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Palmas (6/9/16) – Durante cinco dias – de 29/8 2/9 – um grupo de 17 tocantinenses conheceu o funcionamento do sistema cooperativista americano. No último dia da viagem de estudos, os integrantes da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo Agropecuário e de Crédito nos Estados Unidos da América (EUA) visitaram a Bolsa de Chicago, o principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo.
Eles foram recepcionados por Kieran Gartlan (diretor sênior no Brasil) e Roberta Paffaro (especialista em desenvolvimento de mercados para a América Latina). Durante a visita, a Bolsa de Chicago promoveu um workshop em commodities agrícolas, com o intuito de oferecer uma ampla e estruturada visão das oportunidades de exportação de produtos agropecuários.
FEEDBACK – Ao avaliar a experiência vivenciada pela comitiva do Tocantins nos Estados Unidos, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, afirmou que a missão teve ótimo aproveitamento para os participantes, e que os representantes das cooperativas dos ramos agropecuário e de crédito obtiveram informações valiosas para suas estratégias e atividades.
“Uma constatação observada com clareza é o fato de que o cooperativismo americano não tem um tratamento sistêmico, variando sua formatação de um estado para outro, porém são cooperativas extremamente competitivas com trabalhos de marketing muito fortes, sempre visando o mercado”, lembrou Khouri.
ROTEIRO – A missão contou com a participação de dirigentes e colaboradores da Coapa, Sicredi, Sicoob Credipar, OCB e OCB/TO. O roteiro da viagem também contemplou a participação no Seminário de Líderes de Cooperativas Brasileiras, no Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin, além de visitas à Associação Nacional das Cooperativas de Crédito, Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Cooperativa Landmark e a Summit Credit Union. As atividades se concentraram nas cidades de Madison, Bloomington e Chicago. (Fonte: Sistema OCB/TO)
São Paulo (5/9/16) – Pelo segundo ano, o Sescoop/SP está promovendo, nos quatro Núcleos Regionais – Sudeste, Nordeste, Oeste e Centro Paulista –, o Programa de Formação dos Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs), que tem como objetivo valorizar o trabalho do ADH nas cooperativas e desenvolver suas competências.
O Sescoop/SP busca auxiliar na profissionalização da gestão das cooperativas por meio de ferramentas tecnológicas e o ADH, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento do Desenvolvimento Humano (GDH), é um dos mecanismos das áreas de Formação Profissional e Promoção Social.
“O Monitoramento tem o PDGC, que dá um panorama da gestão, e o GDA, que aborda índices econômicos e financeiros. Eles atuam de forma casada ao ADH e GDH, dentro do planejamento estratégico que o Sescoop/SP faz com as cooperativas, e permitem a mensuração de resultados da gestão”, explica o gerente de Formação Profissional Alexandre Ambrogi.
Segundo ele, o programa visa desenvolver, principalmente, a competência de gestão do ADH, que tem impacto direto na gestão das cooperativas. “Nós trabalhamos a articulação do ADH como profissional estratégico. Por exemplo, queremos desenvolver sua comunicação e prepará-lo para fazer leituras do impacto das ações da Formação Profissional na gestão da cooperativa. O ADH tem que saber avaliar o que está melhor e o que precisa de mais atenção, para que a cooperativa possa atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico”.
A analista de Formação Profissional Camila Matos afirma que esse acompanhamento possibilita a continuidade do planejamento das cooperativas para os próximos anos. “O ADH é responsável por solicitar as ações de Formação e Promoção que estão vinculadas ao planejamento, então, ele tem que saber avaliá-las para que o desenvolvimento da cooperativa seja um ciclo: realizar a ação, ver se foi efetiva e, com base nisso, promover outras atividades”, detalha.
MÓDULOS – O Programa de Desenvolvimento de ADHs apresenta cinco módulos de 16 horas, como no ano passado, mas passou por algumas alterações com base nos feedbacks dos alunos. Essa edição contou com inscrições de 118 profissionais de 95 cooperativas.
O Módulo I, Gestão de Educação Corporativa, foi realizado durante os meses de julho e julho – cada Regional tem sua data e local – e abordou o papel do ADH nas cooperativas, além de sensibilizar para a importância da Educação Continuada como diferencial competitivo das empresas.
