Santa Catarina impulsiona ações do programa de formação juvenil
Diversas ações do programa de formação juvenil (Cooperjovem) estão em andamento no Estado de Santa Catarina. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o Cooperjovem tem por objetivo fortalecer o cooperativismo através da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.
A atividades do Cooperjovem em 2011 tiveram início no mês de janeiro. O cronograma de fevereiro inicia nesta quinta-feira, dia 10, às 14 horas, na Fundação Cultural Camponovense, em Campos Novos/SC, com reunião para implantação do Cooperjovem no município, em parceria com a COOPERCAMPOS, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal.
No dia 19, às 16 horas, haverá cerimônia de lançamento do programa, em parceria com o SICOOB CREDIJA, no salão comunitário do bairro Arizona, em Jacinto Machado/SC. No dia 24, às 20 horas, acontece cerimônia de lançamento, em parceria com a COOPERJA, no Clube Gávia, também em Jacinto Machado/SC.
No período de 23 a 25 de fevereiro será realizada a 2a etapa do curso de formação de professores do Programa Cooperjovem, em parceria com a COOPERA. As aulas serão na pousada Guellere, em Nova Veneza/SC, das 08 às 17 horas, e serão ministradas por instrutores da Cooperativa Educacional Magna (Colégio CEM) de Concórdia/SC.
O cronograma de fevereiro encerra no dia 26, a partir das 9 horas, com cerimônia de lançamento do Cooperjovem, em parceria com o SICOOB CREDIPLANALTO, na Escola Estadual Básica Alinor Vieira Corte, de Papanduva/SC.
Em 2010, o Cooperjovem passou por uma nova proposta de estruturação do processo metodológico e de implementação na rede de ensino público municipal e estadual de Santa Catarina. As inovações, segundo a coordenadora Patrícia de Souza, foram orientadas para o fortalecimento e expansão do programa para as escolas que já participam e para as escolas que estão aderindo.
Esse trabalho começou a ser desenvolvido em março de 2010, com base em um levantamento de informações, visitas e reuniões realizadas nas escolas integradas ao programa desde a sua implantação em 2001 no Estado.
O Cooperjovem envolve mais de 200 professores capacitados e preparados para executar o programa que beneficia, anualmente, mais de 5.000 alunos do ensino fundamental.
(Fonte: Ocesc-Sescoop/SC)