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Salvador (23/10) – A Educação Financeira está aos poucos se inserindo na cultura dos brasileiros e o Sicoob Cred Executivo, maior cooperativa de crédito de servidores públicos do estado da Bahia, vem realizando um trabalho educativo nas secretarias do estado desde o ano passado, a fim de apresentar às pessoas, possibilidades de investimento da renda e controle dos gastos domésticos.
Belo Horizonte (23/10) – Na terça-feira, dia 20/10, a Casa do Cooperativismo sediou o quinto módulo do Lidercoop, desenvolvido pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral. O projeto busca auxiliar as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). O curso trouxe como tema central a Governança Corporativa em Cooperativas.
Em evento nacional, presidente Márcio Freitas, destacou a importância da atividade técnica de comunicação social para o desenvolvimento do setor
Brasília (22/10) – “Os comunicadores são os extensionistas do movimento cooperativista brasileiro. Assim como os engenheiros agrônomos escolhem as sementes e as melhores técnicas para um plantio, os assessores de comunicação, com sua habilidade em utilizar palavras e imagens, aproximam a OCB e o Sescoop das cooperativas e da sociedade. O papel de cada profissional de comunicação é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”.
Com este comentário, o presidente Márcio Lopes de Freitas, abriu o Encontro de Comunicadores do Sistema OCB. O evento ocorreu hoje em Brasília, e contou com a participação profissionais de diversos estados brasileiros. Segundo ele, o momento de crise econômica pelo qual passa o Brasil, atualmente, pode ser considerado como o melhor cenário, em termos de oportunidades.
“Não podemos nos esquecer que o cooperativismo nasceu em momentos de crise, no interior da Inglaterra. Nas dificuldades, nos questionamos mais, analisamos mais, planejamentos, prospectamos um futuro melhor. Nós somos um movimento que, apesar de vislumbrar resultados, nos preocupamos com o bem estar das pessoas. Esse é o nosso grande diferencial e precisa ser transmitido para a sociedade de uma maneira eficiente, cuidadosa e dinâmica”, enfatiza Márcio Freitas.
PLANEJAMENTO – A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, apresentou o andamento dos projetos da área, previstos no Planejamento apresentado no último encontro de comunicadores, em 2014, bem como seus status e, ainda, as novidades como o projeto de Branding.
“O Sistema OCB tem evoluído de forma contínua em seus processos e a comunicação não poderia ficar de fora desta revolução. Por isso, visando estar mais próximo de sua base e, também, das famílias brasileiras, o Sistema está desenvolvendo um projeto de Branding (gestão de marcas). Para isso, contamos com o apoio tanto da nossa diretoria quanto do Conselho de Comunicação. Então, para nós, repassar as informações ao grupo de comunicadores das unidades estaduais é vital para o andamento deste processo”, explicou a gerente.
Daniela ressaltou, ainda, que o Sistema OCB está buscando uma mudança que conecte suas entidades com as tendências do mundo, alinhando-as às novas estratégias e culminando com o reconhecimento do movimento cooperativista, pela sociedade. “Dentre os principais objetivos deste trabalho, estão: evoluir para nos adaptar ao contexto atual; buscar diferenciais para destacar a marca do cooperativismo entre tantas; e, por fim, humaniza-la para estabelecer uma conexão com as pessoas”, explicou.
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Cuiabá (21/10) – Visando à integração dos atos de gestão da sociedade cooperativa à prática da contabilidade cooperativista, o Sistema OCB/MT promoveu entre segunda-feira e ontem o curso de Introdução a Contabilidade de Cooperativas, no auditório de sua sede, em Cuiabá. Participarem do evento 52 profissionais da área contábil entre técnicos e auxiliares das cooperativas do estado.
Belo Horizonte (20/10) – Em novembro, a Casa do Cooperativismo Mineiro receberá dois grandes eventos: o Encontro Regional de Jovens e o Encontro Estadual de Jovens e Mulheres. O objetivo de ambos é promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, identificar lideranças juvenis e femininas e desenvolver habilidades que favoreçam uma atuação colaborativa e estratégica voltada à mobilização, adesão e permanência dos jovens e mulheres nas cooperativas.
Os encontros serão realizados nos dias 4 e 5 e 5 e 6 de novembro, respectivamente, e pretendem reunir 40 participantes, em cada um, para trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. A programação contará com painéis, debates e palestras que abordarão temas pertinentes ao setor, como o exercício da liderança e como mobilizar e incluir jovens na prática da cooperativa. Além disso, haverá apresentação de cases de sucesso de algumas entidades.