Já o módulo II, Gestão Estratégica de Pessoas, foi encerrado na semana passada – dias 23 e 24 de agosto, na regional Centro Paulista –, e tratou de temas como gestão do clima organizacional, conceitos de liderança e de gerenciamento, feedback e avaliação de desempenho, entre outros. “A ideia foi pensar no desenvolvimento do ADH em conjunto com o desenvolvimento da cooperativa. Nesse módulo, foram desenvolvidas competências como trabalho em equipe, comunicação e planejamento estratégico”, explica Camila.
Ministrado pela instrutora Adiliana Peres, psicóloga especialista em administração de Recursos Humanos, o módulo teve como foco principal o pertencimento dos cooperados a suas cooperativas. “A professora destacou valores e atitudes, como por exemplo, o que o ADH pode fazer pela sua cooperativa e como ele pode ser líder da sua vida e isso ter impacto no seu trabalho”, conta a analista.
De acordo com o cooperado da Uniodonto Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, Robson Cicolin, o 2º módulo do curso foi como uma revolução para os ADHs. "A seleção da docente foi assertiva. Ela navegou pela diversidade cultural das cooperativas participantes e respondeu nossas duvidas de forma simples, clara e objetiva. Nesses dois dias de aula, aprendi um conteúdo programático de grande aplicação, tanto para meu trabalho como conselheiro fiscal da cooperativa, como na profissão de cirurgião dentista e docente universitário", destaca.
Até o final do ano, serão realizados os três módulos restantes do Programa: Treinamento e Desenvolvimento, em agosto e setembro; Técnicas de Negociação, em setembro e outubro; e Gestão de Carreira, em novembro. Além disso, entre setembro e outubro, as quatro regionais receberão as turmas de ADHs formadas em 2015 para o módulo Gestão da Performance, que dará continuidade à capacitação.
Em 2017, o Sescoop/SP promoverá encontros entre as turmas de 2015 e 2016 para que os profissionais avaliem e debatam as ações realizadas e auxiliem a instituição a desenvolver novos projetos. “De forma geral, nós queremos desenvolver um profissional cada vez menos operacional e mais estratégico e fazer com que o ADH saiba o porquê ele realiza aquele trabalho e a importância que ele tem”, conclui Ambrogi. (Fonte: Sescoop/SP)
Brasília (2/9/16) – Ao longo desta semana, técnicos do Sicredi participaram, em Brasília, do curso de formação de facilitadores para atuar com a disseminação da Gestão de Finanças Pessoais. A capacitação é uma realização do Sescoop, em parceria com o Banco Central do Brasil. A ideia é desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável.
Todos os dias, no período matutino, os participantes fizeram uma imersão no conteúdo dos seguintes módulos: Nossa relação com o dinheiro, Orçamento pessoal e familiar, Crédito e endividamento, Consumo, Investimentos, Seguros e Aposentadoria.
Já à tarde, além de colocar em prática as técnicas de repasse das informações sobre a gestão de finanças, os participantes também aprenderam um pouco mais sobre: Cooperativismo, Sistema OCB, Andragogia, atuação do Banco Central e sua Estratégia Nacional de Educação Financeira.
Ontem, os participantes encerraram o dia visitando a sede do Sistema OCB, onde foram recebidos pelo superintendente Renato Nobile. Logo depois, seguiram para a sede do Banco Central, onde também visitaram o Museu de Valores.
Hoje o grupo trabalhou o último tema da capacitação: investimentos, seguros e aposentadoria, encerrando a programação com um mergulho na Trilha de Aprendizagem proposta para a formação do futuro facilitador. O curso foi ministrado por analistas do Banco Central e teve uma carga horária de 40h.
Naviraí (2/9/16) – No dia 31/8 foi realizada a 14ª edição do Simpósio da Soja, na Câmara Municipal de Naviraí. O evento bateu recorde de público das edições, com aproximadamente 400 participantes. Com uma programação variada, o evento envolveu estudantes, produtores rurais, técnicos e parceiros.
A abertura foi realizada pelo Superintendente da Copasul, Gervásio Kamitani, que enalteceu a presença de todos, destacando a importância do evento. Também participou da abertura, o pesquisador Harley Nonato de Oliveira, que é chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS).
Foram realizadas cinco palestras, sendo que a primeira palestra abordou as condições climáticas para a safra 2016/2017, com o consultor Marco Antonio dos Santos, engenheiro agrônomo e consultor na área de clima. “Os produtores podem esperar um setembro menos chuvoso que agosto. Em outubro chove bem, portanto, o produtor vai ter condição de plantar sua soja tranquilamente. Final de novembro e dezembro, pode ter um período de estiagem. Lembrando também que esse ano é um ano de La Niña, porém, de fraca intensidade”, comentou.
