Programa ambiental da Aurora forma 15 mil crianças
De maio a novembro de 2010, a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) e a Fundação Aury Luiz Bodanese desenvolveram o projeto “A Turminha da Reciclagem nas Escolas 2010”, com o objetivo de expandir a ideia da preservação ambiental. O projeto recebeu apoio do Sescoop/RS e das cooperativas gaúchas Cotrisal, Cotrijal e Cotrel.
Nesta semana, no auditório da Associação Comercial Indústrial Serviços e Agronegocios de Sarandi (ACISAR), em Sarandi (RS), ocorreu um café da manhã para apresentar os resultados do programa “A Turminha da Reciclagem” neste ano. A iniciativa demonstra a responsabilidade e o compromisso socioambiental com a comunidade.
A coordenação ficou centralizada na unidade da Aurora de Sarandi, com a professora Patrícia Signor, apoio da equipe da Fundação Aury Luiz Bodanese e supervisão da Unidade de Sarandi.
O trabalho foi desenvolvido com alunos de escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos municípios de Sarandi, Erechim e Não Me Toque, envolvendo em torno de 15 mil alunos que foram transformados em agentes de conscientização dos pais, familiares, escola e comunidade.
“Este trabalho adquire uma dimensão extremamente maior, à medida que as crianças acolhem a ideia do projeto, são capazes de exercer forte influência conscientizadora sobre a família e toda a sociedade. É importante iniciar este trabalho socioambiental com esta geração que terá a missão de tornar nosso mundo mais sustentável e ciente da importância de preservarmos e antes de tudo, respeitar a vida existente sob o planeta”, observou Patrícia.
Foram alcançadas mais de 100 escolas, que receberam a visita do projeto, e foram estimuladas a realizar práticas que objetivam a preservação e cuidado com o meio ambiente, separação do lixo e reciclagem. O tema foi tratado de forma lúdica, dinâmica e prática, aproximando ao máximo os problemas ambientais da realidade dos alunos, exemplificando com ações do dia a dia, que mostram que cada um pode ajudar a salvar o planeta, começando a separar o lixo que produz.
“A Turminha da Reciclagem representa uma importante ação social e marca a presença da Aurora Alimentos e Fundação ALB na sociedade onde estão inseridas no RS. Um reconhecimento, aceitação e apoio que fortalecem a marca e o espírito cooperativo da Aurora e de seus parceiros junto a comunidade”, ressaltou a supervisora administrativa da Unidade Aurora de Sarandi, Claudia Pasquali.
Os participantes receberam um livro, adesivos e uma carteirinha, que concede descontos em mais de 50 livrarias. Para as escolas, foi entregue um CD com as músicas e um jogo com lixeiras adaptadas para a separação de cada resíduo, transformando a escola no primeiro lugar onde os alunos possam se habituar a fazer a separação.
“Achei o projeto muito legal, porque desde pequeno nós já reciclamos o lixo e assim, ajudamos o meio ambiente. O que eu também gostei foram as músicas, o ratão e todos os personagens da Turminha da Reciclagem. Se pudesse, gostaria que todos os lixos fossem para as lixeiras certas para reciclar, assim o mundo seria melhor”, disse o aluno João Vitor Rohr, do 4º ano da escola Piero Sassi de Carazinho.
Em menos de oito meses, foram percorridos em torno de 8.000 quilômetros para levar a essência do cooperativismo e consciência ambiental até as crianças. Estima-se que, se cada criança participante falar da Turminha da Reciclagem para pelo menos três pessoas, os nomes do projeto e da Aurora chegarão a mais de 45 mil pessoas.
“O projeto é uma semente que plantamos no coração de cada aluno participante e um reflexo da preocupação ambiental de todas as empresas envolvidas. Fazer a criança entender que o meio ambiente faz parte da nossa vida e que, cada atitude que realizamos hoje tem reflexos por gerações, é um processo importante para que se construa uma sociedade mais preocupada com o outro, com o planeta e com as consequências de seus atos. Pois preservar o meio ambiente é uma opção de vida”, finalizou Patrícia.
(Fonte: Ocesc)