cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Unimed Catanduva alerta: consumo de anabolizantes pode causar câncer

"

Catanduva (22/11) - O consumo de anabolizantes pode causar câncer? A resposta é: sim! O assunto foi trazido à tona na semana passada, depois que a participante do Big Brother Brasil 2011 (programa da Rede Globo de Televisão), Maria Melilo, assumiu ter descoberto um câncer no fígado devido ao uso excessivo de hormônios esteroides que, teoricamente, garantiriam um corpo perfeito. Porém, o oncologista, Ayder Anselmo Vivi, médico cooperado da Unimed Catanduva, alerta para o mal que os anabolizantes podem causar. “Não somente o câncer de fígado, mas também de mama, de testículos e suprarrenal, entre outros”, afirmou.

O câncer de fígado da ex-BBB, denominado  Hemangioendotelioma epitelióide hepático, é raro e atinge um em cada um milhão de pessoas. São nódulos que crescem a partir das veias e artérias do fígado. Por conta do tumor, Maria retirou 70% do fígado no início deste mês, mas já se recupera em casa. A previsão dos médicos é de que ocorra a regeneração total do órgão.

Entretanto, de acordo com o oncologista Ayder Vivi, este normalmente não é o desfecho mais comum nestes casos. “Pelo contrário, é bastante desfavorável, infelizmente. O prognóstico é bastante grave e uma minoria consegue obter sucesso. Na maioria das vezes, o paciente evolui para óbito. Minha recomendação é: não use anabolizantes, em hipótese alguma. Em raríssimas exceções, pode ser recomendado para pacientes com caquexia (fraqueza extrema) em alguns casos pós-tratamento de câncer, por exemplo. Mas, exclusivamente, sob prescrição do oncologista responsável”, disse.

O anabolizante, de acordo com o médico, pode provocar a proliferação de clones celulares imaturos e o surgimento de diversos tipos de câncer de fígado. “Estes clones não têm uma definição genética habitual e, portanto, podem tomar caminhos diferentes do que seria a normalidade, gerando tipos histológicos variáveis de tumores. Os anabolizantes não fazem parte de um contexto fisiológico. Ou seja, se uma pessoa nasce geneticamente determinada para a idade adulta com 1,70 de altura e 70 quilos, não faz sentido ela pesar 110 quilos e boa parte disto ser músculos”, enfatizou o Dr. Ayder.

Além do câncer, os anabolizantes podem causar também fenômenos tromboembólicos, como as tromboses venosas profundas, tromboembolismo pulmonar e a Síndrome de Budd-Chiari (ou trombose das veias supra-hepáticas) em mulheres, etc. (Assimp Unimed)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.