A outra palestra foi “Desafios da produtividade de soja”, com o pesquisado Dirceu Gassen. Dirceu mostrou um histórico da produção no país, destacando os desafios a serem superados. Focando na preparação de solo e na necessidade de aplicar conhecimento técnico para melhorar a produtividade.
Logo em seguida ocorreu a palestra “Épocas de semeadura da soja na região Sul de Mato Grosso do Sul”, com Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, MS. Segundo ele, ao considerar o fator deficiência hídrica, a soja semeada em setembro ou outubro é um cultivo de risco em toda a região sul de Mato Grosso do Sul, mesmo em plantios feitos nos períodos recomendados pelo zoneamento. Por isso, é recomendado que sejam adotadas práticas que contribuam para a diminuição dos riscos de deficiência hídrica, como semear durante o período recomendado pelo zoneamento agrícola e adotar o Sistema Plantio Direto na palha.
"Mas a deficiência hídrica poderá ser plenamente evitada somente com o uso da irrigação. Portanto, a irrigação da soja, em caráter complementar, é tecnicamente viável na região sul de Mato Grosso do Sul", concluiu.
Uma das palestras mais esperadas do evento foi do economista Gustavo Loyola, que fez um retrospecto do cenário mundial, dos mercados da China, União Europeia e Estados Unidos. Após comparar os cenários internacionais, Loyola falou do cenário doméstico. O tema da concretização do impeachment e da taxa de juros também foi muito abordado. “Acredito que o Brasil já deve voltar a crescer no próximo ano. Esse ano a situação Fiscal é difícil, mas a economia deve se recuperar lentamente”.
Fechando o Simpósio, foi a vez do pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Lúcio André de Castro Jorge, com o tema “Drone: Ferramente para Gestão do Sistema de Produção”, Lúcio é responsável pelo desenvolvimento de aplicações de drones.
“Hoje temos uma grande infinidade de modelos, e o que diferencia cada um é o tipo de sensor e a autonomia de voo. Depende da aplicação você escolhe um ou outro. Um dos fatos da popularização é a possibilidade de ver “por cima” a lavoura. É um outro ângulo que dá uma riqueza maior. A tecnologia está se popularizando e o custo caindo. Com ferramentas que envolve o drone, os softwares, e todo o equipamento o produtor consegue melhorar sua produtividade". O pesquisador alertou também que esse tipo de equipamento ainda não está regulamentado, e que sempre é bom consultar os órgãos competentes.
O público avaliou positivamente o evento. “Sou cooperado de Maracaju, e é a primeira vez que participo, mas se depender de mim, agora quero participar de todas as próximas edições. Deu para perceber a dedicação que o pessoal da Copasul teve para a realização desse evento. Ganhei o dia vindo aqui. São temas direcionados para o produtor. Quero trazer meus filhos nas próximas edições”, disse Arlindo Luiz Zemolin.
“Comecei a participar dos Simpósio ainda em 2008, pois era parceiro comercial da Copasul. Depois, a partir de 2012 comecei a participar como produtor rural. Moro em Campo Mourão, no Paraná, mas a distância de vir até aqui torna-se pequena, comparada ao conhecimento que posso adquiri vindo aqui. É um evento de alta qualidade técnica” disse Frederico Stellato Farias.
O Simpósio é uma realização da Copasul e da Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio da Câmara Municipal, AEANAV (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Naviraí) e ARANAV (Associação de Revendedores de Agrotóxicos e Naviraí). Com o patrocínio da Basf, Bayer, Yara, Dupont, Arysta, Coodetec, Dow Agroscience, Fertion, Helm, Jotabasso, FMC, Roos, Matsuda, Sicredi, Stoller, Syngenta e Timac Agro. (Fonte: Copasul)
Chapecó (1º/9/16) – O melhoramento genético tem como um de seus principais objetivos produzir mais com menos. Além disso, busca proporcionar um animal mais rústico e, consequentemente, uma carne desejada pelo consumidor, seja do mercado nacional ou internacional.
Com o intuito de aprimorar cada vez mais as fêmeas suínas (GA 2020), acompanhando os desafios e a evolução da suinocultura, a Cooperativa Central Aurora Alimentos apresentou nesta quarta-feira (31/8) a nova parceria com a empresa Topigs Norsvin, a segunda maior empresa de melhoramento genético suíno do mundo.
