquire contornos mais próximos dos verificados em outros países como Nova Zelândia e Estados Unidos, com produção ancorada na escala e na eficiência de custos.
Já o terceiro cenário, O Futuro Desperdiçado, foi formulado a partir da percepção de alguns especialistas de que o setor não conseguirá superar como deveria os atuais desafios. O que se vislumbra neste contexto é que a produção crescerá notadamente nas áreas de fronteira, muito mais por falta de opção de agricultores sem assistência e alternativas econômicas do que por atratividade como negócio.
O quarto cenário, intitulado Agricultura Familiar e Competitiva, apresenta a pujança do setor leiteiro, que crescerá mais do que na média histórica, ancorado na agricultura familiar, principalmente na região Sul, que quase se equiparará ao Sudeste em quantidade produzida. As crescentes exigências ambientais e sanitárias serão bem assimiladas pelo setor, permitindo ampla inserção internacional.
Os autores da publicação de 189 páginas são: Paulo Martins, pesquisador e chefe da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Carvalho, diretor-da AgriPoint; James Wright, professor da FEA/USP e Renata Sper, coordenadora Adjunta da Fundação Instituto de Administração (FIA) e professora de administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.