Pedro Afonso/TO terá posto de classificação de produtos de origem vegetal
Pedro Afonso (1º/9) – Em até 60 dias deve ser implantado um Posto de Classificação de Produtos de Origem Vegetal em Pedro Afonso. A unidade será credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A conquista é fruto de uma parceria firma entre a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), responsável pela cessão dos equipamentos, e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), a quem cabe disponibilizar o local para funcionamento do posto.
Em breve será assinado um termo de cooperação técnica, onde serão elencadas todas as atribuições das duas instituições. Esse será o quarto posto do Tocantins, os outros funcionam em Palmas, Paraíso do Tocantins e Gurupi. Quando estiver funcionando o posto atenderá produtores de Pedro Afonso e região, e nele serão classificados grãos como soja, milho, sorgo, entre outros produtos.
Na tarde da quarta-feira, 27/8, foram definidos os últimos detalhes para a implantação do Posto de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, durante reunião com a participação da equipe da Diretoria de Fomento Agropecuário da Seagro, e integrantes da diretoria da Coapa. Na ocasião ficou definido que a unidade funcionará no mesmo prédio onde está localizada a loja agroveterinária da Coapa, em salas que serão adaptadas para atender as exigências do MAPA.
Também foi anunciado que o técnico agrícola Fernando Antônio Teixeira, será o responsável pelo posto. Em breve ele participará de um curso de qualificação, em local a ser definido.
VALORIZAÇÃO – A classificação é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.
“Para o produtor a vantagem é que a classificação oficial garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso, exportados principalmente para o exigente mercado externo”, avaliou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
Para o diretor de Fomento Agropecuário da Seagro, José Américo, o posto de classificação será importante para fortalecer a cadeia produtiva da região.