Ministro se mostra sensível a pleito das cooperativas
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, se comprometeu em atender as reivindicações feitas por representantes do setor cooperativista na última sexta-feira (16/1), em reunião organizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba (PR) . "Ele se mostrou bastante sensível às nossas reivindicações e prometeu agilizar a execução das medidas", afirmou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. Participou ainda do encontro o secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini.
A Ocepar entregou ao ministro um documento com diversas propostas para enfrentar os problemas causados pela estiagem nas lavouras do Paraná. De acordo com levantamento feito pela organização, as perdas provocadas pela seca estão estimadas em 6,3 milhões de toneladas, com redução de 29,6% nas safras de soja, milho e feijão. Também foram apresentados pleitos de combate à crise econômica e de apoio ao setor cooperativista. Abaixo, a íntegra do documento.
Consciência - O ministro afirmou estar ciente das dificuldades dos agricultores e da necessidade de agilizar o pagamento dos seguros, refinanciar dívidas para produtores atingidos pela seca e suprir o financiamento para novos plantios. "A maior parte das reivindicações apresentadas pelo setor cooperativista já deveria estar sendo operacionalizada pelos bancos, não seria preciso novas intervenções. Percebo que existe uma distância grande entre a decisão e a execução. Os gerentes são instruídos a cobrar e deixam em segundo plano o cumprimento das resoluções de renegociação", afirmou Stephanes.
"Também estamos cientes da necessidade de fortalecer as cooperativas, principalmente no que diz respeito ao capital de giro. As cooperativas são o principal instrumento de comercialização, e o reforço de recursos deve ser feito com urgência", completou o ministro. (Fonte: Ocepar)