Temporal deixou mais de cinco mil associados da Certel sem energia
O ciclone extratropical que atingiu o estado do Rio Grande do Sul na madrugada de terça-feira (22/7), prejudicou o fornecimento de energia elétrica aos associados da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel). Em torno de 5,4 mil consumidores de Lajeado (bairro Universitário, Picada Scherer e Conventos), Santa Clara do Sul (Alto Arroio Alegre, Chapadão e São Vitor), Progresso, Marques de Souza, Sério, Capitão, Pouso Novo, Salvador do Sul e Teutônia, sentiram o desconforto da falta de luz causada pelo temporal.
O telefone gratuito 0800 516300, recebeu cerca de 450 ligações de associados solicitando atendimento das equipes de plantão. O vice-presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, disse que 20 equipes, com mais de 80 profissionais, entre eletricistas, eletrotécnicos, engenheiros e atendentes de call-center, se mobilizaram para atender aos associados e restabelecer a distribuição de energia elétrica com qualidade e segurança. “Os trabalhos se estenderam da 1h da manhã às 16h, quando a distribuição foi totalmente normalizada”, ressalta.
Hennemann destaca que, nos casos de vendavais, uma das principais causas das interrupções é o conflito de árvores com a rede elétrica. “Com a intensidade dos ventos, os galhos atingem os cabos de energia e afetam o fornecimento. Ele reitera o pedido de que o associado respeite a faixa de domínio, de cinco metros para cada lado da rede elétrica, na hora de plantar árvores. A opção por espécies de pequeno e médio porte para estes locais também é recomendada”, orienta Hennemann. A Certel conta com profissionais treinados para a realização de podas em árvores que estejam próximas à rede elétrica. (Fonte: Certel)