cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Notícias negócios

Conselho Nacional do Sescoop é apresentado a conselheiros estaduais

"

Evento ocorreu durante capacitação que objetiva ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e responsabilidades perante os órgãos de controle

Brasília (24/5) – Os integrantes do Conselho Nacional do Sescoop foram apresentados hoje aos conselheiros de administração das organizações estaduais, que se encontram em Brasília, desde ontem, participando de uma capacitação que prossegue até amanhã. A apresentação foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Após agradecer pelo empenho de cada conselheiro em participar do evento, Márcio Freitas explicou sobre a composição do Conselho Nacional do Sescoop, que conta com a participação de cinco representantes do governo federal (ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Planejamento, da Previdência e do Trabalho), quatro representantes do cooperativismo e um indicado que representa os funcionários de cooperativas.

Para Márcio Freitas que acumula a função de presidente do Conselho Nacional do Sescoop, em Brasília, é fundamental que os conselheiros estaduais estejam alinhados e a par das ações da unidade do Sescoop na capital federal. Além disso, ele fez questão de ressaltar que desde a criação do Serviço, há quase 18 anos, muitos processos foram aprimorados, sempre levando em consideração a lei e a experiência dos estados.

Para ele, a autonomia das unidades é fundamental no processo de desenvolvimento do cooperativismo. “A organização que administra o recurso que advém da folha de pagamento das cooperativas precisa evoluir sempre. E isso só ocorre quando ela está empenhada em ser melhor, todos os dias. Ela precisa ser realizadora e dar o seu sotaque às ações pensadas globalmente”, comenta Márcio Freitas.

TRANSPARÊNCIA – Dirigindo-se aos conselheiros estaduais, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg fez questão de contar uma breve história do surgimento do Sescoop e de como é fundamental atuar em conformidade com a lei. “Gostaria de acrescentar que o dinheiro do Sescoop é exclusivamente privado, ou seja, as cooperativas recolhem 2,5% do valor do salário dos cooperados e repassa ao governo federal. Então, o dinheiro é federalizado. Se torna público. É por isso que o Sescoop deve prestar contas à Controladoria Geral e ao Tribunal de Contas da União”, reforça a liderança.

ESCOLA – “Para mim, é uma imensa satisfação fazer parte dos trabalhos deste Conselho Nacional, onde tenho aprendido tanto. O cooperativismo é uma escola para nós. Para se ter uma ideia disso, temos aproveitado muitas práticas que vemos ocorrendo diariamente nas cooperativas. São bons casos de sucesso e por isso aproveitamos cada uma delas, objetivando a melhoria dos nossos trabalhos de prestação de serviços ao país”, comenta Deborah Virgínia Macêdo Arôxa, do Ministério do Planejamento.

CRESCIMENTO – “Minha mensagem é: precisamos fazer o cooperativismo crescer. É para isso que trabalhamos, pelo desenvolvimento das cooperativas dos nossos estados, sobretudo aqueles que integram as regiões Norte e Nordeste do país. Se as leis e os processos de fiscalização são sempre os mesmos, o que fará a diferença em uma gestão é empenho das pessoas. Então, que arregacemos as nossas mangas para tornar grande o nosso movimento.” Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.

SATISFAÇÃO – “Eu participo e já participei de vários colegiados representando o governo federal, mas o Conselho Nacional do Sescoop está entre os que mais me inspiram e motivam. Posso dizer que minha família é cooperativista, devido ao seu envolvimento com o setor, por isso, afirmo sem medo: aqui, fazemos aquilo que dizemos. Aqui, podemos colocar em prática a nossa ideologia, cujo foco é o ser humano.” Vera Lúcia Oliveira, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

CERTEZA – “Sempre aprendo muito sobre o cooperativismo, quando participo das reuniões deste Conselho. Grande parte desse aprendizado já foi, inclusive, implementada junto ao conselho estadual do qual faço parte. Quando volto ao Tocantins, estou cheia de esperança de que o cooperativismo é a melhor forma de viver em sociedade.” Maria Silvana Ramos – representante dos empregados de cooperativas.

IMPORTÂNCIA – “A boa notícia de exercer os cargos que já tive a oportunidade de ocupar é o aprendizado que se adquire. E o que aprendi é que é fundamental investir na qualificação das pessoas, por isso em Santa Catarina, investimos 90% dos recursos do Sescoop em ações que preparem as pessoas para funções técnicas, de gestão ou de administração. Acredito sinceramente que não se muda uma sociedade sem que se mude os indivíduos, um por um.” Marcos Antônio Zordan, presidente da Aurora.

PAIXÃO – “A maior satisfação de quem trabalha com gente é ver o resultado das ações e o que se vê aqui neste Conselho é o sentimento crescente de paixão pelo Brasil. Aqui, o que aprendi é que e o cooperativismo combate a fome, o desemprego, a informalidade, conferindo dignidade ao povo brasileiro. Sem cooperativas o Brasil não tem jeito.” Dênio Aparecido Ramos, do Ministério da Previdência.

SOBRE A CAPACITAÇÃO

O objetivo da capacitação voltada aos conselheiros de Administração das organizações estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e das responsabilidades perante os órgãos de controle da entidade. O curso que ocorre na Casa do Cooperativismo.

Hoje o dia foi composto, ainda, por uma série de atividades que envolveram o aprofundamento de informações a respeito das relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), sobre o planejamento estratégico como ferramenta para governança e, ainda, sobre o Sescoop e sobre os papeis e atribuições dos conselhos à luz do Regimento Interno.

Amanhã, último dia da capacitação, os participantes discutirão questões relativas aos principais normativos do Sescoop e sobre como utilizar os relatórios de auditoria em prol de sua governança.

