Unimed Goiânia treina cooperados para casos da Gripe A
As unidades do Serviço de Atendimento da Cooperativa de Trabalho Médico de Goiânia (Unimed Goiânia) receberam treinamento especial para atender a pacientes com casos suspeitos da gripe Influenza A (H1N1). Profissionais da cooperativa já encaminharam 14 casos suspeitos da nova gripe à Secretaria Estadual de Saúde, órgão responsável pelo monitoramento dos pacientes e confirmação dos casos da doença. Até agora, segundo levantamento semanal da pasta, 159 casos suspeitos foram notificados no estado, sendo 29 confirmados por exames laboratoriais.
A secretaria informa ainda que as oito mortes dentre os casos monitorados não tiveram ainda confirmação se óbitos se deram por causa da doença. Para oferecer mais segurança e qualidade no atendimento da Gripe A, o Comitê de Educação Cooperativista da Unimed Goiânia/Diretoria de Recursos Próprios II realizou, parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, um módulo específico de Educação Médica Continuada, com a participação de 72 cooperados.
O tema foi “Capacitação no Manejo Clínico ao paciente suspeito de Influenza por novo Subtipo (Gripe Suína)”. Entre os tópicos abordados estão situação epidemiológica da influenza A no mundo, Brasil e Goiás, normas de biossegurança, manejo clínico, fluxos de atendimento e notificação. (Com informações das assessorias da Unimed Goiânia e Secretaria Estadual de Saúde de Goiás)