Ocesp recebe o dobro de pedidos de registro de cooperativas
Ocesp recebe o dobro de pedidos de registro de cooperativas
Nos três primeiros meses de 2006, 41 novas cooperativas entraram com pedido de registro na Ocesp. O número representa um crescimento de 95% em relação ao mesmo período de 2005, quando 21 cooperativas procuraram a entidade. Entre os ramos, o maior interesse foi das cooperativas de Trabalho (41% do total), seguidas por Saúde (19%), Transporte e Crédito (12%), além de Agropecuário, Produção e Habitacional (5%).
O processo de registro na Ocesp leva cerca de 60 dias. Neste período, os técnicos analisam os documentos, sugerem adequações no processo de gestão do empreendimento e no estatuto. Após os eventuais ajustes, a cooperativa está apta a receber seu registro provisório e é monitorada durante um ano - prazo em que deve comprovar seu alinhamento legal e institucional com as regras e princípios cooperativistas. Caso não cumpra os requisitos, o registro é cancelado, mas o processo pode ser iniciado novamente.
A Ocesp presta assessoria especializada para orientar grupos interessados em constituir cooperativas. Em 2005, dos quase 2 mil atendimentos prestados pela área, 21% se destinaram para a constituição de novos empreendimentos. O setor jurídico auxilia na preparação dos documentos antes da formalização do processo na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
“O número de solicitações tem aumentado não só pela sanção da lei cooperativista estadual, que reforça a obrigatoriedade do registro na Ocesp, mas principalmente pela credibilidade conquistada pela organização com um trabalho de qualidade na orientação técnica para a viabilização e adequação da cooperativa”, observa a superintendente da Ocesp, Fernanda Juvêncio.
Mais informações sobre o processo de constituição e registro pelo telefone 11 5576-5965 ou ainda no site www.portaldocooperativismo.org.br. (Fonte: Ocesp)