cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Ocesp participa de diagnóstico da cadeia do leite

"

A cadeia leiteira de São Paulo uniu-se para fazer um diagnóstico do setor. O objetivo é identificar os motivos da redução da produção no Estado. "Queremos entender o que está ocorrendo com o leite em São Paulo, do produtor ao consumidor", explica o assessor técnico da Ocesp, Yuri Costa de Oliveira. Embora seja o maior consumidor de leite do País (consome 32,4% da produção brasileira), a produção paulista hoje é incipiente, cerca de quatro vezes menor do que a demanda. De acordo com dados do estudo, em 2004 o Estado produziu 1,7 bilhão de litros e consumiu 7,6 bilhões. Ou seja, o Estado tem grande potencial para crescer.

Segundo Oliveira, o objetivo do projeto é retomar ou pelo menos manter os níveis atuais da produção de leite no Estado. 'Queremos resgatar a cadeia.' Há dez anos, diz, São Paulo era responsável por 11% da produção nacional. Hoje, representa apenas 8%.

Na primeira etapa do estudo, chamada de Tomografia do Leite em São Paulo, verificou-se que a cadeia leiteira brasileira movimentou US$ 66 bilhões em 2004. 'É mais do que movimentou a cadeia da laranja', diz.
Para ele, um dos principais problemas em São Paulo é que o produtor não agrega valor ao produto. 'Isso é essencial para manter-se na atividade e as cooperativas são a principal ferramenta para o produtor, principalmente os pequenos', diz Oliveira, destacando que as cooperativas são ainda instrumento importante de garantia de preço para o produtor.

As entidades envolvidas no estudo estão iniciando a segunda fase do projeto, que deve durar sete meses. De acordo com Oliveira, nesta etapa a meta é delinear projetos, linhas estratégicas, definir ações e seus responsáveis e montar um cronograma de implementação. (Fonte: O Estado de São Paulo)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.