"

Escoop realiza Assembleia Geral Simulada

"

Porto Alegre (24/5) – Os alunos da disciplina de Direito e Legislação Cooperativista do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop realizaram no dia 19 de maio, nas dependências do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), sua Assembleia Geral Simulada, com o objetivo de vivenciar passo a passo as etapas de uma Assembleia de Cooperativa. Os trabalhos foram organizados pelos alunos da turma de 2016 e tiveram a participação dos colegas da turma de 2015, orientados pelo professor da disciplina, Mário De Conto.

Dentre as atividades realizadas, foi escolhido um nome fictício para a cooperativa e os alunos divididos entre diretoria e associados. Após, foi formada a mesa diretiva e dado início aos trabalhos de leitura de edital, apresentação de relatório de gestão, prestação de contas e de balanço geral, seguindo-se assim todos os outros passos de uma Assembleia Geral. (Fonte: Assimp Sistema Ocegs)

"

Sescoop/SP viabiliza pós-graduação para colabores de cooperativas

"

São Paulo (23/5) – Por meio de parceria com instituições de ensino de superior, o projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP viabiliza a participação de colaboradores das cooperativas em cursos de especialização lato sensu e MBA, com foco nas necessidades de melhoria da gestão e de qualificação do corpo técnico. Na Coop – Cooperativa de Consumo, 28 colaboradores concluíram este mês o curso de pós-graduação “MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo”. Já na Camda, foi iniciado no dia 12 de maio o curso de pós-graduação “MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio”.

O MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo foi realizado na Coop, em Santo André, por meio de parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS). O curso teve duração de 540 horas, realizado entre 2013 a 2015. Ao fim do programa, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão de curso (TCC) com projetos de melhoria para os negócios da cooperativa. Dos seis TCCs apresentados, três foram implantados pela Coop, dois estão à espera de recursos para implantação e um resultou em subsídios para a melhoria de iniciativas já em andamento na cooperativa.

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso foi realizada no dia 11 de maio, com a presença do presidente da Coop, Márcio Valle; do superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Jr.; e do diretor de pós-graduação da USCS, professor Dr. Silton Marcel Romboli. O paraninfo da turma foi o professor Dr. Márcio Fontoura da Silva e o orador foi o formando Igor Siena Miedes.

O analista Sérgio Dias, responsável pelo projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP, afirma expressar grande orgulho por constatar que o projeto é uma realidade. “Na medida em que ofereceu à Coop a oportunidade de preparar mais alguns dos seus colaboradores para atuarem em benefício de uma melhor gestão da cooperativa e para a obtenção de melhores resultados nos seus negócios, contribuindo assim para sua sustentabilidade”, completa. (Fonte: Assimp Sescoop/SP)

"

Na comemoração dos 60 anos, Emater destaca líderes cooperativistas

"

Curitiba (23/5) – Na última sexta-feira (20/05), em comemoração aos 60 anos de atividades, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), homenageou com a entrega do troféu Pinhão – escultura em madeira do artesão Ademir da Silva, de São José dos Pinhais – autoridades ligadas à história da instituição, funcionários e ex-extensionistas, entre os quais presidentes de cooperativas paranaenses. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também foi contemplado com a honraria.

COOPERATIVISTAS – Na solenidade, realizada na sede do Instituto Emater, em Curitiba, entre os homenageados, receberam troféus os ex-extensionistas José Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa Coamo, Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar, e Valter Pitol, presidente da Copacol. Devido a compromissos, não estiveram presentes os ex-extensionistas João Paulo Koslovski, ex-presidente do Sistema Ocepar, e José Fernandes Jardim, ex-presidente da Cocamar. A Integrada foi homenageada como cooperativa parceria. O diretor vice-presidente Sérgio Otaguiri recebeu o troféu em nome do presidente Jorge Hashimoto.

GRATIDÃO – Gallassini, que discursou em nome dos líderes cooperativistas, disse que “todos temos uma dívida de gratidão muito grande com o serviço de extensão da Emater. Foi o começo da assistência técnica das cooperativas”. Lembrou que começou profissionalmente na instituição em 1968, designado para trabalhar em Campo Mourão. Foi quando teve a oportunidade de fazer um curso sobre cooperativismo, que possibilitou o surgimento da ideia da qual originou a Coamo, criada em novembro de 1970 com 79 agricultores. Atualmente a cooperativa tem 28,1 mil cooperados.

ATUAL – Gallassini lembrou ainda que, como engenheiro agrônomo da então Acarpa, antecessora do Instituto Emater, “fizemos todo tipo de conservação de solo para combater a erosão, que era um problema muito sério”. A situação era agravada pelo fim do ciclo da madeira e também pela estrutura da terra. O presidente da Coamo acrescentou que a Emater contribuiu muito para a evolução da agricultura. “Prova disso são todo o trabalho de introdução de tecnologia na época e as cooperativas. Mas sempre haverá necessidade de extensão rural. E a Emater melhor que ninguém tem a experiência para isso, afinal são 60 anos de trabalho nesse segmento”, concluiu. 

PRESENTES – Estiveram presentes entre as dezenas de homenageados o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, que recebeu o troféu em nome da família - o avô, Moisés Lupion, foi quem fundou a Emater, em 1956, quando era governador do estado -, o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, também ex-extensionistas, entre outros.

