Projeto capacita rendeiras no Agreste
Introduzido no Brasil por freiras européias, o bordado em Renascença difundiu-se rapidamente no Nordeste. Esse tipo de renda, tradicional em municípios do Agreste pernambucano, é base de um projeto desenvolvido pela unidade de Pernambuco do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PE) que visa capacitar mulheres ligadas a cooperativas no interior do Estado, valorizando a arte e a cultura da região.
O projeto Linhas que Traçam Rendas teve início em Pesqueira, na última segunda-feira (4/8), e foi levado a Limoeiro (PE), nesta quinta-feira (7/8). A proposta é qualificar rendeiras e costureiras nas áreas de criação, modelagem e montagem de peças de vestuário, a partir de tipologias do bordado em Renascença. As rendas desse tipo são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes em que predomina um intricado de códigos de nós, pontos e entrelaçados.
Em Pesqueira, o projeto beneficia costureiras e rendeiras ligadas à Cooperativa Mista dos Artesãos do Agreste e do Sertão de Pernambuco (Comaspe). A expectativa das participantes do curso é que a capacitação proporcione um aumento na renda, a partir da melhoria da qualidade das peças. Segundo a superintendente do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa, a modelagem e a criação das peças são as grandes dificuldades das rendeiras e costureiras inscritas no projeto. “Elas, hoje, fazem suas rendas replicando modelos antigos”, frisa Cleonice.
No município de Limoeiro, a iniciativa deverá beneficiar mulheres, ligadas à Cooperativa de Produção Artesanal e Industrial de Limoeiro (Cooparmil). A previsão é que o curso seja concluído em dezembro deste ano. Estão programados sete módulos: criação, modelagem, montagem (dois módulos) e cooperativismo e qualidade de vida.
Com duração de 160 horas/aula, o curso será ministrado pela estilista cearense Maria Icléa dos Santos Coutinho, que atua como consultora de empresas do setor de vestuário e presta apoio a unidades produtivas artesanais. Para a estilista, o diferencial oferecido pelo curso é a criação de modelos do vestuário feminino com nova modelagem. (Fonte:Sescoop/PE)