O Encontro de Jovens é direcionado para cooperados, filhos de cooperados de cooperativas agropecuárias e crédito e busca, entre outros objetivos, fortalecer a atuação dos jovens nas entidades, além de promover o reconhecimento da importância do empreendimento cooperativo para o desenvolvimento das pessoas com ele envolvidas, bem como da sociedade na qual a cooperativa está inserida.
Já o Encontro Estadual de Jovens e Mulheres é voltado para aqueles que participaram dos encontros regionais realizados no primeiro semestre de 2015 e visa a promoção de debates e proposição de estratégias destinadas ao desenvolvimento das cooperativas, entre outros. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Cuiabá (20/10) – O segundo encontro das Unidades Estaduais do Sistema OCB que compõem a região Centro Oeste e o Tocantins, e que fazem parte o Fórum Permanente do CO/TO, foi realizado ontem e hoje, na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia. Superintendentes e técnicos das Organizações de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins, conheceram as ações e programas desenvolvidos pela unidade goiana, que conta com 210 cooperativas ativas.
A superintendente do Sistema OCB/GO, Valéria Mendes, ressalta que esse formato de intercooepração entre os cinco estados que participam do Fórum é muito positivo e sua expectativa é de que todos “saiam muito melhores do que quando nós começamos com esse programa”. Ela pondera que dessa troca de experiências “possa surgir um sexto modelo de gestão que proporcione a todos a segurança junto aos órgãos de controle, que diz respeito ao Sescoop, e com mais qualidade de serviço para as duas casas, tanto a OCB quanto ao Sescoop”.
Valéria Mendes é enfática em dizer que “esse formato de intercooperação tem como propósito compartilhar as ações técnicas e boas práticas desenvolvidas por cada Unidade, e como resultado vai produzir o que existe de melhor para nossas cooperativas, que estão cada dia mais, exigindo isso de nós enquanto instituição e é nosso papel conhecer e trabalhar por um futuro melhor para o cooperativismo”.
O superintendente de Mato Grosso, Adair Mazzotti, também avalia como positiva essa intercooperação entre os cinco Estados. Tanto, que lamenta a formação tardia do Fórum CO/TO. Explica que nesses dois primeiros encontros “deu para perceber que existem muitas formas diferentes de se ver a mesma coisa ou de se fazer a mesma coisa de modo diferente, cada um tem uma política diferente de planejamento e de execução, usando ferramentas diferentes”. Ele enfatiza que “discutir e concentrar os recursos reduziria o custo e facilitaria a vida de todos, que poderiam compartilhar ferramentas sistêmicas ou até mesmo idênticas, o que eliminaria, sobretudo, as controvérsias quanto nos órgãos de controle”.
Mesmo tardiamente, Mazzotti acredita que “nunca é tarde, tudo tem seu tempo obviamente, e o que queremos agora é manter a posição desses cinco Estados, que estão entre as oito Unidades Estaduais com índice de risco zero, sem nenhum apontamento da CGU e da Unidade Nacional”. Finaliza acreditando que, “compartilhando as boas experiências e entendendo todos os processos normativos, principalmente equiparando-os para evitar que cada um faça de um modo diferente, vamos continuar trilhando o caminho de atender melhor as cooperativas e nossos cooperados, com qualidade e conformidade”.
A programação em Goiânia contou com informações sobre ações e projetos do monitoramento, da formação profissional, do cooperativismo, processos de pessoas, comunicação, visitação de cada área, e processo de avaliação. Mato Grosso contou com a participação do superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, o gerente de Operações, Edson Dahmer, o Analista de TI, Donias Guimarães e a Analista de Comunicação, Rosana Vargas.
AGENDA - O próximo encontro das cinco Unidades Estaduais que compõem o Fórum Permanente do CO/TO será nos dias 26 e 27 de outubro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Em novembro mais dois encontros: 23 e 24 no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1º de dezembro em Tocantins. No início de 2016 serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades, embora algumas iniciativas já estejam em curso. A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – esta custeando a participação de três representantes de cada Unidade. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Brasília (20/10) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado da terceira etapa do processo seletivo, visando à contratação de profissional para o cargo de analista tributário. Diante disto, fica o candidato Luis Fernando Ferreira Costa convocado a apresentar a documentação prevista no edital e necessária para sua assunção na função citada. O candidato habilitado deverá se apresentar no dia 21/10, às 14h, na Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, Edifício Belvedere, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
Para obter mais informações, clique aqui.
