cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

Tania Zanella reforça inclusão e liderança feminina no coop

Superintendente do Sistema OCB ressaltou desafios e oportunidades presentes no movimento 

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, participou, nesta terça-feira (9), do 20º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, um dos eventos mais tradicionais do calendário cooperativista catarinense. Promovido pelo Sistema Ocesc, o encontro reuniu mais de 1,2 mil mulheres de 48 cooperativas nos dias 9 e 10 de setembro. 

A edição de 2025 é considerada especial, uma vez que marca duas décadas de uma iniciativa que tem contribuído para fortalecer a participação feminina no movimento cooperativista. O tema escolhido, Raízes fortes, asas livres, simboliza aTania Zanella reforça inclusão e liderança feminina no coop                                                    Foto: Cassius Souza
 ligação das mulheres com os valores do cooperativismo, ao mesmo tempo em que reforça a autonomia, a leveza e a inspiração que elas espalham nos diversos ramos de atividade. 

A programação inclui palestras, apresentações artísticas e culturais, rodas de conversa e momentos de convivência. Entre os destaques do primeiro dia, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, ministrou a palestra Cooperativismo: desafios e oportunidades. Primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente da entidade, Tania compartilhou dados sobre a força do cooperativismo no Brasil e no mundo, além de refletir sobre o papel das lideranças femininas no futuro do setor. 

Inicialmente, ela destacou que o cooperativismo brasileiro já reúne 25,8 milhões de cooperados e gera 578 mil empregos diretos, com movimentação financeira acima de R$ 757 bilhões em 2024. “Esses números mostram que somos parte fundamental da economia e da vida das pessoas. Mas, ainda mais importante, é lembrar que por trás de cada indicador estão histórias de trabalho coletivo, de inclusão e de impacto positivo nas comunidades”, afirmou. 

Segundo Tania, ampliar a presença feminina em cargos de decisão é um dos grandes desafios do movimento. “As mulheres já representam uma parcela expressiva da base cooperativista, mas precisamos avançar na ocupação de espaços estratégicos. Isso não é apenas uma questão de justiça social, mas de competitividade. Diversidade gera inovação e resultados mais sustentáveis”, ressaltou. 

A superintendente lembrou ainda que o Sistema OCB tem desenvolvido iniciativas específicas para promover a inclusão, diversidade e equidade, como os comitê Elas pelo Coop. “O que queremos é que cada mulher cooperativista se reconheça como parte essencial dessa jornada. Nossos comitês e programas são ferramentas para abrir portas, mas o verdadeiro protagonismo acontece quando cada uma se sente capaz de transformar sua realidade e o da sua comunidade”, disse. 

Para Tania, o simbolismo de celebrar 20 anos do encontro é um chamado para o futuro. “Estamos aqui para honrar as raízes, mas também para abrir caminho para novas gerações de mulheres no cooperativismo. Esse é um movimento que não para de crescer, e as mulheres têm muito a contribuir para que ele seja cada vez mais forte, justo e inovador”, concluiu. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.