Presidente da Ocesp reúne-se com o Secretário do Trabalho e Emprego de SP
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande,acompanhado pelos superintendentes Aramis Moutinho Jr. e José Henrique Galhardo, além de gerentes e técnicos em cooperativismo da instituição, foi recebido pelo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, na semana passada. Em pauta, o Decreto 55.938, publicado no dia 22 de junho, que impede as cooperativas de trabalho e transporte de participar de licitações promovidas pelo estado. Os representantes da Ocesp fizeram uma apresentação institucional sobre o cooperativismo e solicitaram o empenho do secretário para reverter o decreto, que coloca em risco a renda de milhares de famílias.
A Ocesp entregou ao secretário um documento contestando o decreto, que também foi entregue na Casa Civil, aos cuidados do secretário Luiz Antonio Marrey, e diretamente no gabinete do governador Alberto Goldman. Além de reforçar a legalidade e a legitimidade do cooperativismo na sociedade, o presidente da Ocesp colocou-se à disposição do secretário para estudar formas de garantir a qualidade das cooperativas. “Inclusive, apresentamos o Programa Nacional de Conformidade (PNC), que estabelece padrões de conformidade para as cooperativas de trabalho de acordo com a legislação brasileira e os princípios cooperativistas”, conta Del Grande. “O secretário mostrou-se preocupado com a nossa situação e uma solução política ainda é possível. Vamos aguardar um pouco mais”, diz o presidente da Ocesp.
O diretor do Ramo Transporte da Ocesp, Rubens da Silva, comenta que o decreto surpreendeu a todos. “Não esperávamos por esse golpe. A medida já prejudicou cooperativas que têm contratos em andamento com diversas secretarias do estado. Além de não poder participar de novas licitações, muitos órgãos não estavam renovando os contratos. A situação é extremamente grave”, diz o diretor. (Fonte: Ocesp)
"