Brasília (16/10) – Promover o reconhecimento da atividade de mineração em Arranjos Produtivos. Este é o objetivo do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2015, iniciativa da RedeAPLmineral. Além de cooperativas do Ramo Mineral, também podem participar do concurso agentes da mineração de pequeno e médio portes, sob a forma de APLs que tiveram êxito na realização de métodos e técnicas que envolvam procedimentos gerenciais e tecnológicos.
Segundo o edital, os resultados das técnicas inscritas devem apresentar ganhos ambientais, financeiros e de mercado ou contribuições à sustentabilidade de seus negócios, refletindo toda a cadeia produtiva. Os interessados têm até o dia 6 de novembro para assegurar sua participação por meio de inscrição. Para acessar o regulamento basta clicar aqui.
Evento é realizado pela Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP) e Bancoob, e reúne cerca de 400 pessoas
Brasília (19/10) – Inovação para fortalecimento dos sistemas cooperativos. Este é o tema da 29ª edição do Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), que ocorre desde ontem, no Rio de Janeiro. Representantes do Sistema OCB acompanham as discussões, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, por meio das discussões de temas importantes para o fortalecimento do modelo cooperativista brasileiro.
O evento é uma realização da CIBP em parceria com o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Esta é a primeira vez que o Brasil recebe o congresso. O evento termina amanhã.
Para o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, é vital que os bancos cooperativos incorporem a inovação em seu modelo de negócios tanto em novas tecnologias quanto em governança corporativa, ao mesmo tempo em que fortalecem seus valores e identidade própria.
Segundo ele, o evento é muito importante, pois é possível discutir assuntos como: novas tecnologias, a pujança de uma nova geração de clientes e a inovação em serviços financeiros. “Por meio destas discussões, podemos conhecer, juntos, as formas de desenvolver nossos países por meio dos sistemas financeiros cooperativos”, enfatiza Almada.
Durante fala na abertura do evento, o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Nassar, lembrou o papel fundamental da colaboração enquanto associação de pessoas com os mesmos interesses e reforçou a relevância de uma atuação integrada entre as cooperativas de crédito brasileiras para que possamos avançar na representatividade do setor perante o sistema financeiro nacional.
O EVENTO – O congresso ocorre a cada três anos e reúne representantes do cooperativismo dos quatro continentes para discutir assuntos que possam contribuir para o desenvolvimento dos sistemas cooperativos. A última edição foi realizada em 2012, no Marrocos, e teve como tema “Os desafios do setor para o futuro”. Clique aqui, para saber mais.
Neste ano, a expectativa é de que, aproximadamente, 400 pessoas, entre elas presidentes, diretores e altos executivos do cooperativismo internacional, além de autoridades governamentais e palestrantes nacionais e internacionais, prestigiem a programação do CIBP.
OBJETIVO – A 29ª edição tem como objetivo promover a capacitação, reflexão, motivação e atualização dos participantes, gerando conhecimento técnico e mercadológico, além de ser um fórum para network internacional.
REPRESENTAÇÃO – A CIBP é uma organização não governamental que representa internacionalmente as instituições cooperativas. Com sede em Bruxelas (Bélgica), a CIBP conta com membros em 10 países, sendo eles: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.
Brasília (19/10) – A Unimed é o melhor convênio de assistência médica, pelos votos dos profissionais de RH. Foi a 16ª conquista da marca nesta premiação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (dia 14 de outubro), na 18ª edição do Top of Mind de RH. A marca foi representada pela Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde empresariais.
"Esta premiação é importante, pois foi dada pelos responsáveis pela administração dos planos de saúde nas empresas”, avalia Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed. Ele foi um dos cinco indicados a “Empresário de Destaque – Fornecedor”, distinção recebida em 2010 e 2013.
O dirigente explica que o cooperativismo e o mercado de planos de saúde não são bem compreendidos pela maioria das pessoas. “As cooperativas Unimed partilham valores e o próprio cooperativismo, mas são independentes em termos operacionais, financeiros, de rede credenciada e de mercados. No caso da Central Nacional Unimed, por exemplo, somos uma operadora de planos de saúde empresariais com abrangência nacional, mas participamos do esforço para salvaguardar os clientes individuais e de planos coletivos com até 30 vidas na cidade de São Paulo.”
