Ocesp registra aumento no número de filiadas
São Paulo (12/02) - Em 2012, 14 cooperativas registraram-se na Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). Ano passado, esse número subiu para 86, segundo o relatório da própria instituição. De acordo com o coordenador Jurídico da Ocesp, Paulo Gonçalves Lins Vieira, alguns fatores contribuíram para esse crescimento de 614%.
“O acordo com a Cecresp, a Fecotransp e com as Unimeds contribuíram para o aumento nesse processo de registro das cooperativas”, argumenta. "Esses acordos tiveram como objetivo promover o registro das cooperativas. As Centrais e Federações fizeram um trabalho de conscientização sobre a importância do registro junto às suas filiadas", explica.
Desde que entrou em vigor, em novembro de 2012, a Resolução nº 12, da Junta Comercial de São Paulo, que obriga as cooperativas a se registrarem na Ocesp também ajudou no incremento dos registros. “Com certeza, a deliberação contribuiu para o atual cenário, mas outras circunstâncias também atuam nesse crescimento, como a expectativa das cooperativas de transporte para uma licitação pública, que tem como exigência o registro na Ocesp”, pontua Paulo Vieira.
O ramo Transporte, inclusive, foi bastante representativo no número de registros de 2013 (20 cooperativas), atrás apenas do Ramo Crédito, com 28 cooperativas registradas. “As cooperativas de crédito, mesmo não sendo obrigadas de se registrarem, defendem que a vinculação se trata de uma aproximação estratégica e não apenas uma obrigatoriedade legal”, explica. (Assimp Sistema Ocesp)