O evento ocorreu no auditório da Aurora Matriz, em Chapecó, e contou com a participação de dirigentes, gerentes técnicos, médicos veterinários, produtores e técnicos da Aurora e filiadas.
De acordo com o assessor de melhoramento genético da Aurora, médico veterinário Evandro Nottar, a Topigs Norsvin dará suporte por meio de suas tecnologias, fornecimento de genes de animais puros Landrace e Large White e o trabalho dos geneticistas.
“Serão coletadas todas as informações dos animais das Granjas Núcleos da Aurora, as quais serão repassadas para o banco de dados que a empresa possui. A partir disso, serão gerados protocolos de cobertura com índices de dados dos animais. Esperamos aumentar e melhorar ainda mais a produção e a qualidade dos nossos suínos”, destacou Nottar.
O médico veterinário explicou que o melhoramento genético é uma necessidade constante e que não traz nenhum malefício para o animal e nem para o consumidor. “O suíno torna-se cada vez mais produtivo e, para o ser humano, o reflexo é na qualidade da carne que é oferecida. Hoje, a carne suína é uma das carnes mais magras e saudáveis que existe e isso é fruto do melhoramento genético”, enfatizou.
A Aurora já começou a receber sêmen dos animais puros Landrace da Topigs Norsvin que foram enviados para as Granjas Núcelos. Assim como dos animais puros Large White para os Multiplicadores nas filiadas. “Com esses primeiros nascimentos começaremos a ter resultados. Essas fêmeas nas Granjas Núcleo serão selecionadas e enviadas aos multiplicadores, onde nestes serão produzidas e escolhidas as matrizes comerciais e destinadas aos produtores de leitões”, esclareceu Nottar.
Segundo o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, as filiadas e os produtores terão acesso a um material genético de ponta e com um custo acessível. “A parceria se dará por meio do suporte no programa de melhoramento genético e pela introdução de genes de animais Landrace e Large White nos plantéis das Granjas Núcleos da Aurora e Granjas Multiplicadoras nas filiadas. O melhoramento genético contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho diário, gerando resultados positivos e estimulando o crescimento da nossa cooperativa”, reconheceu o presidente.
O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Zordan, destacou que a cooperativa se preocupa com a melhoria da produtividade e a diminuição de custos para o produtor rural. “A genética está proporcionando um animal com condições especiais e que está sendo trabalhado fortemente em busca de um mercado diferenciado, principalmente o externo. A qualidade da carne será cada vez melhor, assim como a rentabilidade do produtor”.
O diretor da Topigs Norsvin Holanda, Peter Van Kemenade, e o diretor-geral da Topigs Norsvin Brasil, André Costa, apresentaram a empresa, explicaram sobre a forma de trabalho e os resultados esperados com a nova parceria.
“A empresa está há mais de 70 anos trabalhando com melhoramento genético de suínos. No Brasil, o escritório está localizado em Curitiba, há 21 anos. Temos como grande diferencial o investimento em pesquisa e desenvolvimento com um orçamento de 70 milhões de reais por ano para esse fim. Buscamos as melhores tecnologias para aplica-las no programa de melhoramento com o objetivo de acelerar os ganhos genéticos dos nossos clientes. Para isso, temos uma equipe de mais de 25 pesquisadores PHD, além de parceria com universidades e institutos de pesquisa que permitem o contato com o que de mais atual existe em tecnologia para o setor”, explanou Costa.
“Queremos contribuir para que a Coopercentral continue sendo o exemplo que é e auxiliar na evolução das tecnologias do melhoramento genético a fim de destacar ainda mais a eficiência e a qualidade dos produtos Aurora Alimentos”, finalizou Costa. O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), Thiago Bernardino, apresentou a palestra “Mercado Futuro, Grão e Proteína Animal”. (Fonte: Aurora)
Série de capacitações beneficiará oito estados das regiões Norte e Nordeste
Brasília (31/8/16) – A partir de setembro, técnicos de cooperativas de crédito de oito estados brasileiros passarão por uma capacitação de 12 horas. O tema a ser trabalhado é Regulação, Crescimento & Sustentabilidade. Este é o resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil.
Os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, PA, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contarão, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, é fundamental ter em vista que uma adequada regulação permite elevar o grau de segurança das cooperativas, assim como, proporcionar que atinjam seus objetivos socioeconômicos junto aos seus quadros sociais.
“Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!”, comenta Márcio Freitas.
De acordo com a liderança cooperativa, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito regiões Norte e Nordeste do país, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.
ESTRATÉGIA – Para o diretor de projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch, um dos objetivos da capacitação é manter fortes o diálogo e a proximidade entre o órgão de fiscalização e o movimento cooperativista. Para ele, isso deve elevar a convergência de visão, assegurando um ambiente de crescimento e dinâmica por meio da adoção adequada dos normativos do setor, compatibilização de cumprimento e exigências relativas à regulação.
Segundo Matthias, os eventos, além de promoverem o debate sobre regulação com a presença de representantes do BCB, também pretendem proporcionar aos participantes, um espaço de troca de percepções e entendimentos, acerca de assuntos que norteiam o crescimento e a sustentabilidade financeira das cooperativas, visando sua perenidade e bons resultados.
Outro fator relevante destacado pelo diretor do projeto da DGRV no Brasil é o investimento do projeto em duas das regiões que apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito.
“Neste sentido, a transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, avalia o diretor.
CONTEÚDO – Dentre os assuntos da capacitação, estarão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.
Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do BC; o segundo será realizado por meio de um talk show com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco será destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.
CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:
Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20
Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11
Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8
Brasília (29/8/16) – Vinte técnicos do Sicredi iniciaram hoje, em Brasília, o curso de formação de facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O curso é uma realização do Sescoop em parceria com o Banco Central do Brasil. A ideia da parceria é de desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável.
O curso está sendo ministrado por analistas do Banco Central e tem uma carga horária de 40h. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participou hoje de manhã da abertura do curso. O público-alvo é composto por multiplicadores e pessoas que trabalham com o desenvolvimento comportamental e financeiro nas cooperativas.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas a partir do ano.
Por isso, até o fim deste ano, há a previsão de uma série de outras capacitações. Confira abaixo as agendas confirmadas.
Turma | Data | Local | |||||||||||||||||
Turma SICREDI | 29/8 a 2/9 | Brasília/DF - UniBacen | |||||||||||||||||
Turma I CECRED | 12 a 16/9 | Blumenau/SC - Sede da Cecred | |||||||||||||||||
Turma II CECRED | 26 a 30/9
Blumenau (29/8/16) – A Viacredi (Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí) foi premiada com o 25º lugar na categoria Grande Porte (empresas com mais de 1.000 colaboradores) no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”. A solenidade, em São Paulo, no último dia 15/8, revelando as 150 organizações nacionais e multinacionais com as melhores práticas de gestão de pessoas e índices de confiança dos colaboradores com o ambiente de trabalho, segundo pesquisa do Instituto GreatPlacetoWork. Recife (29/8/16) – Ocorreu na última sexta-feira (26/8), no município de Gravatá, o 3º Encontro dos Profissionais de Contas Médicas da Unimed Recife. O evento é realizado anualmente e conta com o apoio do Sescoop/PE na área de instrutoria e infraestrutura. Ao todo, 140 participantes estiveram no encontro, que teve o objetivo de promover um momento de atualização dos conhecimentos na área médica, além de promover a troca de experiências entre profissionais de diversos setores e unidades de atendimento da cooperativa. Florianópolis (29/8/16) – O Sescoop/SC formou, neste mês, novas turmas do Programa Mulheres Cooperativistas, com a parceria de três cooperativas do Estado. As solenidades foram marcadas por emoção, comemoração e sentimento de missão cumprida em eventos que reuniram 35 associadas/esposas de sócios da Cooperja, de Jacinto Machado, 19 associadas e esposas de associados da Coopersulca e outras 19 da Cersul, ambas de Turvo, além de familiares, dirigentes das cooperativas e representantes do Sescoop/SC. Fortaleza (29/8/16) – A diretoria da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) recebeu na manhã desta quarta-feira (24/8), técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e do Banco Mundial. Programação ocorreu em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul Pedro Afonso (26/8/16) – Depois de visitarem as áreas experimentais dos projetos Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva) e Produção Integrada de Frutas (PIF), os técnicos dos órgãos parceiros destacaram os avanços dos programas implantados em Pedro Afonso. Brasília (24/8) – No mundo do consumo e com um mercado instável, se torna cada vez mais difícil controlar as finanças