Recentemente, a publicação “As Melhores da IstoÉ Dinheiro” considerou a Central Nacional Unimed a segunda melhor operadora do país. Também a destacou, dentre as operadoras de planos de saúde, em recursos humanos, inovação e qualidade, sustentabilidade financeira e governança corporativa. Em julho, a operadora inaugurou sua sede própria em Brasília, na qual foram investidos dez milhões de reais, na aquisição e reforma do prédio.
A Central Nacional Unimed foi fundada em 1998, para garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação. Quinta maior operadora do Brasil, fechou 2014 com faturamento de R$ 3,3 bilhões (+39% em relação a 2013). Hoje, tem 1,7 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões do país. A receita da operadora este ano deverá ser superior a R$ 4 bilhões. Website: http://www.centralnacionalunimed.com.br
(Fonte: Portal R7)
Curitiba (19/10) – Cerca de 50 lideranças de 15 cooperativas da região Centro-Sul do Paraná, dos ramos agropecuário, crédito, saúde e turismo, participaram, na manhã desta segunda-feira (19/10), na Lapa, região metropolitana de Curitiba, do primeiro de uma série de quatro Encontros de Núcleos Cooperativos que o Sistema Ocepar promove nesta semana. O Paraná Cooperativo 100 (PRC 100), planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, é o principal tema em debate nos eventos.
“Este será o melhor planejamento estratégico já feito no sistema cooperativista do Paraná”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na abertura do Encontro. Ele destacou ainda que o PRC 100 está sendo elaborado com base em todos os ramos representados pela Ocepar.
A programação dos Encontros de Núcleos contempla ainda a participação do superintendente José Roberto Ricken, do coordenador do PRC-100, Robson Mafioletti, e de Rui Rocha e Pedro Gonçalves, da Partner Consulting, empresa que está prestando consultoria na elaboração do planejamento.
PRC 100 – Lançado em maio pelo Sistema Ocepar, o PRC 100 visa dobrar o faturamento das cooperativas do Paraná e chegar aos R$ 100 bilhões nos próximos anos. Nos Encontros de Núcleos estão sendo realizados trabalhos em grupos para que os participantes possam apresentar suas sugestões ao PRC 100. O plano está em elaboração e deve ser submetido à apreciação dos dirigentes das cooperativas em Assembleia Geral da Ocepar, em abril de 2016.
“Nós verificamos que as cooperativas realmente adotaram o PRC 100 como um instrumento importante, utilizado na definição de diretrizes para o futuro do cooperativismo do Estado do Paraná. É uma oportunidade ímpar, nesse momento de crise que o país atravessa. O fundamental é que estamos tendo a participação efetiva de todos os ramos do cooperativismo, com sugestões, ideias e propostas que, certamente, fortalecerão a elaboração desse planejamento, para que a gente possa realmente conseguir melhores resultados para os cooperados que representamos”, disse.
“Praticamente 100% dos assuntos tratados nessa rodada dos Encontros de Núcleos são relacionados ao PRC 100 e isso é fundamental para que nós possamos continuar evoluindo”, acrescentou.
BOM JESUS – Luiz Roberto Baggio, o coordenador do Núcleo Centro-Sul e presidente da Bom Jesus, anfitriã da reunião ocorrida na Lapa, fez uma apresentação sobre a cooperativa, destacando as parcerias realizadas com outras cooperativas, no passado com a Clac, de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, depois com a Frimesa, de Medianeira, no Oeste do Estado, e atualmente com a Frísia e Castrolanda, da região dos Campos Gerais, na área do leite.
Baggio também destacou os principais projetos em desenvolvimento, entre eles, o que contempla a cevada, e o trabalho com os jovens, que tem contribuído para a implantação de novas iniciativas junto aos cooperados. O presidente da Bom Jesus discorreu ainda sobre as ações ligadas ao marketing, como o lançamento da nova marca para seus produtos, chamada Fibra, e todo trabalho de posicionamento desta marca junto aos cooperados.
ALINHAMENTO – Em entrevista ao Informe PR Cooperativo, Baggio também destacou a realização dos debates sobre o PRC 100 promovida pelo Sistema Ocepar nos Encontros de Núcleos. “É uma iniciativa muito importante pois reúne várias cooperativas para alinhar o planejamento do setor. Além disso, a liderança da Ocepar nesse processo é fundamental porque nós estamos tratando de um segmento que representa uma parte significativa da economia do Paraná, que responde por quase 20% do PIB geral do Estado”, afirmou.
