Aurora amplia capacidade de unidade de suínos
Ao fazer o anúncio, o presidente Mário Lanznaster informou que a ampliação foi sustentada com recursos próprios. As obras de ampliação iniciaram em janeiro e ficam concluídas no início deste mês de setembro. O quadro funcional cresceu 10%, passando de 2.000 para 2.200 trabalhadores. A área física da planta industrial foi expandida em 1.227 metros quadrados, totalizando 39.948 metros quadrados de área construída.
Os setores que sofreram maior incremento na capacidade instalada de produção foram abate, beneficiamento de tripas e miúdos e congelamento. Equipamentos nacionais e importados absorveram a maior parte dos investimentos, especialmente os equipamentos de refrigeração da linha York (R$ 2 milhões) e as noréas da Sulmaq para seção de abate (R$ 3,5 milhões).
A demanda de água da unidade foi ampliada em 20%, de 3 milhões para 3,6 milhões de litros/dia, mas não foi necessário ampliar o sistema de tratamento de ejeções. A unidade frigorífica FACH-1 está credenciada para exportação aos mercados da África do Sul, Albânia, Argentina, Cingapura, Cuba, Equador, Hong Kong, Paraguai, Rússia, Ucrânia e Uruguai, aos quais tem suprido com cortes de carré, lombo, barriga, paleta, pernil e sobrepaleta.
A ampliação do frigorífico faz parte do programa geral de investimentos da Aurora para aumentar sua presença no mercado mundial. A Coopercentral Aurora é a sexta maior exportadora de acordo com ranking da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), com exportações totais de 2006 em 36.855 toneladas. (Fonte: Ocesc)