EMATER – Fundado em 20 de maio de 1956, o Instituto Emater tem atualmente 1,2 mil funcionários, de mais de 40 categorias profissionais, lotados em unidades espalhadas em todos os municípios paranaenses, em 22 unidades regionais, além da unidade estadual. Como destacou o seu presidente, Rubens Ernesto Niederheitmann, a missão do instituto, na atualidade é buscar aumentar a renda das famílias do meio rural, reduzir as diferenças regionais e os danos ambientais, bem como promover a inclusão social e produtiva “de um grande contingente de famílias que ainda dependem do estado para sua emancipação”. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

"

Cooperativas participam do Curso sobre o eSocial

"

Salvador (23/5) – Cooperativas baianas participam neste mês, do curso eSocial, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Este curso está sendo realizado em 7 cidades do estado, com o intuito de alinhar as informações sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

A turma de Luís Eduardo Magalhães iniciou o ciclo do curso, em 6 de maio, seguindo das turmas de Salvador (09.05), Itabuna (11.05), da segunda turma de Salvador (13.05) e Vitória da Conquista (16.05). Este curso visa atender exclusivamente profissionais das áreas de contabilidade, jurídico e recursos humanos das cooperativas.

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. De acordo com Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA, o curso surgiu devido a necessidade de informar as cooperativas sobre a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 002/15 de 7/7/15 e suas atualizações, que aprovaram e divulgaram o leiaute do sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial, com previsão de entrar em vigor para os eventos ocorridos a partir da competência de setembro de 2016.

A contadora Camila Andrade, da Unibahia, buscou o curso para ficar atualizada com as novas normas e procedimentos do eSocial, que são fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho. “O curso abordou os temas que acompanhamos no dia a dia de nossas atividades, abordando de forma teórica as novas atualizações do eSocial”, aponta Camila. Para Josiele Cano, diretora administrativa da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) que acompanha o trabalho da contabilidade externa da cooperativa, a atividade ajudará no desenvolvimento do seu trabalho na cooperativa.

O curso está sendo ministrado pela consultora Sofia Kaczurowski, advogada e diretora da Consultoria Trabalhista e Previdenciária. As duas últimas turmas o curso eSocial, serão realizadas em Feira de Santana e Teixeira de Freitas, 18 e 20 deste mês, respectivamente. (Fonte: Ascom OCEB)

"

Novo ciclo do PDGC é apresentado às cooperativas cearenses

"

Presidente do Sistema OCB lança o programa e estimula a adesão de todo o movimento cooperativista brasileiro

Fortaleza (20/5) – O ciclo 2016/2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi lançado hoje no Ceará. O evento contou com a participação de 20 cooperativas interessadas em conhecer essa ferramenta de gestão que promete trazer grandes benefícios ao movimento cooperativista cearense. A cerimônia de lançamento, realizada na sede do Sistema OCB/CE, contou com a participação do presidente da unidade nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, que comentou a respeito da importância de as cooperativas aderirem ao PDGC.

“Ao lançarmos o PDGC, o que pretendemos é que as cooperativas aprimorem sua gestão, seus processos e, por consequência, seus resultados. Este é o objetivo desta ferramenta: promover o desenvolvimento das cooperativas, seus cooperados e da economia local. E é por isso, que pedimos ao movimento cooperativista que assuma o PDGC como um grande aliado estratégico”, comenta Márcio Freitas.

CRESCENDO EM TEMPOS DE CRISE

Durante o lançamento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de lembrar da importância que as cooperativas têm na sociedade atual, em meio ao delicado momento de crise econômica. Segundo ele, enquanto empresas mercantis sofrem para passar pela crise, as cooperativas têm mostrado resultado cada vez mais positivos.

Para o presidente um alerta positivo que deve ser levado em conta, quando o assunto é a melhoria de sua gestão. “Cooperativa é uma sociedade de gente e não de capital, por isso, graças ao envolvimento das pessoas no processo de gestão, estabelecimento de metas e estratégias é possível passar pela crise minimizando seus efeitos, com estabilidade financeira. É com a intenção de contribuir ainda mais com este processo interno, que oferecemos o PDGC, um instrumento capaz de ampliar o aperfeiçoamento dos processos de gestão e governança das cooperativas.

CEARÁ – No ano, passado somente oito cooperativas se inscreveram no programa, pelo Ceará. Entretanto, considerando a participação de um número duas vezes maior, apenas no evento de lançamento do PDGC, a expectativa do presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, é de que o movimento cooperativista cearense amplie sua participação.

“A quantidade de representantes de cooperativas aqui, hoje, é a maior demonstração de que o programa tem uma aceitação por parte delas. No ano passado, tivemos menos de dez inscritas no PDGC e, neste ano, com o esclarecimento que foi feito a respeito dos possíveis resultados, com certeza acreditamos numa adesão mais ampla das cooperativas do nosso estado, do que no último ano”, explica João Nicédio.

PERSEGUINDO A EXCELÊNCIA DA GESTÃO

A percepção de que buscar a excelência continuamente é vital para a sustentabilidade do negócio, sabendo que este é um processo com diversas variáveis pelo caminho, levou a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST-CE) e a Cooperativa União dos Dentistas do Ceará (UNIDENTAL) participar do lançamento do PDGC.

As duas, após participarem do último ciclo do PDGC (2015/2016), venceram o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

“Conseguimos fazer com que todos os nossos processos fossem padronizados e isso trouxe um ganho muito grande em termos de resultados e indicadores. Com o PDGC, a gente sabe exatamente o que está ocorrendo na gestão da cooperativa e, assim, é possível mostrar ao cooperado os rumos a serem tomados. O programa é uma ferramenta que só traz melhorias para o cooperativismo”, avalia a presidente da Unidental, Nires Romero.

O PDGC – O programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico. A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

MATURIDADE - A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação.

NOVIDADE
- Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

- Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.
- Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB/CE)

"

Educação financeira nas escolas é debatida em jornada no Distrito Federal

"

Brasília (20/5) – Representantes do Sescoop participaram hoje do painel Educação Financeira das Escolas – um olhar para o desenvolvimento, realizado no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília. O evento compõe a programação da 2ª Jornada de Educação Financeira, promovida pela revista Gestão Cooperativa e a Mais Ativos Educação Financeira, como parte integrante das atividades da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central do Brasil.