CONVERGÊNCIA – Também presente ao Encontro do Núcleo Centro-Sul, o gerente geral da Federação Unimed Paraná, Rodolfo Maritano, ressaltou a importância do cooperativismo do Paraná manter a convergência num mesmo objetivo. “O desafio do PRC 100 é muito grande e só poderá ser conquistado desde que exista uma convergência de objetivos, de visões e também integração. Todo esse trabalho que a Ocepar está desempenhando é fundamental porque é o verdadeiro alicerce para que esse projeto cresça forte e com grandíssima possibilidade que se realize num prazo breve, com resultado concreto e evidente”, disse.
TROCA DE INFORMAÇÕES – O presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), Dick de Geus, avaliou positivamente a realização do evento e as discussões sobre o planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná.
“É um debate bem oportuno pois nas reuniões de Núcleo o que mais se aproveita é esse contato com os outros presidentes, colegas de outras cooperativas, para discutir em conjunto estratégias comuns à região e ao Estado como um todo”, destacou. O presidente da Coopesf (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados do Sistema Financeiro em Curitiba e em Municípios da Região Metropolitana), Jair Capristo, também ressaltou a importância do intercâmbio propiciado pelos Encontros de Núcleos.
“O setor cooperativista é uma alternativa muito boa ao sistema econômico. A gente vê o problema da nossa economia e as cooperativas, por outro lado, têm se mostrado eficientes. Qual é a razão dessa eficiência? É a troca de informações. Seja dentro das próprias cooperativas ou entre os cooperados. O Sistema Ocepar, por meio da intercooperação, faz com que as cooperativas também troquem informações entre si. O ponto forte desse planejamento é essa troca de experiências, que faz com que todas as cooperativas melhorem”, completou.
GRUPOS – No final da manhã, os participantes do Encontro foram divididos em dois grupos, um composto por presidentes e outro de conselheiros da diretoria, cooperados e colaboradores das cooperativas presentes. Os debates foram coordenados por João Paulo Koslovski e José Roberto Ricken, respectivamente. Durante uma hora, eles puderam discutir diversos temas que irão contribuir de forma efetiva para que seja construído um planejamento duradouro e aplicável.
LOCAIS E DATAS – Durante esta segunda rodada dos Encontros de Núcleos de 2015 serão percorridos 1.470 quilômetros. A largada teve início na manhã desta segunda-feira (19/10), na Lapa, onde estiveram reunidas cooperativas do Centro-Sul, e prossegue nesta terça-feira (20/10), quando o Sicredi Parque das Araucárias PR/SC recebe os cooperativistas do Sudoeste, em Mariópolis.
Já na quarta-feira (21/10), os representantes do Oeste vão se reunir em Cafelândia, onde a Copacol será a anfitriã. O encontro das regiões Norte e Noroeste será realizado quinta-feira (22/10), em Londrina, com a Integrada como anfitriã. O Sistema Ocepar promove os Encontros de Núcleos duas vezes por ano visando debater assuntos de interesse do cooperativismo e coletar subsídios para o direcionamento de suas ações de representação do setor. A primeira rodada de 2015 ocorreu em maio. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Belém (16/10) – A Certificação Profissional Anbima Série 10 (CPA 10) é um diferencial para os atuantes no mercado financeiro e a comercialização de produtos de investimento exige o documento. Por isso, o Sistema OCB/PA promove um curso preparatório para o exame de CPA 10 voltado às cooperativas de crédito do Pará. Devem participar gestores e colaboradores de 14 cooperativas. A capacitação começa amanhã e continua no dia 24 a partir das 8h, no auditório da cooperativa Unicred.
Com carga horária total de 16h, o curso será facilitado pelo consultor Yoshio Yamaguchi, que é administrador de empresas com especialização em economia e professor de Mercado Financeiro. O CPA-10 é uma certificação da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima), que é a principal entidade certificadora dos profissionais do mercado financeiro brasileiro. O Programa é voltado para profissionais que atuam diretamente junto ao público investidor em agências bancárias e cooperativas de crédito e desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, conforme descrito na Resolução 3.158 do Conselho Monetário Nacional.
