Sindicato e cooperativa se unem para ampliar benefícios aos produtores
As duas principais organizações catarinenses de defesa dos produtores integrados – o Sincravesc (Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina), Chapecó, e a Cooperavisu (Cooperativa Regional de Produtores de Aves e Suíno), com sede em Joaçaba) – firmaram na última semana um acordo de cooperação para estender uma rede de benefícios aos produtores rurais do oeste catarinense.
A parceria foi anunciada pelo sindicalista Valdemar Kovaleski e pelo cooperativista Orestes Vidal Guerreiro, em Joaçaba, e será imediatamente operacionalizada. O acordo prevê que a Cooperativa instalará delegacias regionais em Concórdia e em Chapecó, na área de atuação do Sindicato, onde disponibilizará um plano de benefícios à cerca de 3 mil criadores integrados das indústrias de processamento de carne.
Entre os benefícios que serão disponibilizados destacam-se o plano de saúde Unimed para a família do produtor rural e a cobertura de sinistros em aviários e criatórios de suínos através de fundo próprio, formado pela contribuição dos associados.
Os produtores contarão, também, com o serviço de escavações e terraplenagem (para açudes, aviários e estradas) através de quatro patrulhas agrícolas mecanizadas, cada uma delas formada por escavadeira hidráulica, trator de esteira, caminhão para transporte de máquinas, trailler para acomodar os operadores e caminhonete-comboio.
O presidente da Cooperavisu, Orestes Guerreiro, explica que a adesão ao plano de benefícios da cooperativa não implicará custos.
O criador poderá optar em ser sócio patrimonial ou não. Para cobrir o plano de saúde e o fundo de sinistros, o associado contribuirá com 3%, do valor do lote, o que representa menos de 15 reais por dependente no plano de saúde.
A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) informou que a eventual participação das indústrias avícolas no custeio do plano de saúde será discutida no âmbito do Comitê Paritário Criador/Indústria. (Fonte: MB/Comunicação)