A Jornada objetiva promover ações de educação financeira e fortalecimento da economia, ao abordar temas como as tendências da educação financeira no Brasil para os próximos anos, educação financeira infantil e experiências de cooperativas e escolas na difusão da educação financeira. O público-alvo são professores e cooperados do Distrito Federal.

"

Programa de Resíduos Sólidos inscreve projetos de até R$ 300 mil

"

Brasília (20/5) – A Fundação Nacional de Saúde publicou há alguns dias a Portaria nº 395, aprovando os critérios e os procedimentos básicos para aplicação de recursos orçamentários e financeiros no programa de Resíduos Sólidos Urbanos. Com isso, será realizado um processo seletivo para projetos que visem aquisição de veículos e/ou equipamentos. A inscrição de proposta deverá ser feita via carta consulta, apresentada por município ou consórcio intermunicipal, no sistema da Funasa.

O prazo de inscrição termina no próximo dia 16 de junho. A proposta deve ter valor entre R$ 100 mil e R$ 300 mil e é importante observar que o processo seletivo é voltado para municípios com até 50 mil habitantes (que não façam parte de região metropolitana ou RIDE) e consórcios intermunicipais formados pela maioria simples dos municípios com até 50 mil habitantes.

Entre os critérios de prioridade consta: propostas que contemplem sistema de reciclagem (coleta seletiva e unidade de recuperação de recicláveis), com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. (Fonte: Assimp Funasa)

"

Inscrições abertas para Curso de Conselheiro Fiscal

"

Teresina (20/5) – Estão abertas as inscrições para o curso de Capacitação para Conselheiros Fiscais de Cooperativas que será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI). Para facilitar a participação do maior número de conselheiros fiscais, titulares e suplentes, de todos os ramos, a formação foi dividida por regiões. Inicialmente, será realizada nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba, beneficiando as cooperativas das regiões Centro-Norte, Centro-Sul, e Norte do estado, respectivamente.
 
O objetivo é capacitar os cooperados eleitos para essa função nas cooperativas piauienses a exercer a função de Conselheiro Fiscal, que tem como principal atribuição fiscalizar a legalidade e a regularidade dos atos da gestão, em especial da gestão financeira e contábil. “O objetivo do Sescoop /PI é promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas”, explica o gestor da instituição, Flodoaldo Alencar.
 
O gestor ressalta a importância dessa função dentro das cooperativas. “É muito importante que os conselheiros fiscais trabalhem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa e de seus cooperados. Daí, a importância da capacitação dos conselheiros para o correto exercício do mandato. Cada conselheiro fiscal precisa saber qual a sua responsabilidade com o coletivo”, conclui.
 
O curso será ministrado por Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especialista em Gestão Estratégia de Pessoas. Ele é consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo.

COMO PARTICIPAR – As inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 23/5, no site www.piauicooperativo.coop.br. Para maiores informações, os interessados devem ligar para 86 3225-4444, 99949-1079, 98894-8014, 99433-1643 ou 98164-8800, ou ainda, enviar e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

AGENDA – Em Picos, o curso ocorrerá nos dias 30 e 31 deste mês. Em Teresina, nos dias 1º e 2 de junho. E em Parnaíba, nos dias 3 e 4 de junho. Em um segundo momento, o Sescoop/PI realizará a capacitação nas regiões Sul e Extremo-Sul do estado. (Fonte: Assimp Sescoop/PI)

"

Cooperativas podem participar do Programa de Aquisição de Alimentos

"

Brasília (19/5) – Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já podem apresentar suas propostas por meio do site www.conab.gov.br, para as modalidades de Compra com Doação Simultânea e Formação de Estoque.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá R$ 11,54 milhões em novos projetos do PAA, na modalidade de Apoio à Formação de Estoques da agricultura familiar. Os recursos foram assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). Mais R$ 1,09 milhão será utilizado pela Companhia na parte operacional do Programa.

A modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar é definida pelo apoio financeiro para a constituição de estoques de alimentos por organizações fornecedoras. O limite é de R$ 8 mil por ano e por unidade familiar, e de R$ 1,5 milhão por Organização Fornecedora, respeitados os limites por unidade familiar.

Na semana passada, a Conab começou a receber novas propostas para participação no PAA em todas as modalidades do programa. Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar devem apresentar seus projetos por meio do sistema PAAnet, disponível para download no site da Companhia. (Fonte: Assimp Conab)

"

Sescoop/SC promove curso de E-social em Florianópolis

"

Florianópolis (19/20) – Capacitar colaboradores de cooperativas para o atendimento pleno das exigências do e-social com abordagem detalhada sobre as normas trabalhistas e previdenciárias que deverão ser informadas por meio da ferramenta. Com este foco o Sescoop/SC promoverá, no período de 13 a 15 de junho, no Hotel Plaza, em Florianópolis, o curso de E-social.

A programação ocorre das 14h às 18 horas no primeiro dia, das 8 às 18 horas no segundo dia e das 8 às 12 horas no último dia. O curso é isento de taxa de participação e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas até o dia 8h de junho pelo site do Sescoop/SC.

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Elvio Silveira, explica que o curso abordará aspectos relacionados às penalidades pelo descumprimento de prazos e fornecimento de informações errôneas e/ou incompletas por meio do e-social. Também serão trabalhados conteúdos como introdução ao E-social, configurações tributárias, contrato de trabalho, PCMSO, folha de pagamento, férias, 13º salário e término do contrato de trabalho, bem como cronograma de implantação, como transmitir, protocolos, recibos e mensagens de erro, áreas envolvidas na empresa, o que será substituído, tabelas do E-social, entre outros.