pessoais diante de um cenário econômico inseguro. E, pensando nessa questão o Sescoop, em parceria com o Banco Central do Brasil, realizará uma série de capacitações, visando à formação de facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O público-alvo é composto por multiplicadores e pessoas que trabalham com o desenvolvimento comportamental e financeiro nas cooperativas. O Curso de Gestão de Finanças Pessoais é um anseio antigo das duas entidades. As tratativas para esta parceria começaram há alguns anos e culminaram com a realização de turmas-piloto, cujos participantes receberam informações que os auxiliarão em seus processos de gestão financeira e desenvolvimento econômico. Esta estratégia de formação em gestão de finanças pessoais atua em duas frentes: uma intitulada “Curso GFP 20 horas” que é dirigida ao público final (cooperados, empregados de cooperativas e seus familiares) e a outra intitulada “Curso de Formação de Facilitadores” com 40 horas cujo objetivo é preparar profissionais de nível superior que atuarão como futuros facilitadores (professores) para ministrar o curso de gestão de finanças pessoais dirigido ao público final (curso de 20 horas). Para isso, são trabalhados conceitos de gestão de finanças pessoais, associados a práticas metodológicas que visam a desenvolver no potencial facilitador a didática necessária para trabalhar em sala de aula. Sobre as turmas a serem capacitadas até o fim deste ano, confira abaixo as datas e os locais: PRATA DA CASA – A ideia da parceria é de desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável. O curso será ministrado por analistas do Banco Central e tem uma carga horária de 40h. FACILITADORES – Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas a partir do ano de 2017. COOPERAÇÃO – O Sescoop e o Banco Central do Brasil têm um acordo de cooperação técnico-institucional de quatro anos, visando à realização conjunta de cursos nas áreas de educação e inclusão financeiras, bem como seu material didático. Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o programa de Educação e Inclusão Financeira está completamente alinhado à filosofia de programas como o Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) e o Dia de Cooperar (Dia C). “Nosso grande capital são as pessoas. É preciso destacar o rosto humano que atua nos setores da economia brasileira e é por isso estamos aqui: para assegurar que essas pessoas – cooperados, familiares e empregados de cooperativas – tenham bem estar e qualidade de vida, por meio de um processo de educação cada vez melhor”, frisa o superintendente. Curitiba (24/8/16) – A próxima edição do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses vai ser realizada pelo Sistema Ocepar em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2016), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, amanhã e depois. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo que conta com o apoio da Ocepar. Cooperativismo, uma causa relevante! * Ênio Meinen, advogado, pós-graduado em direito (FGV/RJ) e em gestão estratégica de pessoas (UFRGS), e autor/coautor de vários artigos e livros sobre cooperativismo financeiro – área na qual atua há 32 anos -, entre eles “Cooperativismo financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios”. Atualmente, é diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). (*) Conteúdo com subsídios do (futuro) livro “Cooperativismo financeiro – virtudes e Oportunidades: ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo” (lançamento em setembro de 2016, durante o 11º Concred, no RJ). Este artigo foi publicado na revista Gestão Cooperativa (nº 78) Brasília (23/8/16) – Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Sescoop/RS lançará, amanhã, em Porto Alegre (RS), o Manual de Boas Práticas de RH. O evento será marcado por um seminário, a ser realizado na sede da Escoop, e para o qual se espera a participação de representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul. São Paulo (19/8/16) – O Sistema Unicred, conjunto de instituições financeiras cooperativas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, anuncia os resultados do primeiro semestre de 2016. A instituição conseguiu aumentar em 22,3% os depósitos totais, em relação ao mesmo período de 2015. O saldo médio dos depósitos ficou em R$ 7,9 bilhões ao final do semestre. Brasília (18/8/16) – Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Sescoop/RS lançará, no próximo dia 24/8, em Porto Alegre (RS), o Manual de Boas Práticas de RH. O evento será marcado por um seminário, a ser realizado na sede da Escoop, e para o qual se espera a participação de representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul. Curitiba (17/8/16) – Superação e sucesso no cooperativismo. Esse é o tema da palestra que será ministrada por Carlos Hilsdorf no 2º Encontro das Cooperativas do Núcleo Sudoeste, amanhã, no Clube Pinheiros, em Pato Branco (PR). Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor de empresas e pesquisador do comportamento humano, Hilsdorf é reconhecido pelo mercado como um dos cinco melhores e mais requisitados palestrantes do Brasil. É autor do best-seller “Atitudes vencedoras”. |