No total, 65 pessoas participam do curso. Estarão representadas as cooperativas Unicred, Sicoob Cooesa, CredISIS, Sicoob Unicoob, Sicoob Coimppa e as oito cooperativas da Sicoob Unidas. Serão ministrados módulos sobre o Sistema Financeiro Nacional, Noções de Economia e Finanças, Fundos de Investimentos, Ética e Lavagem de Dinheiro, Renda Fixa e Ações, entre outros.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o curso é fundamental para os cooperados. “É importante que eles se preparem antecipadamente. Afinal, o exame para o CPA-10 é difícil. É uma qualificação exigida para a área financeira que os habilita a atuar nas instituições financeiras. O mercado financeiro está cada vez mais competitivo e é necessário estar apto para entrar nele. Os resultados do cooperativismo de crédito mostram que estamos com um alto nível de competitividade.”
O exame para a CPA-10 pode ser agendado individualmente pelo site: www.certificacao.anbid.com.br/cpa10.asp. A taxa de inscrição custa R$ 208,00. São 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas. Para ser aprovado no exame, é preciso ter aproveitamento igual ou superior a 70% das questões.
Belo Horizonte (15/10) – O VIII módulo do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop) foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, na Casa do Cooperativismo Mineiro. Com o tema Gestão Financeira, 27 pessoas de 12 cooperativas participaram do curso ministrado pelo instrutor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, engenheiro eletrônico com especialização em administração financeira e análise de sistemas pela UFMG.
Nos dois dias de curso, foi possível conhecer um pouco mais sobre análise horizontal e vertical, balanço patrimonial e demonstração de resultados, controle de despesas e custos, capital de giro, indicadores econômico-financeiros, margem de contribuição, entre outros assuntos que fazem parte do dia a dia das cooperativas.
Ministrado em dez módulos, o curso tem por objetivo gerar nos participantes a oportunidade de refletirem sobre o espaço empresarial enquanto um sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa. O módulo IX será realizado nos dias 12 e 13 de novembro com o tema Habilidades e Técnicas de Negociação.
CAPACITAÇÃO X CONSCIENTIZAÇÃO
Além dos assuntos abordados no curso, outras temáticas também são debatidas pelos participantes nos horários de intervalo. O assunto da vez foi a campanha Outubro Rosa "É preciso falar sobre isso", tema que transformou a sala de capacitação num espaço de discussão sobre o controle do câncer de mama.
No último dia de realização do módulo, homens e mulheres vieram com o lacinho rosa da campanha de modo a alertar sobre a importância da prevenção. De acordo com Mara Cristina Coutinho Coelho Machado, representante do Sicoob Coopemg, em oito meses de convivência a turma é bem integrada, o que facilita o diálogo e, fora das dependências do Sistema Ocemg, foi montado um grupo chamado Formacoop 2015 no aplicativo WhatsApp e, entre uma mensagem e outra, os membros combinaram que iriam colaborar com a campanha. "A motivação é alertar sobre a necessidade de prevenção e estimular que todos levem a ideia para as cooperativas". (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Fortaleza (14/10) – O cooperativismo de crédito celebra a participação ativa de pessoas que buscam no setor, a oportunidade igualitária de promover o crescimento sustentável, humano e participativo. Com foco no ganho social, o cooperativismo de crédito é uma opção salutar ao sistema financeiro tradicional, que oferece aos seus participantes a possibilidade competitiva para o desenvolvimento de atividades empreendedoras, assim como, a concretização de sonhos pessoais e profissionais.
Em 2015, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) apresenta como tema: “Pessoas Ajudando Pessoas”, mote que traduz com maestria o espírito e a essência da missão do cooperativismo, desde seus primórdios.
Para a comemoração desse dia, as cooperativas de crédito do Ceará, uniram forças, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em prol de levar à comunidade um dia de atividades educativas. O objetivo é fazer com que pessoas ajudem pessoas no difícil dilema do equilíbrio financeiro pessoal.
O Shopping Benfica abrirá suas portas para a causa e receberá a todos os interessados em participar das atividades propostas, que vai desde orientação financeira e consultorias até palestras nos mais diversos temas da Educação Financeira. As palestras serão ministradas por Fábio Mesquita Torres, coordenador de Marketing da Unicred Ceará Centro Norte. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
PROGRAMAÇÃO
15h30 – Palestra & Oficina: Planejamento Financeiro;
17h30 – Palestra: Como Falar de Dinheiro para o Seu Filho;
19h30 – Palestra: Inteligência Financeira;
Pedro Afonso (14/10) – Em tempos de instabilidade econômica, planejar as ações é, ainda mais, imprescindível para qualquer empresa. Pensando nisto, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com sede em Pedro Afonso (TO), desenvolve o programa de gestão financeira por indicadores.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa. Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores. Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. “Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa”, explicou José Rander. (Fonte: Assimp da cooperativa)
Porto Alegre (14/10) – Após discutir os Cenários Econômicos, a Sucessão Familiar e Empresarial e outros temas importantes ligados ao cooperativismo, o segundo dia do 4° Epecoop reservou um espaço para a apresentação de modelos de gestão cooperativa. Os trabalhos foram abertos pelo coordenador do painel, o presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller. O primeiro palestrante do dia foi o presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, que explanou sobre os números, a missão, os valores e a estrutura de governança da Cooperativa de Saúde.