As aulas serão ministradas pelo contador trabalhista e previdenciário Emerson Costa Lemes. Professor de pós-graduação em Direito do Trabalho, Previdenciário e de Gestão Tributária, é perito judicial e extra Judicial. É autor de livros na área previdenciária e de artigos em livros e revistas especializados. Membro fundador do observatório de gestão pública em Londrina (PR) e estudioso do e-social. Informações pelos telefones 48 3878 8803 e 48 3878 8810 ou pelo site http://www.sescoopsc.org.br. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

"

Cooperativas mineiras premiadas participam de Workshop sobre PDGC

"

Belo Horizonte (19/5) – Para apresentar os novos níveis de maturidade da ferramenta de avaliação e atualizar os conhecimentos acerca do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, o Sistema Ocemg realizou, no dia 12 de maio, o workshop "Compromisso com a Excelência". Destinado às cooperativas premiadas nas categorias Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, o evento reuniu representantes das cooperativas Unimed BH, Coopercon, Unimed Circuito das Águas e Sicoob Credialto, além de colaboradores do Sistema.

Sob orientação de Luciana Lima, especialista técnica da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), os participantes aprenderam um pouco mais sobre o Programa e conheceram os dois níveis de maturidade inseridos este ano: Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência.

O objetivo do encontro foi promover uma reunião onde as cooperativas pudessem compreender os novos conceitos e desafios dos níveis de maturidade Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência, além de discutir exemplos de práticas de gestão e métodos para melhorar a eficácia do processo de auto avaliação. Temas como: mapa de perfil do negócio, gestão das partes interessadas, identificação e tratamento de risco, requisitos de processos e inventários de práticas foram os principais focos do evento.

A programação do encontro contou com dinâmicas em grupo a fim de mostrar, na prática, como utilizar as ferramentas, como o mapa do perfil de negócio, que contribui para a autoavaliação das cooperativas. Na primeira atividade, os participantes foram divididos em três grupos e tiveram que traçar o perfil de uma cooperativa com o foco na identificação das partes interessadas e dos processos da cadeia de valor. Logo em seguida, foi realizada uma mesa-redonda para debater sobre a atividade e esclarecer as dúvidas.

O segundo exercício identificou as necessidades e expectativas das partes interessadas (cooperados, clientes, sociedade, colaboradores e fornecedores) para saber quais pontos devem ser melhorados na cooperativa para aprimorar o atendimento e suprir as demandas do público.

Inventário de práticas, requisitos de processos, bem como suas análises e melhorias também foram temas abordados no evento. Para a diretora financeira do Sicoob Credialto, Riquelme Caetano, foi muito importante participar do workshop. "Tive a oportunidade de conhecer os níveis de maturidade da ferramenta e saber como será essa mudança, bem como o aumento de exigência da gestão. Já vamos começar a trabalhar na cooperativa as informações colhidas aqui", disse. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

"

Sescoop repassa metodologia a novos instrutores do Cooperjovem em SP

"

Brasília (18/5) – Representantes da unidade nacional do Sescoop estão em São Paulo desde ontem realizando repasse de metodologia do Programa Cooperjovem cujo objetivo é ampliar o quantitativo de instrutores aptos para mediar a formação de educadores que participam da ação nas escolas parceiras.

Além disso, a atividade visa propiciar aos coordenadores de unidades estaduais a possibilidade de melhorar a qualidade das ações desenvolvidas nas comunidades escolares e, ainda, contribuir com a construção de um ambiente de relacionamento e aprendizagem cada vez mais cooperativo.

No total, 16 instrutores, seis coordenadores do Sicoob e 12 coordenadores do Sescoop/SP participam do repasse, que segue até amanhã. A agenda tem vínculo direto com a metodologia do programa. No primeiro dia, é focado na introdução conceitual; já no segundo, o enfoque são as práticas pedagógicas e o Projeto Educacional Cooperativo; por fim, o terceiro dia é reservado à execução, monitoramento e avaliação dos projetos educacionais cooperativos.
 
Segundo a instrutora do curso, Denise Crespo Nunes, ao longo dos três dias os instrutores terão uma agenda bem cheia. “Eles passarão pelos critérios de elaboração dos projetos educacionais cooperativos, farão uma reflexão crítica e criativa do conteúdo abordado na formação e também do conteúdo constante do guia do instrutor e caderno do educador e, por último, serão provocados a identificar a aplicação dos conhecimentos e das experiências na sua atuação profissional e na prática do seu dia-a-dia como instrutor ou coordenador do programa Cooperjovem”, explicou.

SOBRE O COOPERJOVEM – Programa que atende ao eixo “Cultura da Cooperação” da Diretriz de Desenvolvimento Social. Busca disseminar a cultura da cooperação, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

Seus objetivos são: Desenvolver ações que valorizem educadores e alunos estimulando-os a participarem do Programa e divulgarem-no em sua localidade;
Qualificar educadores de educação infantil e ensino fundamental na metodologia do Programa, para que sejam os principais incentivadores da proposta; Orientar os parceiros do Programa Cooperjovem para acompanhamento das atividades nas escolas; Desenvolver práticas pedagógicas e material didático que estimulem e propiciem uma formação apoiada na educação cooperativa; Dotar escolas de meios para a inserção e o desenvolvimento da educação cooperativa no cotidiano escolar; Promover o intercâmbio entre escolas e cooperativas.

PÚBLICO-ALVO – Tem como público-alvo alunos de ensino fundamental, entre 6 e 14 anos, de escolas públicas do estado ou cooperativas educacionais.

NÚMEROS – Em 2015, o Cooperjovem atendeu a cerca de 83 mil alunos, a mais de 2,1 mil professores de 411 escolas e contou com o apoio de 87 cooperativas.

