Paraíba e Minas realizam intercooperação
Durante o encontro, os convidados assistiram uma palestra proferida pelo gerente técnico da Ocemg, Carlos Eduardo Ávila, que apresentou os principais dados do censo realizado junto às cooperativas mineiras em 2005. Foram divulgados os números relativos aos ramos do cooperativismo estadual, das principais atividades do setor, número de cooperados e a participação no PIB de Minas, que hoje corresponde a 7% do total.
“O intercâmbio é um mecanismo importante de cooperação. A gente aprende e ensina muitas coisas”, define o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato. Agostinho dos Santos, por sua vez, considerou a visita extremamente positiva. “Ficamos impressionados com o grau de organização que o cooperativismo mineiro conseguiu alcançar. Levaremos boas experiências para o nosso estado”, avaliou Agostinho.
Em Minas Gerais, desde a segunda-feira, (11/12), a presença da comitiva paraibana também cumpriu outro objetivo, o de buscar conhecimentos para a implantação da primeira cooperativa de cachaça na Paraíba. “Visitamos produtores de cachaça artesanal do Vale do Jequitinhonha, Betim e Ouro Preto. Recebemos todo o apoio e instrução da Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Alambique de Minas Gerais”, conclui Agostinho. (Fonte:Ocemg).
"