cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Calu inicia pagamento do leite por qualidade

"

As análises das amostras do leite que chegam à Calu já existiam, mas, a partir de agora, a cooperativa trabalhará com parâmetros para valorizar a matéria–prima, nos aspectos nutricionais e higiênicos. “Além de contribuir para o enquadramento do leite captado à Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), isso reforça todo o processo para garantir a qualidade dos produtos nas gôndolas dos supermercados, como explica o presidente da Calu”, Eduardo Dessimoni Teixeira.

As análises das amostras são feitas em um laboratório da Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL). São levadas em consideração a Contagem Bacteriana Total (CBT), Contagem de Células Somáticas (CCS), gordura e proteína. “O pagamento do leite por qualidade é uma realidade em vários laticínios no Brasil e é a chave para o País se tornar grande exportador de lácteos. É o caminho seguido pelos países que participam desse mercado”, comenta Eduardo Dessimoni.

Cooperado ganha mais - Segundo José Galino Júnior, com essa valorização, o produtor pode ganhar até R$ 0,14 a mais no valor total recebido pelo leite. “A Calu criou bonificações para os 100 melhores resultados de cada item avaliado”, explica.

O cooperado Antônio Rodrigo Correia, que registra a produção de 1.100 litros de leite/dia, em sua propriedade, no distrito de Martinésia, em Uberlândia (MG), foi um dos beneficiados pelo pagamento por qualidade, no último mês. O produtor conseguiu receber R$ 0,08 a mais pelo litro do leite entregue à Calu.

“É uma iniciativa muito boa da Cooperativa, pois nos incentiva a focar na qualidade da matéria-prima”, considera. Correia conta que para alcançar esse resultado, teve que melhorar muitos aspectos da atividade. Desde o manejo à higienização da estrutura da fazenda, tudo passou por uma reavaliação. “Vale a pena esse investimento. O ganho é positivo”, afirma.  (Fonte: Ocesp)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.