"

Prêmio Cooperativa do Ano inicia inscrições em julho

"

Maceió (18/5) – A unidade nacional do Sistema OCB anunciou que as inscrições na 10ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano iniciarão em 4 de julho e encerrarão em 9 de setembro. Para participar, as cooperativas precisam estar inscritas em programas de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) ou o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

Cooperativas de todos os ramos e portes poderão inscrever projetos na premiação. Ela é bienal e tem o objetivo de reconhecer e valorizar as iniciativas de sucesso desenvolvidas por cooperativas brasileiras. Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, a premiação é mais uma oportunidade para as cooperativas terem reconhecidos os seus compromissos com o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida de seus associados e colaboradores.

“As cooperativas alagoanas devem se preparar para participar desse momento de reconhecimento nacional às boas práticas como instituições sérias que são, comprometidas com sua base e com a sociedade”, ressalta. (Fonte: Ascom Sistema OCB/AL)

"

Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes discute planejamento

"

Goiânia (18/5) – O 6º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas foi realizado nos dias 12 e 13 de maio, em Caldas Novas. Nesta edição, o evento promovido pelo Sistema OCB/GO teve como tema “Planejamento estratégico e sua importância para o desenvolvimento das cooperativas goianas”. Durante os dois dias, 100 gestores de cooperativas goianas tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos em temas como economia cooperativista e governança corporativa.

Para isso, foram realizadas palestras e também organizados grupos de trabalho para desenvolver os assuntos debatidos em cada dia. O presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, participou do Fórum. Logo na abertura do evento, ele ressaltou a importância e o ganho competitivo que o planejamento estratégico pode proporcionar às cooperativas.

O professor José Horta Valadares, doutor em economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi um dos palestrantes convidados. No primeiro dia, quinta-feira (12), ele falou sobre “Princípios de Economia Cooperativista” e na sexta-feira (13) fez uma palestra sobre “Aspectos condicionantes do Plano Estratégico”.

O professor Mauri Alex de Barros Pimentel, mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), apresentou uma palestra sobre “Análise Macroambiental e Cenário Competitivo” e também falou sobre “Fundamentos de Governança Corporativa”.

Na manhã do dia 13, o segundo dia do 6º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas foi aberto com uma palestra de Francisco Teixeira Neto. Ele é integrante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e um dos desenvolvedores do Programa de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/). O dia foi concluído com uma atividade em grupos de trabalho com a proposição “Desafios à Implantação do Planejamento Estratégico”.

A organização do 6º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas disponibiliza um site onde é possível fazer downloads de todas as palestras, conferir a galeria de imagens do evento e o currículo dos palestrantes. Além disso, os participantes podem também imprimir seus certificados. Para isso, basta clicar aqui. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)

"

FGCoop realiza fórum para discutir o monitoramento das cooperativas de crédito

"

Evento ocorreu em Brasília e contou com a participação de representantes dos bancos cooperativos, confederações e cooperativas centrais, do Sistema OCB e do Banco Central do Brasil
 
Brasília (17/5) – O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) vem produzindo relatórios internos sobre o grau de risco de descontinuidade das cooperativas singulares captadoras de depósitos, desde junho do ano passado. O trabalho é realizado graças à implantação de uma nova atividade: o monitoramento das cooperativas associadas, responsável pelo acompanhamento do setor, com os objetivos de antecipar a detecção de problemas e ajudar a promover soluções sistêmicas.
 
Por isso, o Conselho de Administração do Fundo realizou hoje, em Brasília, o primeiro Fórum FGCoop de Monitoramento de Cooperativas de Crédito. O evento teve a participação de representantes dos bancos cooperativos, das confederações, das centrais, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e, também do Banco Central do Brasil. O fórum contou ainda com a contribuição internacional do gerente técnico de Administração de Reservas do Fundo de Garantias de Entidades Cooperativas da Colômbia (Fogacoop), Cesar Augusto Avendaños Morales, e do diretor da Confederação Alemã de Cooperativas no Brasil, Matthias Knoch.
 
PROTAGONISMO – Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Manfred Alfonso Dasenbrock, fez questão de destacar que o fortalecimento da visão prudencial do FGCoop foi um dos passos decisivos para o reconhecimento do protagonismo setorial.
 
“Ampliamos a equipe e contratamos um novo diretor para cuidar especificamente do monitoramento das cooperativas associadas. Desde então, produzimos estudos e análises que identificam, periodicamente, o grau de risco de todas as cooperativas captadoras de depósitos associadas. Essas informações não somente aumentam a transparência do setor como ajudam a antecipar uma eventual ocorrência de problemas e facilitam a gestão de riscos do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC)”, argumenta Dasenbrock.
 
PERENIDADE – Para o presidente eleito do Conselho de Administração do FGCoop, Bento Venturim, o fórum desta terça-feira representa um importante passo rumo à sedimentação do tão desejado Fundo Garantidor. “Uma das razões para esse monitoramento é que a missão do FGCoop e a do Banco Central do Brasil equiparam-se, em parte: assegurar um sistema financeiro sólido. Isto quer dizer que é preciso trabalharmos para que as cooperativas de crédito, no Brasil, sejam perenes. E, uma forma de fazer isso é assegurar a credibilidade delas. Com o FGCoop, podemos oferecer as mesmas garantias que o Fundo Garantidor de Crédito oferece aos clientes dos demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional”, avalia Venturim.
 
SUCESSO – O diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, ressaltou que o sucesso do FGCoop e, também do SNCC é obra de muito trabalho que envolve desde a regulação promovida pelo Banco até a gestão eficiente das cooperativas de crédito, um trabalho longo que começou há muitos anos. Segundo ele, por atuarem em um mercado onde a confiança é uma das principais moedas, o FGCoop oportuniza o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito.
 
“Sem dúvida alguma, o FGCoop serve como um selo de qualidade para o cooperativismo de crédito diante da população brasileira. É importante reconhecer que o cooperativismo tem sido um forte aliado da economia nacional e é, certamente, um contribuinte indispensável para a retomada do crescimento do país”, afirma o diretor.
 