Pricladnitzki falou sobre os marcos de gestão da Unimed VTRP e destacou as conquistas e o reconhecimento que a Cooperativa obteve nos últimos anos. Entre as premiações recebidas, o dirigente destacou a certificação da Cooperativa no nível 1, o mais elevado, obtida em 2014 e concedida pela Agência Nacional de Saúde, de acordo com a resolução normativa 277. “Em 2015, a Cooperativa passou por nova auditoria e foi confirmada no nível 1 com uma pontuação ainda maior”, ressaltou o presidente da Unimed VTRP.
O dirigente falou sobre o sistema de gestão da Cooperativa, dividido em Gestão pelas Estratégias, Gestão pela Qualidade e Gestão pelas Competências (Pessoas). No sistema de gestão pela qualidade, o presidente da Unimed VTRP afirmou que a Unimed busca excelência em gestão, sustentabilidade do negócio e modelo.
Pricladnitzki disse que o modelo de gestão da Cooperativa utiliza os fundamentos da qualidade. “O pensamento sistêmico, a atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercado, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentais, orientação por processos e geração de valor”, elencou o dirigente.
Por fim, Pricladnitzki ressaltou que a Unimed VTRP é a primeira operadora de saúde gaúcha e a terceira no Brasil a ser certificada.
VISÃO SISTÊMICA DO SICREDI
Reconhecida no setor cooperativista como case de sucesso empresarial e cooperativo, a visão sistêmica de trabalho do Sicredi foi tema da palestra do diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld.
O dirigente da Cooperativa de Crédito apresentou um panorama das decisões estratégicas que foram implementadas para o sucesso do Sicredi. Dentro desse quadro, Seefeld destacou a formação de parcerias, a organização em forma de Sistema, a instituição de um estatuto padrão para o Sistema, o estabelecimento de um padrão contábil para todas as cooperativas, a criação de mecanismos de transparência, como o Sistema Análise Sicredi (SAS) e o Regimento Interno Sicredi (RIS) e a concepção de um modelo de supervisão e acompanhamento.
“As parcerias se constituem num pila estratégico dentro do Sicredi. E a fortaleza do Sicredi não está em uma ou outra cooperativa, está no conjunto”, explica o diretor executivo da Central Sicredi Sul, ao enfatizar a importância da formação de parcerias e a visão sistêmica que caracterizam o modelo de gestão do Sicredi.
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Belo Horizonte (14/10) – Acaba de ser publicado pelo Sistema Ocemg a segunda edição do Catálogo de Produtos de Cooperativas do Estado de Minas Gerais. Nele são destacados os serviços de cooperativas que comercializam produtos com valor agregado, artesanais e que consideram critérios de certificação, indicação geográfica, dentre outras informações.
O material contém um portfólio dos diversos segmentos do setor cooperativista, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos elaborados por 37 cooperativas dos ramos agropecuário, mineral e de produção, que encaminharam as informações para a publicação.
De acordo com Marco Túlio Borgati, gerente técnico do Sistema Ocemg, a produção do catálogo é de grande importância para a divulgação do trabalho realizado pelas cooperativas. "Por ele é possível reconhecer os produtos das cooperativas, neles são agregados uma responsabilidade social", comenta.
Com o catálogo é possível encontrar as especificações técnicas, informações sobre capacidade, produção, instalação e contatos das cooperativas. Além de conhecer as marcas, as embalagens, os ingredientes, e outras descrições que traduzem não apenas o potencial do setor como também sua força produtiva, que fomenta o desenvolvimento a partir da gestão profissional focada na competividade sustentável. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
"Brasília (13/10) – A ACI Américas, em parceria com a Universidade Fundepos, desenvolveu um programa de atualização gerencial voltado a gerentes gerais, financeiros e executivos ligados às áreas de desenvolvimento e crédito. O curso ocorrerá em novembro, na Costa Rica. O objetivo é que os participantes adquiram novos conhecimentos e habilidades para fortalecer a construção de estratégias, visando a melhoria da competitividade, por meio de ferramentas financeiras, utilizadas ao redor do mundo.