Meirelles também destacou a contribuição do cooperativismo de crédito para A bancarização no país. “O SNCC é uma importante parte do SFN, pois atua em nichos específicos de mercado e opera onde nenhuma outra instituição está presente, constituindo-se em uma ferramenta de inclusão financeira fundamental. Além disso, com o apoio das cooperativas de crédito, a população brasileira tem mais uma porta de entrada ao Sistema Financeiro Nacional”, comenta Meirelles.
 
REALIDADE - Segundo o diretor executivo do FGCoop, Lúcio César de Faria, a grande presença de participantes no Fórum de Monitoramento mostra que o Conselho de Administração está no caminho certo, rumo à consolidação do Fundo e, também, à do SNCC. Além disso, ele fez questão de explicar que a fim de buscar conhecer as particularidades de cada sistema cooperativo e seus níveis de organização vertical, uma equipe do FGCoop tem realizado, desde setembro do ano passado, uma série de visitas técnicas às confederações e a dez centrais. “O que pretendemos é conhecer de perto as principais ferramentas de gestão e os modelos de classificação de riscos, processos de monitoramento, controles internos e auditorias”, explicou Faria.
 
CONFIANÇA – O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Renato Nobile, disse que o Fórum FGCoop de Monitoramento reforça a ideia de que o cooperativismo oferta confiança à economia brasileira, especialmente, quando as cooperativas pautam suas ações nos princípios e valores cooperativistas. Ele também agradeceu ao Banco Central, pelo empenho em sempre compreender as causas do setor econômico materializado pelo cooperativismo.

"

Brasil Mais Produtivo seleciona empresas e cooperativas

"

Brasília (17/5) – Com a intenção de aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias, o governo federal lançou, há 10 dias, o programa Brasil Mais Produtivo, por meio do qual três mil empresas serão selecionadas para receber 120 horas de consultoria em gestão com foco na redução de desperdícios. As cooperativas poderão participar do programa, desde que observem critérios como: ter entre 11 e 200 empregados e estar vinculada a um dos setores a seguir: alimentos e bebidas, metalmecânico, vestuários e calçados.

O programa prevê um investimento de R$ 50 milhões. A metodologia usada é a manufatura enxuta (lean manufacturing), ou seja, aquela baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

O Ministério da Indústria e Comércio Exterior espera que o programa traga ganhos de eficiência em curto prazo às pequenas e médias empresas participantes, atuando na dimensão microeconômica da política industrial. O Brasil Mais Produtivo é realizado pelo MDIC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).  Além disso, o programa conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

COMO FUNCIONA – Até o final de 2017, 3 mil empresas serão atendidas em todo o Brasil por 400 consultores do Instituto Senai de Tecnologia e das unidades do Senai. Os consultores serão treinados para aplicação das ferramentas de manufatura enxuta, focada no processo produtivo, que prevê intervenções rápidas, de baixo custo, com foco no aumento da produtividade da indústria. Aspectos que merecem destaque nesta iniciativa são a relação custo-benefício e a possibilidade concreta de aferição de resultados.

O atendimento completo tem duração de 120 horas e o investimento por empresa é de R$ 18 mil. O Brasil Mais Produtivo subsidia R$ 15 mil, por empresa, e cada uma delas entra com uma contrapartida de R$ 3 mil, que poderá ser paga com o Cartão BNDES. 

Em 2017, as empresas participantes do Brasil Mais Produtivo contarão com uma reserva de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec MDIC) para atender às necessidades de qualificação profissional. Os consultores do programa serão responsáveis pela indicação da demanda por qualificação profissional da mão-de-obra.

IMPLANTAÇÃO – Até o fim deste mês, o programa será iniciado em dez estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. A meta é implantar as ações do Brasil Mais Produtivo em todas as Unidades da Federação até o final do ano.
 
PERFIL DAS EMPRESAS – São aptas a participar do programa indústrias manufatureiras de pequeno e médio porte, que tenham entre 11 e 200 empregados e, preferencialmente, estejam inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs).

COMO PARTICIPAR – Empresas interessadas devem fazer a inscrição por meio de formulário a ser preenchido no site www.brasilmaisprodutivo.gov.br.


RESULTADOS ESPERADOS

Nas empresas: ganho de produtividade; redução média nos custos de produção e aumento médio na capacidade produtiva.

Regionalmente: impacto na produtividade e competitividade do APL, com fortalecimento da economia local e regional.

Setorialmente: ganhos de competitividade, impacto direto nos setores e nos APLs, construção de ambiente favorável para novos programas e metodologias para produtividade.

INCENTIVO ÀS EXPORTAÇÕES – A Apex-Brasil vai selecionar 867 empresas para participar do programa Brasil Mais Produtivo, que fabriquem produtos com potencial exportador. Ao final do período de capacitação, as empresas poderão integrar as ações de promoção comercial realizadas pela Agência e entidades representativas da indústria em diferentes mercados internacionais. (Com informações do MDIC)

"

Banco Central abre 3ª Semana Nacional de Educação Financeira

"

Sescoop é um dos apoiadores do Semana ENEF, cujo objetivo é promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira

Brasília (16/5) – O Banco Central do Brasil, por meio do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), lançou hoje, em Brasília, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. O evento reuniu representantes de diversas entidades parceiras do Banco, dentre elas o Sistema OCB, representado pelo superintendente Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, e pela gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira. O Sescoop é um dos apoiadores do Semana ENEF.

O presidente do Conef e diretor de Relações Institucionais e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, fez a abertura do evento no Edifício-Sede da instituição em Brasília. A abertura da Semana ENEF também contou com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, que falou sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular; de representantes do Procon/Campinas e da Maurício de Sousa Produções, que apresentaram o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica; e do economista Samy Dana, responsável por ministrar uma palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras.

BELÉM – A semana é composta por iniciativas que ocorrerão em todo o país com o objetivo de conscientizar o cidadão a fazer bom uso do dinheiro, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e para a maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional. No Pará, por exemplo, as atividades começaram hoje e vão envolver tanto cooperativas quanto o Sistema OCB/PA.

A Unicred Belém promoveu a palestra “Planejamento Financeiro e Você”, ministrada por Tobias Maag e Carlos Amorim, planejadores financeiros. Houve, ainda, um momento para discutir o “Controle das Finanças Domésticas”, em evento aberto ao público, promovido pelo Sicoob Cooesa, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). As ações na capital paraense ocorrem até sexta-feira.

COOPERAÇÃO – O Sescoop e o Banco Central do Brasil têm um acordo de cooperação técnico-institucional de quatro anos, visando à realização conjunta de cursos nas áreas de educação e inclusão financeiras, bem como seu material didático. Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o programa de Educação e Inclusão Financeira está completamente alinhado à filosofia de programas como o Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) e o Dia de Cooperar (Dia C).

“Nosso grande capital são as pessoas. É preciso destacar o rosto humano que atua nos setores da economia brasileira e é por isso estamos aqui: para assegurar que essas pessoas – cooperados, familiares e empregados de cooperativas – tenham bem estar e qualidade de vida, por meio de um processo de educação cada vez melhor”, frisa o superintendente.

CURSO – O programa de Educação Financeira é um anseio antigo das duas entidades. As tratativas para esta parceria começaram há alguns anos e culminaram com a realização de turmas-piloto, cujos participantes receberam informações que os auxiliarão em seus processos de gestão financeira e desenvolvimento econômico. O curso, ministrados por analistas do Banco Central, têm uma carga horária de 40h. A ideia da parceria é de criar profissionais, que já estão inseridos nas empresas, para repassar o conhecimento adquirido aos outros colaboradores e cooperados.

BRASÍLIA – Entre os destaques da programação em Brasília, o Banco Central realizará amanhã, às 14h30, no Edifício-Sede, evento sobre educação financeira para escoteiros entre 7 e 11 anos, com assinatura de acordo entre a instituição e a União Nacional dos Escoteiros e abertura da exposição das Moedas Olímpicas e Paralímpicas no Museu de Valores. No dia 18/5, de 8h30 às 18 horas, o Ministério da Fazenda promove o Seminário de Educação Fiscal e Financeira, na Escola de Administração Fazendária. Os eventos da Semana ENEF são todos gratuitos.

Clique aqui para a programação do evento.

OBJETIVO – A Semana Nacional de Educação Financeira tem o objetivo de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída em 2010 como política de Estado, de caráter permanente, para contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil. (Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa do Banco Central)

"

BC amplia acesso do sistema Registrato às pessoas jurídicas

"

Brasília (16/5) – O Banco Central lançou hoje uma nova funcionalidade para o “Registrato - Extrato do Registro de Informações no Banco Central”, ampliando o acesso do sistema às pessoas jurídicas. O lançamento foi feito pelo Diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, na abertura da Semana Nacional de Educação Financeira, no Edifício-Sede da instituição em Brasília.
 
O sistema, antes restrito a pessoas físicas, agora permite que pessoas jurídicas também extraiam relatórios sobre suas informações financeiras de forma segura e rápida, pela internet, sem precisar se deslocar às representações do BC. As empresas poderão utilizar o Registrato para obter informações sobre seus relacionamentos com instituições financeiras, presentes no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e sobre suas operações de crédito, por meio do Sistema de Informações de Crédito (SCR).
 
Lançado em novembro de 2014, o Registrato é um dos principais sistemas de atendimento ao público do BC e permitiu que o volume de relatórios entregues aos cidadãos evoluísse de 30.300 em 2013 para 157.700 relatórios em 2015 e 63.200 até abril de 2016. A nova página do Registrato pode ser acessada no endereço: http://www.bcb.gov.br/?REGISTRATO.
 
A 3ª Semana ENEF acontece de hoje a 22 de maio com centenas de iniciativas de educação financeira gratuitas em todo o país. O evento tem o objetivo de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída em 2010 como política de Estado, de caráter permanente, para contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. (Fonte: Assimp do Banco Central)

"

Sicredi União MS/TO promove Encontro de Mulheres de Negócio

"

Campo Grande (16/5) – No dia 31, às 19h, no auditório da Sicredi União MS/TO ocorre o Encontro de Mulheres de Negócio para fomentar e estreitar o relacionamento com a comunidade e associadas da cooperativa, levando para esse público temas que possam ajudar de alguma forma seu dia-a-dia.

No encontro haverá a palestra "Como atingir o sucesso e a felicidade na carreira, na família, nos sonhos pessoais", com Patrícia Rodrigues, professora, palestrante, consultora em marketing, audiovisuais e EaD. Radialista especialista em direção artística de TV, e formação acadêmica em gerência de marketing (Uniderp), pós-graduada com MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Uniderp). Especialista em Coaching de Carreira pelo Centro ADH.

A palestra visa refletir sobre questões pertinentes a mulher contemporânea como casamento, filhos, trabalho e sonhos, propor mudanças práticas que promoverão a motivação pessoal e profissional, despertar a autoestima e o prazer de viver para novas conquistas. E abordará os seguintes temas: a escolha consciente; o equilíbrio a partir do desequilíbrio; empoderamento pessoal; planejamento: definindo seus objetivos de vida; administrando o tempo, boas práticas para organizar tarefas diárias com o uso da tecnologia; estratégias de marketing pessoal; carreira, família ou sonhos pessoais? Onde está a felicidade?

A entrada é franca e os ingressos estão disponíveis nas unidades de atendimento da cooperativa. (Fonte: Assimp da cooperativa)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.