O curso tem 45 horas e está dividido em cinco módulos: modelos financeiros internacionais, gestão de risco, planejamento estratégico e governança, liderança de corpo e mente e liderança sistêmica. O valor do investimento é de US$ 2,5 mil. A inscrição inclui material didático, certificado e hospedagem. Para obter mais informações, os interessados podem enviar e-mail para:
Goiânia (13/10) – A importância de se investir em sistemas associativos e de cooperação, e sobre como essas organizações podem agregar valor à produção de frutas, foram os destaques da palestra proferida pela doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleonice Borges e fechou o primeiro dia do 1º Encontro Goiano de Fruticultura, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e teve apoio da OCB-GO. O evento, foi encerrado na quinta-feira (8), contou com a presença de produtores rurais de várias regiões do estado, além de profissionais da área de fruticultura, acadêmicos e técnicos das Ciências Agronômicas.
Cleonice iniciou a exposição falando sobre as principais características dos sistemas de cooperação e de associação que, segundo ela, em um momento de crise como o que se tem atualmente, são muito importantes que sejam valorizados.
“É preciso que se dê atenção a esses tipos de atuações coletivas junto ao mercado, pois é uma forma de se agregar valor ao seu produto. Às vezes o pequeno produtor tem qualidade, mas pelo fato de ter pouca produção, não consegue ter uma renda satisfatória, ou às vezes entregar seus produtos para um grande consumidor”.
A doutora aproveitou ainda para falar sobre a necessidade de organizações, sejam de cooperativismo ou associativismo, mais hábeis. “Nós temos uma grande população mundial em franco desenvolvimento e com carência de recursos. Quem vai alimentar essas pessoas? É preciso que os produtores de frutas se unam em cooperativas e associações para terem mais forças e buscar meios que maximizem suas atividades junto ao mercado, como incentivos e fomentos financeiros e tecnológicos. Em contrapartida, nossa organização tem que ser mais hábil para mudar esse quadro, melhorando a renda e a qualidade nos aspectos sociais do cooperado”, explicou a professora da UFG. (Fonte: Ascom Faeg)
Cuiabá (9/10) – O Sistema OCB/MT já está executando seus processos eletronicamente, registrando toda operação e documentação digitalizada, com o uso de assinatura eletrônica. Foi para conhecer as ferramentas utilizadas pela unidade mato-grossense, que o gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann, e o coordenador de Planejamento e Controle, Anderson Lucas Helpa, estiveram em Mato Grosso, no dia 2 de outubro.
“Eles conheceram o processo de planejamento e execução integrada que estamos trabalhando, que nos possibilita evitar erros no planejamento, na execução e garantir a conformidade até a prestação de contas”, explica o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
Além disso, hoje a OCB/MT já está com 50% de seus processos com assinatura eletrônica, e o Instituto de Educação Cooperativista – I.COOP – que está em fase de implantação, começou seu planejamento e execução com assinatura eletrônica, com cem por cento de seus processos digitalizados.
“A proposta é reduzir custos, reduzir o uso do papel, agilizar processos cm ganhos de produtividade e ter a segurança de que estamos trabalhando em conformidade com o que foi planejado, normas vigentes e total transparência”, pondera Mazzotti.
O gerente de Desenvolvimento de Autogestão da Ocepar, Gerson José Lauermann avaliou como “muito proveitosa a visita”. Ele ressaltou que “dentro dos nossos propósitos de busca por melhorias, ouvimos que a OCB de Mato Grosso estava com um sistema que funcionava muito bem e viemos conhecer. Gostamos muito do que vimos e apesar de termos outra realidade no Paraná, vamos analisar o que nos foi mostrado e provavelmente voltar a Mato Grosso para conhecermos mais profundamente o sistema de planejamento e gestão eletrônica”.
As próximas etapas consistirão no acionamento de ferramentas de relacionamento com as cooperativas, alunos, professores, parceiros, fornecedores, colaboradores, conselhos, órgãos de registro, Unidade Nacional, entre outros. Com isso, consolida-se o processo de construção do Sistema de apoio à Governança e Gestão Eletrônica, bem como do planejamento plurianual. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)